Exercícios combinados da mão direita para tocar no violão e na guitarra

Na dica de hoje, iremos aprender exercícios combinados da mão direita, para tocar no violão e na guitarra, onde o iniciante mesmo começando do zero, conseguirá executar com uma certa facilidade.

O domínio da mão direita no violão e também na guitarra, é de suma importância para que o iniciante consiga posteriormente fazer as mudanças dos acordes sem precisar ficar parando o toque nas cordas do instrumento,seja no violão ou na guitarra.

Nos exercícios de hoje, iremos praticar uma combinação do dedo polegar com o dedo indicador, dedo polegar com o dedo médio, e do dedo polegar com o dedo anular.

A combinação irá ficar desta forma.

Observação: cada letra corresponde a um dedo na mão direita.

Combinação para tocar.

1) P – i

2) P – m

3) P – a

Existem várias outras combinações, mas essas três já serão suficientes para o iniciante ter o domínio e o equilíbrio no desenvolvimento técnico da sua mão direita.

A seguir gravei um vídeo explicando como executar os exercícios da mão direita no violão e também na guitarra.

Aperte o Play para ver os exercícios.

APLICAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NOS ACORDES DE DÓ MAIOR, MI MENOR, LÁ MENOR E SOL MAIOR COM SÉTIMA MENOR

C // Em // Am // G7 // repetir do início várias vezes.

Trabalhamos estes acordes na combinação dos exercícios da mão direita, devido os mesmos não precisar fazer pestana, e desta maneira a pessoa que está iniciando do zero, irá conseguir executar os estudos com mais tranquilidades.

Aqui no blog, temos vários estudos de dedilhados para o desenvolvimento técnico da mão direita no violão e também na guitarra. Para encontrar o artigo com os exercícios, a pessoa irá navegar na LATERAL do blog e procurar em CATEGORIA.

Dica importante para o iniciante: tudo que o iniciante no violão ou na guitarra, puder fazer para dominar a sua mão direita, será de suma importância, para dominar as músicas com dedilhados ou com batidas.

HARMONIA E IMPROVISAÇÃO UTILIZANDO O VIOLÃO E A GUITARRA

Em todas as nossas dicas aqui neste blog, procuramos sempre incentivar o iniciante a praticar improvisação musical logo no início dos seus estudos, devido esta ferramenta facilitar o aprendizado musical, e também o domínio da técnica no instrumento.

Se você que está lendo este artigo, está começando agora do zero, procure de imediato também trabalhar a parte de improvisação, e logo irá perceber o ótimo desenvolvimento técnico, musical, e instrumental.

Na improvisação musical, o estudante poderá utilizar de algumas frases musicais já conhecidas, ou mesmo criar as suas próprias frases, que é na verdade o mais indicado.

A importância da improvisação, é que, o estudante não precisa pegar nada pronto para tocar, e sim, usar a sua própria criatividade, e compor as suas próprias frases musicais, desta maneira o desenvolvimento técnico e musical irá acontecer com mais facilidades.

Para você que está iniciando agora no violão ou na guitarra, não se preocupe se a frase que você está compondo não irá te agradar, mas com o passar do tempo, e com a prática do dia a dia, a pessoa irá perceber que valeu muito a pena ter insistido e estudando pelo menos alguns minutos todos os dias a improvisação musical.

MÚSICAS CONHECIDAS PARA PARA FAZER IMPROVISAÇÃO MUSICAL

É muito comum utilizarmos frases musicais de músicas conhecidas, para desenvolver-mos a parte de improvisação musical.

Se você que está iniciando, preferir utilizar frases musicais de músicas conhecidas, para desenvolver a sua improvisação musical agora no início dos seus estudos, procure utilizar músicas conhecidas como por exemplo, as músicas folclóricas, devido serem músicas conhecidas e de fácil execução no instrumento.

Algumas dicas de músicas.
– Cai – Cai – Balão
– Ciranda – Cirandinha
– O Crávo e a Rosa
– Nesta rua
– Samba Le – lê
– Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
– Para não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré
– Peixe vivo
Selecione quantas músicas você desejar para tirar de ouvido e tocar no violão e na guitarra

COMO TIRAR MÚSICA DE OUVIDO NO VIOLÃO E NA GUITARRA

Uma das grandes dificuldades que o iniciante tem logo ao começar os seus estudos musicais, é dominar a percepção musical.

O domínio da percepção musical, é de suma importância para que o iniciante consiga, não somente executar solos no violão e na guitarra, mas também fazer os acompanhamentos musicais com mais facilidades.

Dica para educar o ouvido musicalmente e trabalhar a percepção musical: procure sempre cantar todas as notas que você tocar no violão ou na guitarra, desta maneira com o passar tempo, o ouvido vai acostumando com o som dos acordes e também das notas melódicas.

Procure também cantar melodias conhecidas, e depois experimente tocar as mesmas melodias cantadas no instrumento. Repita o exercício várias vezes todos os dias.

Com esta prática diária, o iniciante em pouco tempo, já estará apto a fazer acompanhamentos músicas, e também tirar melodias de ouvido.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.
Professor, José Conceição

Se você gostou da nossa dica de hoje, divulgue para os seus amigos, e também nas redes sociais.

#violaoiniciantes #arquivomusical #harmoniaeimprovisacao #comotirarmusicadeouvido #dedilhadosparaviolao #dedilhadosparaguitarra