É preciso saber ler partitura para aprender tocar violão

Na dica de hoje falaremos a respeito, se é preciso saber ler partitura para aprender tocar violão.

Para responder a pergunta acima, iremos fazer algumas pontuações importantes sobre a didática do violão, ou mesmo de outro instrumento musical.

Muitas das vezes, o iniciante fica em dúvida ao começar os seus estudos no violão ou mesmo em qualquer outro instrumento musical, se aprende por partitura, tablatura ou apenas lendo as cifras musicais.

Estudar violão através da partitura, requer do iniciante um pouco mais de dedicação devido todo o aprendizado teórico, mas a partitura facilita bastante, a partir do momento em que a pessoa adquire um certo domínio da mesma.

A tablatura e as cifras musicais, não requer do iniciante leitura de partitura, e também facilita bastante na hora da execução de uma escala, um dedilhado, e na montagem dos acordes.

Existem alguns detalhes interessantes a serem observados em relação a leitura de partitura musical e das cifras e tablatura no braço do violão. Através da notação na pauta musical, a pessoa terá mais facilidades em suas anotações no braço do instrumento, facilitando o trabalho, tanto para criar melodias quanto para anotar os acordes através vida pauta musical.

Para um aprendizado mais completo, é de suma importância que o iniciante aprenda, não somente ler partituras musicais, como também ler as cifras e as tablaturas.

Gravei um vídeo, dando dicas de como o iniciante poderá desenvolver os seus estudos através destas ferramentas citadas acima.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

Como foi dito no vídeo, quanto mais informações o iniciante adquirir, melhor será para o seu desenvolvimento técnico, instrumental e musical, seja no violão ou em qualquer outro instrumento de sua preferência.

TRABALHANDO IMPROVISAÇÃO MUSICAL TODOS OS DIAS NO VIOLÃO

Não podemos deixar de abordar a parte de improvisação musical, seja para quem estuda violão, guitarra ou qualquer outro instrumento musical, devido esta ferramenta ser essencial na construção do músico.

É muito importante que, o iniciante todos os dias prática pelo menos alguns minutos de improvisação musical, desta maneira o seu aprendizado ficará mais dinâmico e também facilita a percepção musical.

A improvisação musical, deverá ser iniciada logo nas primeiras aulas, para que a pessoa consiga ir se habituando a desenvolver esta linguagem.

A improvisação musical poderá ser desenvolvida individualmente ou em grupo.

Dica: se o estudante for praticar improvisação musical sozinho(a), poderá gravar uma série de acordes e colocar para tocar, e depois executar a improvisação em cima das sequências harmônicas que foram criadas.

Se você que está iniciando agora, e quer realmente ter um ótimo rendimento, técnico, musical e instrumental, procure praticar improvisação musical pelo menos alguns minutos diariamente.

DICA DE MÚSICAS PARA MONTAR UM REPERTÓRIO INICIALMENTE

Inicialmente, é muito importante que, a pessoa procure montar um pequeno repertório com músicas conhecidas, desta maneira irá facilitar a execução das mesmas e também o aprendizado, técnico musical e instrumental.

As melhores músicas para quem está iniciando, seja no violão, na guitarra ou em qualquer outro instrumento musical, são as músicas folclóricas, devido serem bastante conhecidas, e de fácil execução no instrumento.

Se por algum motivo o iniciante não desejar tocar as músicas folclóricas para montar o seu repertório inicial, o mesmo poderá optar por músicas que já conheça, e que também saiba cantar a melodia das mesmas.

COMO EDUCAR O OUVIDO MUSICALMENTE PARA FACILITAR NO MOMENTO DO ACOMPANHAMENTO MUSICAL NO VIOLÃO.

Sabemos que, não basta a pessoa aprender todas as posições no braço do violão e também ler todas as notas na pauta musical, se ouvido não estiver educado musicalmente.

Uma dica muito interessante para que o aluno iniciante eduque o seu ouvido musicalmente, é sempre cantar as notas que estiver tocando no violão, ou em qualquer outro instrumento musical.

Tocar e cantar as notas musicais, facilita a percepção musical, e desta maneira o iniciante conseguirá educar o seu ouvido musicalmente com mais facilidades.

Dica muito importante: nunca estude nenhum exercício ou alguma música, com o violão desafinado, desta maneira a percepção musical ficará prejudicada.

Hoje em dia, existe vários aplicativos que ensina afinar o violão e também a guitarra com facilidade.

Antes de praticar qualquer exercício, e tocar qualquer música, verifique se o seu violão está afinado, para um melhor aproveitamento musical.

Espero ter ajudado com a dica de hoje. 

Professor, José Conceição

Se você gostou desta nossa dica de hoje, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Você pode também navegar na lateral deste blog em categorias, e irá encontrar várias dicas para desenvolver a sua técnica, e aprender tocar não somente o violão, como também outros instrumentos musicais.

Eu disse outros instrumentos musicais, porque existe técnicas no violão que poderá ser aplicada também na guitarra, e em outros instrumentos de cordas, como por exemplo: o cavaquinho, o contrabaixo, entre outros.