Como tirar música somente de ouvido

Na dica de hoje, iremos falar sobre como tirar música somente de ouvido, usando o violão ou qualquer outro instrumento musical de sua preferência.

Aqui neste blog, sempre enfatizamos a importância de educar o ouvido musicalmente, e este é o fator primordial para conseguir tirar músicas de ouvido com facilidade.

Geralmente as músicas são construídas dentro de um campo harmônico maior ou menor, e dentro do mesmo,

Vamos dar um exemplo:

Escala de dó maior.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5).

Vamos fazer um exercício utilizando essa escala, para conseguirmos tirar música de ouvido.

Suponhamos que você escolheu uma música no tom maior, como por exemplo a Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

O primeiro acorde dessa música é o dó maior = C // neste momento sabemos cantar a letra com a melodia, mas não sabemos qual é o próximo acorde.

Neste caso iremos testar o quarto = F, e o quinto grau G7, da escala, para ver se um dos dois acorde combina com a mudança.

Bom, saímos do acorde de dó = C, e testamos o Sol com sétima menor e o acordo de fa maior, e neste momento, acabamos de descobrir que a nossa próxima mudança é o acorde de fá maior = F // mas não para por aí, precisamos continuar.

Saindo do acorde de fá = F, testamos o Sol com sétima menor G7, e o dó = C, e acabando descobrindo que iremos voltar ao acorde de dó = C //

A próxima mudança, teremos que fazer novos testes, e testando estes mesmos acordes, descobrindo que será o acorde de Sol com sétima = G7 //

Na continuação, pesquisando outra vez de ouvido os acordes, acabamos encontrando a resolução no acorde de dó = C //

Então essa parte da música ficou desta maneira em nossa pesquisa de ouvido.

C // F // // C // G7 // C //

Caso não tivéssemos encontrado os acordes de fá maior e sol maior com sétima menor, iríamos testar os acordes de, Dm, Em , Am , Bm7(b5).

Escala menor.

Para a escala menor, o processo é o mesmo citado acima para a escala maior, sempre pesquisando primeiro de ouvido o primeiro grau, o quarto grau e o quinto grau, e caso não encontre o acorde para fazer a passagem, o estudante irá testar os outros acordes da escala menor.

Dica importante.

Primeiro: o estudante deverá conhecer o campo harmônico e os acordes pertencente ao mesmo.

Segundo: tocar e cantar exaustivamente o nome de cada acorde, até conseguir decorar o som de cada um deles.

Terceiro: procurar músicas mais conhecidas e que a pessoa saiba cantar para facilitar na hora de encontrar o acorde desejado.

Quarto: nunca tocar qualquer acorde ou melodia com o instrumento desafinado.

Quinto: não tem segredo, para aprender tirar música de ouvido é na base da tentativa de erros e acertos.

Espero ter ajudado com esta dica de hoje. Professor, José Conceição