Dionísio Aguado violonista do período clássico

Dionísio Aguado foi um importante violonista e compositor espanhol do século XIX, nascido em Madrid em 8 de abril de 1784 e falecido em Paris em 29 de dezembro de 1849.

Aguado começou a tocar violão ainda jovem, e estudou com alguns dos melhores professores de sua época, incluindo Miguel Garcia e Fernando Sor. 

Em 1825, ele publicou seu Método de Guitarra, um livro de técnica de violão que se tornou muito popular na Espanha e em outros países da Europa.

Além de seu trabalho como professor e autor, Aguado também foi um importante compositor para o violão. 

Ele escreveu uma série de peças para o instrumento, incluindo a coleção de estudos “Nuevo Método de Guitarra”, bem como peças solo e obras de câmara com outros instrumentos.

Aguado era conhecido por sua habilidade técnica excepcional no violão, bem como por sua capacidade de tocar com uma sensibilidade e expressividade notáveis. 

Ele também foi um grande defensor do uso das unhas para tocar violão, em vez dos dedos sem unha, que era uma técnica comum na época.

Aguado passou a maior parte de sua vida na Espanha, mas acabou se mudando para Paris em seus últimos anos.

Lá, ele continuou a compor e a tocar, e foi um membro proeminente da comunidade musical da cidade até sua morte em 1849.

Hoje, o legado de Dionísio Aguado é lembrado como um dos mais importantes para o violão, e seu Método de Guitarra é ainda um dos textos mais utilizados por estudantes de violão em todo o mundo.

COMPOSIÇÕES MUSICAIS DO VIOLONISTA DIONÍSIO AGUADO.

Dionisio Aguado (1784-1849) foi um virtuoso violonista e compositor espanhol do período clássico. Ele é mais conhecido por suas composições para violão, que incluem peças solo, duos e trios. 

Suas obras têm um estilo que é caracterizado por uma escrita muito técnica, mas também muito expressiva e melodiosa. Aqui estão algumas de suas composições mais conhecidas:

“Estudio in A Minor” – Esta é uma das peças mais conhecidas de Aguado. 

É um estudo técnico para violão que é frequentemente usado como exercício para desenvolver a técnica de mão direita, incluindo o tremolo e a alternância dos dedos.

“Rondo in A Major” – Esta é uma peça solo alegre e enérgica, com um tema principal alegre e melódico que se repete ao longo da peça.

“Menuetto in A Major” – Esta é uma peça para violão solo que tem uma melodia suave e lírica, em um estilo que lembra a música clássica.

“Duo in G Major” – Esta é uma obra para dois violões que apresenta duas partes muito técnicas que se complementam e se intercalam. 

O estilo da peça é romântico, com muitas passagens de arpejo e tremolo.

“Trio in A Major” – Esta é uma obra para três violões que apresenta três vozes distintas que se combinam para formar uma harmonia rica e complexa. 

A peça tem um estilo romântico, com muitas passagens técnicas desafiadoras.

“Fandango in D Major” – Esta é uma peça animada para violão solo que é inspirada no estilo de dança espanhol do fandango. 

A peça apresenta uma melodia animada e rítmica, com muitas passagens técnicas desafiadoras.

As composições de Dionisio Aguado são conhecidas por sua técnica refinada e melodia expressiva, e muitas de suas peças ainda são tocadas e estudadas por violonistas em todo o mundo.

REPERTÓRIO MUSICAL PARA ESTUDANTES DO VIOLÃO CLÁSSICO.

É de suma importância para todos os estudantes do violão clássico adicionar em seu repertório algumas obras musicais do compositor Dionísio  Aguado.

As obras musicais do compositor Dionísio aguado além de serem belas para concertos musicais, também são excelentes para estudos diários através do violão.

Dionísio Aguado violonista do período clássico, seu método e suas obras musicais estão presentes em praticamente todas as universidades e escolas de músicas relacionado ao violão clássico.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição