Acordes e dedilhados para violão

Na dica de hoje, iremos associar acordes e dedilhados para violão de uma maneira que o iniciante entenda e consiga praticar no seu dia a dia.

Também iremos entender nos dois vídeos a seguir, como encontrar os acordes em um acompanhamento musical utilizando o violão.

Existem várias técnicas para se aplicar no violão, mas duas destas técnicas, são realmente a que as pessoas sempre preferem aplicar nos estudos do dia a dia neste instrumento musical.

Neste primeiro vídeo, iremos entender como trabalhar o mesmo baixo com acordes diferentes em um acompanhamento musical.

Vamos agora ver as dicas na gravação do vídeo.

Como podemos observar na gravação do vídeo, em muitos casos o acorde que precisamos encontrar em um arranjo musical, na verdade pertencem ao mesmo baixo.

É bom lembrar que, quando estamos fazendo um arranjo musical, primeiro buscamos todos os acordes dentro da própria escala para conseguir encontrar os acordes que desejamos.

Observação: em alguns casos não conseguimos encontrar o acorde dentro da própria escala para fazer o arranjo e o acompanhamento musical, e neste caso precisamos recorrer ao tom homônimo ou aos tons vizinhos da escala que estamos utilizando.

Uma das coisas interessantes para que a pessoa consiga com mais facilidades encontrar os acordes para fazer a mudança dos mesmos em um acompanhamento musical, é trabalhar a percepção harmônica, desta maneira ficará muito mais fácil para fazer o arranjo e o acompanhamento em uma música, utilizando escalas maiores e escalas menores.

Para quem está iniciando nos estudos do violão ou de qualquer outro instrumento musical, é de suma importância que, antes de fazer um arranjo ou um acompanhamento musical, toque todos os acordes da escala e cante o nome dos mesmos para trabalhar a percepção harmônica.

ACORDES EM POSIÇÃO FIXA NO VIOLÃO.

Agora vamos trabalhar uma técnica de mão esquerda com posição fixa no braço do violão, desta maneira iremos montar acordes maiores e menores movimentando apenas um ou dois dedos da mão esquerda e mantendo os outros fixos.

Quando aplicamos essa técnica de posição fixa no violão, economizaremos movimentos, e desta maneira conseguiremos trabalhar a técnica do instrumento com mais precisão sem precisar ficar fazendo grandes saltos no braço do instrumento.

No vídeo a seguir, mostraremos como o iniciante irá trabalhar a técnica de posição fixa correndo o braço do violão com mais facilidades.

Veja as dicas de como trabalhar essa técnica no braço do violão na gravação do vídeo a seguir.

Como observamos na gravação do vídeo, quando movimentamos um ou dois dedos e mantendo os outros fixos, conseguiremos trabalhar acordes diferentes no braço do instrumento sem precisar fazer grandes movimentos com a mão esquerda para a troca dos acordes.

Para quem está iniciando os estudos no violão, é de suma importância que pratique pelo menos alguns minutos essa técnicas todos os dias, e em um curto espaço de tempo e já irá observar os ótimos resultados.

Dica: para dominar a técnica do violão, não é necessário ficar estudando várias horas todos os dias, mas sim alguns minutos diariamente, isso já será o suficiente para a pessoa ir dominando estudo por estudo e conseguir tocar as suas músicas preferidas.

Temos também um canal no YouTube, onde damos várias dicas em vídeos, e convidamos você a fazer uma visita e também se inscrever no canal acessando aqui.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição