Estudando rock e bossa nova

Hoje estaremos estudando rock e Bossa Nova, e no final de cada texto destas linguagens iremos trabalhar no violão ou na guitarra um ritmo relacionado a linguagem.

Para quem está iniciando, é de suma importância conhecer a história e depois tocar o ritmo relacionado a linguagem musical.

A RESPEITO DA LINGUAGEM DO ROCK.

O rock é um gênero musical que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950 e desde então, tem conquistado uma legião de fãs em todo o mundo. Com sua sonoridade distinta, letras marcantes e performances energéticas, o rock se tornou uma das formas mais populares de música em todo o mundo.

A história do rock tem suas raízes nos blues e no rhythm and blues. No início dos anos 50, músicos como Chuck Berry, Little Richard e Bo Diddley combinaram o blues com o rockabilly, uma forma de música country enérgica, para criar um novo som que rapidamente se tornou popular entre os jovens americanos.

Ao longo dos anos 60, o rock evoluiu e se diversificou. Artistas como The Beatles, The Rolling Stones, Jimi Hendrix e Janis Joplin se tornaram ícones da cultura pop e ajudaram a definir a imagem e o som do rock durante essa década. O rock psicodélico, caracterizado por letras experimentais e atmosféricas, também ganhou popularidade durante os anos 60, com bandas como Pink Floyd e Jefferson Airplane liderando o movimento.

Nos anos 70, o rock continuou a se expandir em novas direções. O punk rock emergiu como uma forma de música crua e agressiva, com bandas como Sex Pistols e The Clash liderando o movimento. O heavy metal também se tornou popular durante os anos 70, com bandas como Black Sabbath e Led Zeppelin criando um som poderoso e ruidoso que ainda influencia músicos até hoje.

Os anos 80 foram marcados pela ascensão do rock comercial, com bandas como Bon Jovi, Guns N’ Roses e Aerosmith dominando as paradas de sucesso. O rock alternativo também começou a surgir durante os anos 80, com bandas como R.E.M. e The Pixies criando um som mais experimental e emocionalmente complexo.

Nos anos 90, o rock alternativo se tornou o gênero dominante, com bandas como Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden liderando o movimento grunge. O rock industrial também ganhou popularidade durante os anos 90, com bandas como Nine Inch Nails e Ministry combinando elementos eletrônicos e industriais com o som pesado do rock.

No século XXI, o rock continuou a evoluir e se adaptar a novas tendências musicais. O indie rock e o garage rock surgiram como formas de música mais lo-fi e cruas, enquanto o emo e o post-hardcore exploraram emoções mais complexas e intensas. Bandas como Arctic Monkeys, Foo Fighters e Queens of the Stone Age se tornaram líderes do rock mainstream do século XXI.

Hoje, o rock ainda é um gênero musical vibrante e emocionante, com novos artistas surgindo e inovando continuamente. A internet e as plataformas de streaming permitiram que os fãs descobrissem novas bandas e artistas de rock de todo o mundo, tornando o gênero ainda mais acessível e diversificado.

Além da música, o rock também tem uma cultura e estética distintas. Moda, arte, cinema e literatura foram influenciados pelo rock, com a iconografia do gênero, como o símbolo da língua dos Rolling Stones ou o logotipo da banda AC/DC.

Agora vamos tocar um ritmo de rock simplificado utilizando o desenho da imagem a seguir.

Primeiro: contar o número 1 e tocar com polegar da mão direita a primeira seta do baixo do acorde até a primeira corda.

Segundo: cantar a letra e e tocar com o dedo indicador da mão direita da primeira corda em direção à terceira corda do violão ou da guitarra.

Terceiro: abafar com a palma da mão direita todas as cordas do violão ou da guitarra.

Quarto: tocar novamente com o dedo indicador da mão direita da primeira corda em direção à terceira corda do violão ou da guitarra.

Agora vamos praticar este ritmo rock utilizando apenas três acordes.

Sequência harmônica com três acordes na escala de mi maior.

Tocar e cantar: E // A // E // B7 :] repetir

A RESPEITO DA LINGUAGEM DA BOSSA NOVA.

A Bossa Nova é um gênero musical brasileiro que surgiu no final dos anos 1950 e início dos anos 1960. É um estilo musical marcado pela suavidade, harmonias complexas, letras poéticas e arranjos minimalistas. A Bossa Nova é uma expressão musical que conquistou o mundo pela sua elegância, sofisticação e refinamento.

O nome Bossa Nova vem do termo “nova onda” em português e foi utilizado pela primeira vez em 1958 pelo jornalista Moyses Fuks em sua coluna no jornal Diário da Noite do Rio de Janeiro. O termo Bossa Nova foi adotado para descrever um novo estilo de música que estava surgindo na cena musical brasileira, que combinava elementos de samba, jazz e música clássica.

A Bossa Nova foi desenvolvida por um grupo de jovens músicos do Rio de Janeiro, liderados por João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Esses músicos se reuniam em apartamentos e bares do Rio de Janeiro para experimentar novas ideias musicais e desenvolver novos arranjos.

O estilo Bossa Nova foi influenciado por vários gêneros musicais, incluindo o samba, a música americana e o jazz. Os músicos da Bossa Nova buscavam uma música mais refinada e sofisticada, que contrastasse com o samba mais tradicional e animado.

Uma das principais características da Bossa Nova é a sua harmonia complexa e sofisticada. Os músicos da Bossa Nova utilizavam acordes dissonantes e inesperados, criando um som único e inovador. A Bossa Nova também é conhecida por suas letras poéticas e melódicas, que muitas vezes falam sobre amor, saudade e o cotidiano da vida urbana.

A Bossa Nova alcançou grande sucesso no Brasil na década de 1960, com artistas como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão e Elis Regina. O movimento também se espalhou pelo mundo, conquistando fãs em todo o mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos.

No Brasil, a Bossa Nova foi considerada uma revolução musical, que mudou a forma como a música brasileira era vista. A Bossa Nova influenciou a música popular brasileira em geral, e ainda é uma fonte de inspiração para muitos músicos brasileiros hoje em dia.

,. Artistas como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e Stan Getz gravaram músicas da Bossa Nova, tornando o gênero conhecido em todo o mundo. O álbum “Getz/Gilberto”, lançado em 1964, com participação de João Gilberto, Tom Jobim e Stan Getz, é considerado um marco na história da Bossa Nova, e ganhou vários prêmios, incluindo o Grammy de Álbum do Ano em 1965.

Hoje em dia, a Bossa Nova continua sendo uma referência na música brasileira e internacional. Vários artistas brasileiros contemporâneos têm sido influenciados pelo estilo Bossa Nova, e muitos continuam a explorar e desenvolver o som da Bossa Nova.

Agora vamos tocar o ritmo de Bossa Nova no violão e na guitarra observando o desenho da imagem a seguir.

Primeiro: contar o número 1 e tocar todas as quatro notas do acorde de uma só vez.

Segundo: contar o número 2 e não tocar nada.

Terceiro: contar o número 3 e tocar as três primeiras cordas do violão ou da guitarra.

Quarto: contar o número 4 e não tocar nada.

Quinto: contar o número 1 novamente e tocar somente o baixo do acorde.

Sexto: contaram o número 2 e tocar as três primeiras cordas do acorde.

Sétimo: contaram o número 3 e não tocar nada.

Oitavo: contaram o número 4 e não tocar nada.

Observe que, para tocar o ritmo de Bossa Nova contamos duas vezes 1 – 2 – 3 – 4 – e esta contagem deverá ser em movimento uniforme para que o ritmo aconteça de maneira correta.

Sequência harmônica para tocar o ritmo de Bossa Nova no violão e na guitarra.

Sequência harmônica utilizando apenas três acordes em dó maior.

Tocar e cantar: C7M // Dm7 // G7 :] repetir

DICA DE ESTUDO DIÁRIOS PARA INICIANTES EM QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL.

Primeiro dica: para obter um bom desenvolvimento nos estudos musicais, é de suma importância que o iniciante pratique exercícios diariamente.

Segunda dica: caso a pessoa não tenha muito tempo para praticar diariamente os exercícios musicais, procure reservar pelo menos alguns minutos para a prática diária.

Terceira dica: jamais desanime dos estudos, insista e logo irá observar os ótimos resultados.

Bons estudos!

Informação: todo o conteúdo deste artigo está sendo trabalhado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição