Duo de piano e violão

Hoje iremos falar a respeito de duo de piano e violão para quem está iniciando os estudos nestes instrumentos musicais.

Estudar música de câmera, é uma das melhores maneiras para o estudante desenvolver a sua técnica e musicalidade e também fazer apresentações em público com mais facilidades.

Os duos instrumentais sempre agradam muito as pessoas que estão assistindo a uma apresentação musical, e por isso da sua importância.

Os estudantes podem se organizar e montar duos com os mesmos instrumentos ou com instrumentos diferentes para fazerem as apresentações musicais em público.

Neste texto estamos falando de duo de piano e violão, mas também serve para os estudantes de outros instrumentos musicais.

Vamos ouvir na gravação do podcast a seguir, o que o professor José Conceição, tem a dizer a respeito de música de câmera.

Como dissemos na gravação do podcast, estudar em grupo e depois fazer as apresentações musicais, com certeza é uma das melhores maneiras para que o estudante consiga se desenvolver musicalmente com mais facilidade e rapidez.

O interessante nesse tipo de didática é que, os estudantes estão sempre incentivados a cada vez mais se aperfeiçoarem, e isso é um ponto positivo nesta didática musical tão importante para a construção musical de um estudante, seja ele estudando piano, violão ou qualquer outro instrumento de sua preferência.

DICAS PARA ESTUDAR MÚSICA DE CÂMERA COM O PIANO E O VIOLÃO.

A primeira dica já foi dada anteriormente, que quanto mais a pessoa estudar música de câmera, melhor para ela no seu desenvolvimento musical.

Vamos agora a segunda dica. Marcar um ensaio pelo menos duas vezes por semana, desta maneira irá ajudar bastante na sincronização entre os dois instrumentos musicais.

Agora vamos falar da terceira dica. Encontrar lugares onde possam ensaiar com o maior nível de concentração possível.

Vamos agora a nossa quarta dica. Os dois estudantes, do piano e violão, deverão inicialmente trabalhar músicas mais fáceis, desta maneira a progressão técnica irá acontecer de maneira natural.

Agora a nossa quinta dica. Façam bastante apresentações, e sempre que aparecer uma oportunidade para tocar em público não perca tempo, porque é o momento de colocar em prática o que aprenderam nos ensaios.

DUO DE PIANO E VIOLÃO FAZENDO IMPROVISAÇÃO MUSICAL.

Aqui no blog, sempre falamos bastante a respeito de improvisação musical que é uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento musical do iniciante.

Os estudantes que fazem duo de piano e violão, também podem fazer improvisação musical sem nenhum problema, e é aconselhável porque irá ajudar bastante, principalmente na sincronização técnica entre os dois instrumentos musicais.

Vamos tomar como exemplo a escala de dó maior para quem está iniciando e fazendo duo de piano e violão.

Os dois poderão e deverão revezar no solo e acompanhamento.

O pianista toca, por exemplo, esta sequência harmônica em dó maior.

Piano: C // Dm // G7 :] repetir

O violonista tocará a escala de dó maior = dó – ré – mi – fá – sol – lá – si – dó ]

Observação: quando o pianista estiver tocando os acordes da escala de dó maior, o violonista irá misturar as notas procurando criar melodias para tocar junto com o piano.

Mais um exemplo.

Piano tocará = C // Dm // G7 :]

Violão irá misturar as notas da escala de dó maior = dó – sol – mi – ré – fá – mi – sol – dó – sol – fá – mi – ré – do :]

Este foi apenas um exemplo e os estudantes deverão criar outros exemplos e praticar.

Em um momento o piano faz o acompanhamento e o violão o solo, e depois o violão faz o acompanhamento e o piano faz o solo, desta maneira os dois instrumentos ficaram revezando solo e acompanhamento.

Mais uma dica para os estudantes de piano e violão que estão trabalhando o duo instrumental.

Procure frases de músicas conhecidas e faça improvisação em cima da mesma, isso é uma ótima técnica para estudantes de música em qualquer instrumento musical.

Resumo: sempre procure trabalhar música de câmera entre o mesmo instrumento ou instrumentos diferentes, porque a música de câmera é uma excelente ferramenta para ajudar no crescimento musical do estudante iniciante.

Outra coisa importante, a voz humana também é um instrumento musical, e a música de câmera poderá ser trabalhada com instrumento e voz.

Exemplos de música de câmera entre voz e instrumento musical.

Violão e canto.

Piano e canto.

Cavaquinho e canto.

Acordeon e canto.

Teclado e canto.

Estes foram alguns instrumentos para trabalhar junto a voz humana, mas poderemos fazer música de câmera com vários outros instrumentos musicais.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição