Dicas de músicas folclóricas para tocar no violão

Se você está procurando músicas folclóricas para tocar no violão como iniciante, aqui estão algumas dicas que você pode achar interessantes:

“Asa Branca” – Luiz Gonzaga

“Baião” – Luiz Gonzaga

“Festa Junina” – Viola de Doze Cordas

“Forró no Escuro” – Luiz Gonzaga

“Luar do Sertão” – Dominguinhos

“Rasga o Coração” – Zé Ramalho

“Xote das Meninas” – Luiz Gonzaga

“Frevo” – Zé Ramalho

“Casinha pequenina” canção folclórica

“Nesta rua” canção folclórica

“Terezinha de Jesus” canção folclórica

‘peixe vivo’ canção folclórica

“Cai cai balão’ canção folclórica

Estas são apenas algumas sugestões, e existem muitas outras músicas folclóricas que você pode explorar à medida em que for aprimorando suas habilidades com o violão. 

O importante é escolher músicas que você goste e se divirta tocando-as.

COMO MONTAR UM REPERTÓRIO PARA INICIANTES NO VIOLÃO

Se você é um iniciante no violão, é importante começar com uma base sólida de músicas fáceis e bem conhecidas. 

Aqui estão algumas dicas para montar seu repertório:

Escolha músicas simples: Comece com músicas que tenham apenas algumas notas e acordes simples. 

Isso permitirá que você se concentre em desenvolver suas habilidades de execução e dedilhado e na montagem dos acordes simplificados no violão.

Aprenda canções populares: Escolha músicas populares e bem conhecidas, como “Happy Birthday”, “Twinkle, Twinkle Little Star” e “Auld Lang Syne”. 

Essas músicas são fáceis de aprender e também são boas para tocar em eventos sociais utilizando o violão e também a guitarra.

Estude músicas de sua escolha: Escolha músicas que você realmente goste e que sejam de seu interesse. 

Isso o motivará a praticar mais e a se desenvolver mais rapidamente como músico nos estudos diário através de qualquer instrumento musical.

Aprenda uma variedade de gêneros: Experimente diferentes gêneros, como rock, pop, country, blues, folk, etc.

Isso ajudará a desenvolver sua versatilidade musical e a aprender novos acordes e técnicas estudando o violão a guitarra ou outro instrumento melódico ou harmônico.

Pratique tocando com outras pessoas: Tocar com outras pessoas é uma ótima maneira de se divertir e de aperfeiçoar suas habilidades, a prática de conjunto é primordial para o desenvolvimento musical do iniciante. 

Além disso, tocar com outras pessoas também ajuda a desenvolver sua confiança ao se apresentar em público.

Lembre-se de que a construção de seu repertório deve ser um processo contínuo. 

Mantenha-se aberto a novas idéias e continue adicionando novas músicas ao seu repertório musical. 

A prática consistente e a paixão pela música são as chaves para se tornar um bom músico de violão e também em outros instrumentos musicais.

DICAS PARA EXERCÍCIOS SIMPLIFICADOS PARA INICIANTES NO VIOLÃO E NA GUITARRA.

Se você é um iniciante no violão ou guitarra, existem algumas técnicas e exercícios simples que você pode praticar para melhorar suas habilidades. Aqui estão algumas dicas:

Aperte as cordas: comece com as cordas soltas e aperte-as uma a uma, trabalhando em sua técnica de digitação.

Aqui no blog temos diversas aulas falando a respeito de técnicas para iniciantes no violão e na guitarra, basta acessar a lateral deste site e pesquisar estudos para iniciantes.

Acordes básicos: aprenda os acordes básicos, como C, G, D, A, E e F, e pratique mudar entre eles de maneira fluida repetindo várias vezes cantando o nome dos mesmos.

Escalas: pratique escalas simples, como a escala cromática, para melhorar sua habilidade em tocar diferentes notas, a escala cromática é de fundamental importância também na improvisação musical.

Ritmo: pratique tocar acompanhando músicas simples ou um metrônomo para melhorar seu senso de ritmo através de qualquer instrumento que o iniciante estiver estudando.

Fingerpicking: pratique finger picking (toque com os dedos) para melhorar sua técnica e adicionar textura e variação à sua música, esta é uma técnica essencial para trabalhar no dia a dia.

Lembre-se de que a prática diária é a chave para o sucesso. Tente praticar pelo menos 30 minutos por dia e não se desanime se as coisas parecerem difíceis no começo.

 Com o tempo e a prática, você verá melhorias significativas em suas habilidades.

Observação importante: todas as músicas que foram citadas aqui neste texto neste blog são apenas para fins estritamente didáticos.

Professor, José Conceição