Escola 21

Na escola 21 de hoje iremos fazer o acompanhamento de ouvido da música casinha pequenina para quem está começando os estudos no violão.

Para facilitar o entendimento, adicionaremos um podcast com as instruções de como fazer o acompanhamento da música casinha pequenina de ouvido e também uma imagem com o ritmo na mão direita.

Dica: em categorias na parte lateral deste blog, estão listados vários estudos e exercícios para iniciantes do zero no violão.

Nomenclatura dos dedos da mão direita

Polegar = P // Indicador = i // Médio = m // Anelar = a // o dedo mínimo não iremos utilizar para beliscar as cordas do violão.

Nomenclatura dos dedos da mão esquerda

Polegar = P // Indicar = 1 // Médio = 2 // Anelar = 3 // Mínimo = 4 ]

Podcast com as dicas

Sequência harmônica para fazer o acompanhamento da música Casinha pequenina

Em lá menor.

Tocar: Am // A7 // Dm // E7 :]

Devido a letra da música Casinha pequenina ser muito conhecida, não iremos adicioná-la aqui neste texto, e caso a pessoa não conheça a letra, é fácil encontrar lá na internet.

Dica para treinar o ouvido harmonicamente

Para facilitar na percepção harmônica, é de suma importância que o estudante torque cante o nome de cada acorde diariamente, desta maneira em curto espaço de tempo irá observar os bons resultados.

Tempo de estudo diário no violão

É sabido que a maioria dos estudantes em música, têm o desejo de aprender tirar melodias de ouvido e também fazer acompanhamentos musicais sem precisar ficar lendo cifras, e quando treinamos o ouvido melodicamente e harmonicamente, teremos facilidades para realizar este desejo.

Em relação ao tempo de estudo diário em qualquer instrumento musical, o mais importante é, a constância nos estudos de pelo menos alguns minutos diariamente, isso irá fazer com que a pessoa trabalhe a sua técnica e consiga tocar as suas canções favoritas em qualquer instrumento musical que estiver estudando.

Finalizando esse texto uma dica bônus.

Nunca desista dos seus sonhos de aprender a tocar um instrumento musical, seja confiante, reserve alguns minutos diariamente e comece a estudar ainda hoje.

Informação: a música Casinha pequenina está sendo utilizada neste texto aqui neste blog, apenas para fins estritamente didáticos.

Bons estudos!

Professor, José Conceição