Música cabecinha no ombro

Na dica de hoje iremos aprender como tocar no violão a música, Cabecinha no Ombro do compositor Paulo Borges.

Iremos utilizar esta composição para fins didáticos, onde os iniciantes terão a oportunidade de entender como tocar uma música com ritmos diferentes.

A seguir gravei um vídeo dando as dicas de como tocar a música Cabecinha no Ombro do Paulo Borges, com ritmos diferentes.

Antes de ver o vídeo com as dicas, gravei um podcast com informações importantes para quem está iniciando no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Aperte o Play no vídeo para ver eu ver as dicas.

Como foi dito no vídeo, esta é uma canção bastante conhecida e de fácil entendimento para quem está iniciando do zero nos estudos do violão e também de outros instrumentos musicais.

Utilizamos a tonalidade de dó maior para harmonizar esta melodia, mas o estudante do violão ou de qualquer outro instrumento musical, poderá também tocar esta mesma música em outras tonalidades maiores.

COMO TIRAR MÚSICA DE OUVIDO.

Como sempre tenho dito aqui no blog, que, é de suma importância para o estudante iniciante, tocar e cantar o nome dos acordes antes de começar a fazer harmonização e o acompanhamento de uma música.

Quando a pessoa toca e canta o nome dos acordes antes de fazer a harmonização e o acompanhamento de uma música, tudo ficará mais fácil para o ouvido identificar cada acorde no momento em que a pessoa estiver tocando e cantando uma melodia, seja ela qual for.

QUANTO TEMPO DEVO ESTUDAR DIARIAMENTE O VIOLÃO.

É muito comum, pessoas deixarem de aprender a tocar um instrumento musical, e não somente o violão, por falta de tempo diário para a prática do instrumento que escolheu aprender.

A verdade é que: não é a quantidade de horas estudadas diariamente que vá fazer com que a pessoa consiga aprender o seu instrumento musical preferido mais rapidamente.

Para ter sucesso em um aprendizado musical, seja em qual instrumento for, a pessoa deverá praticar pelo menos alguns minutos diariamente, e não precisando ficar horas e horas todos os dias fazendo exercícios.

Estudar muitas horas todos os dias, também depende muito do objetivo de cada pessoa, e não adianta nada estudar muito sem um objetivo específico. Vou explicar a seguir objetivo específico.

Primeiro: O estudante deseja ser um profissional da música, e se dedicar especificamente a a essa profissão? Se a resposta for sim, então vale muito a pena estudar várias horas todos os dias, mas com bastante concentração nos exercícios e estudos.

Segundo: caso a pessoa deseja aprender a tocar o violão ou qualquer outro instrumento musical apenas para o seu lazer, então nesse caso, não existe a necessidade de ficar horas e horas todos os dias praticando vários exercícios, e sim, apenas alguns minutos diários já resolverá a situação.

Breve resumo: se pessoa desejar ser profissional ou apenas aprender a tocar o instrumento para o seu lazer, o mais importante é que, não acumule vários estudos e exercícios, para não atrapalhar o aprendizado.

Dica: estudando pouco ou muito, a pessoa deverá ter bastante concentração no momento de praticar os exercícios, desta maneira irá obter ótimos resultados no espaço curto de tempo.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição