Estudar primeiro violão clássico ou violão popular

Na dica de hoje, iremos falar a respeito se, o iniciante deverá primeiro estudar violão clássico ou violão popular, porque esta é uma dúvida recorrente de quem está iniciando no aprendizado deste instrumento musical.

Muitas das vezes a pessoa tem aquela ideia de que, deverá primeiro estudar o violão clássico, para depois estudar o violão popular.

Pensando objetivamente, não tem nenhum sentido se a pessoa quer estudar violão popular e primeiro ter que estudar violão clássico.

Em todos esses anos no magistério do violão, já apareceram várias situações desta natureza, onde o iniciante vem com aquela ideia de estudar primeiro violão clássico para depois estudar o violão popular, sendo que, o seu objetivo é a música popular e não a música clássica.

Precisamos entender o seguinte: as mesmas sete notas que rege a música clássica, são as mesmas sete notas que regem a música popular, e então não tem porque primeiro estudar uma linguagem musical, para depois estudar a outra linguagem.

A dica é: se o iniciante deseja estudar violão popular, comece os seus estudos pelo violão popular, caso o iniciante deseja estudar violão clássico, comece os seus estudos pelo violão clássico.

Também precisamos entender que, não é porque estudar o violão clássico primeiro, irá facilitar o aprendizado do violão popular, ou estudar o violão popular primeiro, irá facilitar o aprendizado do violão clássico.

Gravei um vídeo a seguir explicando esta situação.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

Como foi dito no vídeo, o iniciante poderá iniciar os seus estudos na linguagem que desejar, seja ela no violão popular ou no violão clássico, sem nenhum problema.

ESTUDANDO ESCALAS MAIORES E MENORES NO VIOLÃO.

Veja que, para aprender tocar violão clássico, preciso estudar escalas maiores e menores, e também para aprender violão popular, preciso estudar escalas maiores e menores.

APRENDENDO DEDILHADO NO VIOLÃO.

Para aprender tocar violão clássico, precisamos também aprender vários dedilhados, para aprender tocar violão popular, também precisamos aprender vários dedilhados diferentes.

APRENDENDO A MONTAR ACORDES NO VIOLÃO.

Para aprender tocar violão clássico, precisamos aprender montar vários acordes diferentes no violão, aprender tocar violão popular, também precisamos aprender tocar vários acordes no violão.

APRENDENDO A FAZER LIGADOS NO VIOLÃO.

Para aprender tocar violão popular, precisamos aprender fazer ligados no violão, para aprender a tocar violão clássico, precisamos também aprender fazer ligados no violão.

FAZENDO UM PEQUENO RESUMO.

Em termos técnicos, basicamente tudo que precisamos em uma linguagem musical, também precisamos executar em uma outra linguagem, utilizando o violão.

Para o iniciante ter um bom desenvolvimento técnico instrumental e musical no violão clássico ou mesmo no violão popular, é de suma importância que, dedique diariamente, pelo menos alguns minutos, estudamos os exercícios, seja para o violão clássico ou para o violão popular.

SOMENTE PARA ESCLARECER AS DÚVIDAS DE QUEM ESTÁ DESEJANDO INICIAR NOS ESTUDOS NO VIOLÃO.

A minha dica é: se você está iniciando agora e deseja tocar violão popular, inicie os seus estudos nesta linguagem e pratica alguns minutos todos os dias, mas caso você deseja aprender tocar violão clássico, comece os seus estudos nessa linguagem e também pratique alguns minutos todos os dias.

HARMONIA E IMPROVISAÇÃO NO VIOLÃO.

Para um desenvolvimento técnico, musical e instrumental mais rápido, é de suma importância que, o iniciante no violão clássico ou no violão popular, pratique pelo menos alguns minutos todos os dias a improvisação musical, desta maneira o aprendizado ficará mais dinâmico.

O que foi dito nesse texto, é para esclarecer dúvidas daquelas pessoas que desejam estudar violão popular, mas por algum motivo, alguém diz para essa pessoa que primeiro ela precisa estudar o violão clássico. Estou dizendo isto porque, já chegaram várias e várias pessoas dizendo para mim que, gostaria de aprender a tocar o violão popular, mas que fulano diz que primeiro preciso estudar o violão clássico.

Gostaria de esclarecer que, não tenho nada contra o violão clássico, pelo contrário, sou formado nesta linguagem musical e adoro música clássica, mas precisamos entender o seguinte, o estudante iniciante não precisa primeiro ter que estudar uma linguagem musical para depois estudar a outra linguagem.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.
Professor José Conceição

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos e também nas redes sociais.