Estudar violão por cifra ou partitura

Estudar violão por cifra ou partitura? Qual a melhor maneira para aprender tocar este instrumento musical?

Vamos dar algumas dicas a este respeito.

Informação: muitas pessoas acham que para aprender tocar violão ou mesmo qualquer outro instrumento musical, é preciso saber teoria.

Vamos às dicas:

Primeira dica: para aprender tocar violão ou qualquer outro instrumento a pessoa não precisa saber teoria.

Segunda dica: a teoria é uma ferramenta importante para todo músico, mas caso o iniciante deseja apenas aprender tocar por cifras o seu violão, não é necessário neste caso a prática da teoria musical.

Terceira dica: aprender tocar violão por partitura é muito importante, mas o iniciante não deverá ficar preso somente a leitura de partitura, o mesmo deverá também aprender como montar acordes através das cifras e dos intervalos.

Quarta dica: nunca fique o tempo todo decorando músicas através da partitura, por que isso acabará atrapalhando a percepção musical.

Quinta dica: procure desde o início de seus estudos, seja ele em qual instrumento for, trabalhar a percepção musical através dos intervalos.

Sexta dica: é de suma importância que, todo iniciante faça bastante improvisação, isso irá ajudar no desenvolvimento técnico, instrumental e musical do iniciante.

Sétima dica: ao aprender os primeiros acordes no violão e também na guitarra, procure aprender primeiro aquelas músicas que você já conheça e saiba cantar, isso irá ajudar bastante no aprendizado.

Partitura musical x Cifras musicais

Podemos dizer que: o iniciante não deverá ficar preso a nenhuma didática, e sim estudar todas.

A pessoa não deverá ficar preso somente a partitura e também as cifras, o importante é ter o conhecimento das duas maneiras de aprendizado instrumental e musical.

A ferramenta mais importante que o estudante tem é o seu OUVIDO, e fazer exercícios para a educação do mesmo é de suma importância desde o início dos estudos.

Procure sempre cantar o nome de cada acorde que tocar no violão ou em qualquer outro instrumento musical que tiver estudando, isso fará que em pouco tempo o iniciante consiga perceber não somente o nome dos acordes, mas também a tonalidade que o mesmo se encontra.

Estude apenas alguns minutos,mais todos os dias, e logo terás ótimos resultados.

Caso exista alguma dúvida entre em contato através do formulário deste site.

Espero ter ajudado com essas dicas. Professor, José Conceição