Escala de si maior no violão

Na dica de hoje iremos estudar a escala de si maior no violão utilizando os números para encontrar as notas musicais no braço do instrumento.

Iremos utilizar esta escala de si maior para praticar improvisação musical e anotar as notas musicais através dos números no braço do violão.

Para as pessoas que ainda não sabem como trabalhar os números no braço do violão, temos uma página específica falando a esse respeito. Acesse aqui.

Vamos ouvir o podcast a seguir para entender como trabalhar as numerações no braço do instrumento.

ESCALA DE SI MAIOR NO VIOLÃO.

Tocando a escala de si maior no violão.

Tocar: 52 = si // 54 = dó# // 41 = ré# // 42 = mi // 44 = fá# // 31 = sol# // 33 = lá# // 20 = si :] repetir

Improvisação musical utilizando os números da escala de si maior.

Tocar: 54 – 42 – 33 – 20 – 33 – 44 – 42 – 41 – 52 – 42 – 31 – 44 – 33 – 20 – 42 – 31 – 44 – 41 – 54 – 52 :] repetir

Importante: agora é o momento do iniciante criar várias frases musicais misturando os números da escala de si maior e repetir várias vezes o exercício.

A importância da improvisação musical para quem está iniciando.

A improvisação musical é uma das melhores ferramentas para que o estudante desenvolva a sua parte técnica utilizando o violão ou qualquer outro instrumento musical, esta ferramenta possibilita com que o estudante trabalhe a sua musicalidade com mais facilidade obtendo ótimos resultados em um espaço menor de tempo.

Dica: é importante que o iniciante procure sempre estudar pelo menos alguns minutos diariamente, e com isso irá obter ótimos resultados não somente para criar frases musicais, como dominar a parte harmônica e também facilitar os solos e os acompanhamentos musicais.

No texto anterior eu falei de harmonia, mas é importante salientar que, uma coisa leva a outra, e por isso a importância de trabalhar a improvisação musical diariamente.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição