Dica de como fazer improvisação musical

Na didática de hoje, iremos direto ao assunto – Improvisação musical para os iniciantes no violão.

Para entendermos como tocar as escalas no violão e fazermos as nossas improvisações musicais – Acesse aqui

Como iremos direto ao assunto, então pegue o seu violão e vamos começar a praticar os exercícios.

EXERCÍCIO DE IMPROVISAÇÃO MUSICAL UTILIZANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR.

Para fazer os exercícios de improvisação musical no violão, vamos utilizar o sistema numérico que aprendemos anteriormente.

Exercício número 1 em dó maior.

Tocar: 53 – 42 – 40 – 43 – 42 – 30 – 20 – 21 – 32 – 21 – 30 – 43 – 42 – 40 – 53:] repetir

Solo da música Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira no violão através dos números.

Tocar: 53 – 40 – 42 – 30 – 30 – 42 – 43 – 43 – 53 – 40 – 42 – 30 – 30 – 43 – 42 – 42 – 53 – 53 – 40 – 42 – 30 – 30 – 43 – 42 – 53 – 43 – 42 – 42 – 40 – 40 – 42 – 40 – 40 – 53 – 53 :]

Introdução: 33 – 30 – 32 – 43 – 30 – 42 – 43 – 40 – 42 – 53 – 40 – 53 – 50 – 53 – 53 :] repetir 

Exercício número 2 em lá menor.

Tocar: 50 – 42 – 40 – 43 – 32 – 21- 32 – 21 – 32 – 43 – 42 – 40 – 53 – 52 – 50 – 53 – 42 – 40 – 43 – 42 – 53 – 52 – 50 :] repetir

Solo da música nesta rua.

Tocar: 42 – 42 – 32 – 32 – 42 – 53 – 50 – 53 – 30 – 43 – 42 – 52 – pequena pausa – 42 – 42- 20 – 20 – 31 – 42 – 43 – 42 – 21 – 20 – 32 – pequena pausa – 42 – 42 – 32 – 32 – 21 – 20 – 32 – 30 – 43 – 42 – 30 – 43 – pequena pausa – 43 – 43 – 42 – 20 – 31 – 42 – 40 – 53 – 52 – 50 – pequena pausa – 42 – 42 :] repetir 50 – 32 ]

Exercício número 3 em dó maior.

Tocar: 21 – 20 – 32 – 30 – 21 – 20 – 32 – 30 – 43 – 21 – 20 – 32 – 30 – 43 – 42 – 40 – 21 – 20 – 32 – 30 – 43 – 42 – 40 – 53 :] repetir

Solo da música ciranda cirandinha.

Tocar: 30 – 30 – 21 – 21 – 10 – 10 – 13 – 13 – 11 – 10 – 23 – 13 – 10 – 23 – 21 – 10 – 13 – 11 – 10 – 23 – 21 – 20 – 30 – 11 – 23 – 10 – 21 – 23 – 20 – 21 :] repetir 

Exercício número 4 em mi menor

Tocar: 42 – 30 – 21 – 24 – 10 – 10 – 24 – 21 – 32 – 30 – 44 – 42 – 30 – 24 – 10 – 21 – 24 – 10 – 24 – 21 – 20 – 32 – 30 – 44 – 42 :]

Solo da música Terezinha de Jesus.

Tocar: 30 – 20 – 42 – 42 – 30 – 20 – 42 – 20 – 20 – 21 – 20 – 32  – 31 – 32 – 32 – 20 – 23 – 21 – 21 – 20 – 32 – 21 – 20 – 20 – 21 – 20 – 32 – 32 – 30 – 44 – 42 – 30 – 30 – 42 – 42 – 30 – 20 – 42 – 20 – 20 – 21 – 20 – 32 – 31 – 32 – 32 – 20 – 23 – 21 – 21 – 30 – 32 – 21 – 20 – 30 – 21 – 20 – 32 – 32 – 30 – 44 – 42 :] repetir

Agora chegou o momento do estudante pesquisar outras músicas e tirar de ouvido o solo das mesmas através do violão.

Cada exercício deverá ser repetido várias vezes para educar o ouvido melodicamente, e com isso ter facilidade para trabalhar outros solos no violão.

DICA PARA FAZER IMPROVISAÇÃO MUSICAL NO VIOLÃO INICIANTES.

Sempre estamos enfatizando a importância da improvisação musical que é uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento técnico e instrumental e também musical do estudante iniciante.

Para tirar música de ouvido em qualquer instrumento musical, a pessoa deverá educar o seu ouvido melodicamente e harmonicamente, e a improvisação musical é uma das melhores ferramentas para trabalhar este exercício.

MÚSICAS FÁCEIS PARA TOCAR NO VIOLÃO INICIANTES.

É de suma importância que o iniciante procure estudar músicas com poucos acordes em suas construções, e aos poucos ir trabalhando canções com acordes mais elaborados.

A melhor maneira para tirar música de ouvido e também fazer as harmonizações e acompanhamentos musicais, são aquelas canções que a pessoa saiba cantar do começo ao fim.

As canções folclóricas são músicas excelentes para quem está iniciando os estudos em qualquer instrumento musical, devido as mesmas serem músicas muito conhecidas e também com poucos acordes em suas construções, isso facilitará bastante para o estudante iniciante em música.

Informação: as canções citadas neste texto, foram apenas para fins didáticos, e também aconselhamos os estudantes a navegar em categorias que estão na lateral deste blog.

Dica de como tirar músicas de ouvido no violão

Na didática de hoje, iremos direto ao assunto –  Como tirar músicas de ouvido através do violão para quem está iniciando nesse momento musical.

As músicas que serão citadas aqui neste texto, são apenas para fins didáticos.

Para tirar as melodias de ouvido, iremos utilizar as escalas através dos números. Para entender como tocar as notas musicais através dos números no violão, acesse aqui

DICA PARA TIRAR O PRIMEIRO SOLO DE OUVIDO NO VIOLÃO INICIANTES.

Nesta dica indo direto ao assunto para tirar música de ouvido no violão, vamos fazer alguns exercícios a seguir.

Informação: o nosso objetivo é procurar as notas de uma música do começo ao fim, e neste caso, iremos apenas anotar as primeiras notas das melodias a seguir, e o estudante irá encontrar o restante das notas músicas no violão.

Para educar o ouvido melodicamente, é de suma importância que o iniciante procure no violão as notas correspondentes as melodias das músicas uma por uma.

A primeira música que iremos tirar o solo de ouvido, é a ciranda cirandinha.

Tocar: 30 – 30 – 21 – 21 – completar

Procurar e tocar no violão o restante das notas da música ciranda cirandinha.

A segunda música que iremos tirar de ouvido o solo no violão é a Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Tocar: 53 – 40 – 42 – 30 – 30 – O estudante deverá completar o solo.

A terceira música que iremos tirar de ouvido é a música Terezinha de Jesus.

Tocar:  30 – 20 – 42 – 42 – 30 – 20 – 42 – 20 – 20 – 21 – 20 – completar o solo.

Agora vamos tirar de ouvido o solo da música nesta rua.

Tocar: 42 – 42 – 32 – 32 – 42 – 53 – 50 – 53 – 30 – 43 – 42 – 52 – completar o solo.

Importante: o estudante deverá buscar no braço do violão o restante de todas as notas até encontrá-las, desta maneira forçará o ouvido a se educar melodicamente, e com isso facilitar para fazer outros solos de ouvido com mais tranquilidade de outras canções. 

DICA PARA TIRAR MÚSICA DE OUVIDO UTILIZANDO O VIOLÃO INICIANTES.

Primeiro dica: ao estudar uma escala musical, a pessoa deverá tocar e cantar o nome das notas várias vezes, desta maneira conseguirá educar o ouvido com mais tranquilidade.

Segunda dica: quanto mais o estudante repetir um exercício, melhor será para o seu desenvolvimento técnico instrumental e musical.

Terceira dica: se estiver tocando uma melodia, o estudante deverá cantar o nome das notas melódicas uma por uma várias vezes.

Quarta dica: caso a pessoa esteja estudando acordes no violão, também deverá cantar o nome dos mesmos várias vezes, desta maneira irá trabalhar a percepção harmônica com mais tranquilidade através do violão.

Quinta dica: cante melodias e depois toques no violão, este é um excelente exercício para trabalhar a percepção musical.

HARMONIA E IMPROVISAÇÃO MUSICAL.

Como já foi dito anteriormente, é de suma importância tocar e cantar o nome de cada nota musical e também de cada acorde que tocar ao violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Quando tocar uma escala diatônicamente, procure misturar as notas da mesma, e com isso estará criando intervalos musicais e também frases.

Quando estiver tocando uma sequência de acordes, procure cantar alguma melodia e se acompanhar ao mesmo tempo, desta maneira irá se aperfeiçoando para fazer os arranjos e os acompanhamentos de suas músicas preferidas.

Às vezes pode não ser tão fácil, mas não desista, insista que você consegue os seus objetivos, e com isso tocar o seu violão tranquilamente.

Como tocar a música nesta rua para iniciantes no violão.

Na didática de hoje iremos estudar a música nesta rua para iniciantes no violão de uma maneira em que, o estudante do zero consiga tocá-la no menor tempo possível no instrumento.

Dica: aconselhamos para os iniciantes, irem lendo o texto com o violão em mãos, desta maneira já iram praticando também os exercícios.

Informação: a música nesta rua, iremos utiliza-la neste site, apenas para fins estritamente didáticos. Caso venhamos citar alguma outra canção neste texto, também será para fins didáticos.

Além de utilizarmos acordes simplificados para fazer o arranjo e o acompanhamento da música nesta rua no violão, também iremos trabalhar um ritmo simples de marcha no instrumento.

Todo iniciante no violão, deverá focar no início dos seus estudos, o desenvolvimento da técnica da mão direita no instrumento, e posteriormente ir acrescentando os acordes na mão esquerda para a prática dos exercícios.

Em relação à nomenclatura dos dedos da mão direita para tocar as cordas do violão, temos neste blog um artigo falando a respeito. Acesse aqui

RITMO DE MARCHA SIMPLIFICADO PARA MÃO DIREITA NO VIOLÃO.

Na imagem a seguir, iremos tocar com o polegar = P, da mão direita, o baixo do acorde.

Em seguida, iremos tocar com os dedos indicador médio e anular da mão direita, as três primeiras cordas do instrumento.

Para que o ritmo aconteça de maneira correta, é de suma importância que a pessoa toque e faça a contagem de maneira uniforme.

ACORDES PARA TOCAR A MÚSICA NESTA RUA NO VIOLÃO.

Antes de fazer o acompanhamento da música nesta rua, vamos tocar e cantar várias vezes o nome destes acorde no violão.

Am // Dm // A7 // E7 :] repetir

Agora vamos fazer o arranjo e tocar e cantar a música nesta rua através do violão.

   Am

Nesta rua, nesta rua, tem um

  E7

bosque

Que se chama, que se chama,

 Am

Solidão

                                 A7

Dentro dele, dentro dele mora

      Dm

um anjo

         Am                E7

Que roubou, que roubou meu

    Am            E7

coração

            Am

Se eu roubei, se eu roubei seu

    E7

coração

É porque tu roubastes o meu

  Am

também

                                   A7

Se eu roubei, se eu roubei teu

   Dm

coração

      Am                       E7

É porque eu te quero tanto

Am        E7

bem

             Am

Se esta rua se esta rua fosse

  E7

minha

Eu mandava, eu mandava

  Am

ladrilhar

             A7

Com pedrinhas, com

                        Dm

pedrinhas de brilhante

            Am               E7

Para o meu, para o meu amor

 Am

passar

Dica importante: para trabalhar a educação do ouvido harmonicamente, é de suma importância que o estudante toque e cante o nome dos acordes da música várias vezes antes de fazer o acompanhamento da mesma.

Outra coisa que ajudará bastante para quem está começando do zero nos estudos do violão ou de qualquer outro instrumento musical, é utilizar os acordes de uma música em várias outras canções, e isso é uma excelente técnica para o aprendizado musical.

HARMONIA E IMPROVISAÇÃO MUSICAL.

Em todas as dicas aqui neste blog, sempre estamos falando de improvisação, devido esta ferramenta ser uma ótima opção para o desenvolvimento técnico, instrumental e musical de quem está iniciando do zero neste instrumento, que em nosso caso é o violão.

Para a parte melódica, o estudante deverá sempre tocar e cantar, nota por nota isoladamente várias vezes, desta maneira conseguirá educar o ouvido melodicamente com mais tranquilidade.

Na parte de harmonia, o iniciante também deverá tocar acorde por acorde e cantar o nome dos mesmo várias e várias vezes, isso irá ajudar na percepção harmônica e facilitar para fazer os acompanhamentos musicais, seja no violão ou em outro instrumento que a pessoa estiver estudando.

Muitas vezes, a pessoa inicia os estudos no violão ou em outro instrumento musical e decora vários acordes, mas não consegue fazer os acompanhamentos musicais e também tirar música de ouvido, isso acontece devido o estudo ficar apenas na parte mecânica.

Quando estudamos as notas melódicas e também os acordes cantando o nome dos mesmos, conseguiremos educar o ouvido com mais tranquilidade, e desta maneira quando formos fazer um acompanhamento ou tirar uma música de ouvido, tudo ficará mais tranquilo.

Não tem problema copiar coisas prontas, mas é importante também fazer os próprios arranjos musicais.

ESTUDANDO O PRIMEIRO E O QUINTO GRAU DAS ESCALAS MAIORES E MENORES NO VIOLÃO.

Primeiro e quinto grau da escala de dó maior.

C // G7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de lá menor.

Am // E7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de sol maior.

G // D7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de mi menor.

Em // B7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de ré maior.

D // A7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de si menor.

Bm // F#7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de lá maior.

A // E7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de fá sustenido menor.

F#m // C#7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de mi maior.

E // B7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de dó sustenido menor.

C#m // G#7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de si maior.

B // F#7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de sol sustenido menor.

G#m // D#7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de fá maior.

F // C7 :] repetir

Primeiro e quinto grau da escala de ré menor.

Dm // A7 :] repetir

No início dos estudos, é importante que a pessoa toque e cante os acordes das escalas maiores e menores correspondentes ao primeiro e quinto graus de cada escala.

Quando educamos harmonicamente o nosso ouvido com o primeiro e o quinto grau de uma escala, ficará bem mais tranquilo para encontrar os outros acordes desta mesma escala, quando estamos fazendo o arranjo e o acompanhamento de uma música.

Com o primeiro e o quinto grau das escalas maiores e menores, conseguiremos fazer acompanhamento de várias funções.

Podemos citar pelo menos duas canções, que utilizam o primeiro e o quinto grau do começo ao fim.

A primeira música é a ciranda cirandinha, que podemos tocar utilizando o primeiro grau da escala maior e o quinto grau para tocar a música por inteiro.

A outra música que também podemos utilizar utilizando o primeiro e o quinto grau das escalas maiores, é a música Luar do Sertão de Catulo da Paixão Cearense.

Existem várias outras canções em que o estudante iniciante deverá pesquisar e aplicar esta técnica do primeiro e quinto grau no acompanhamento das mesmas.

Dicas de sequências harmônicas mais utilizadas no violão

Na didática de hoje, iremos direto ao assunto – As sequências harmônicas mais utilizadas no violão para fazer acompanhamento musicais.

Para obter um ótimo resultado através das sequências harmônicas a seguir, é de suma importância que o estudante iniciante, toque e cante o nome de cada acorde para educar o ouvido harmonicamente.

Decorar os graus de cada acorde que compõem a escala maior e a escala menor é de fundamental importância quando estamos fazendo as harmonizações e os acompanhamentos musicais.

Agora vamos direto ao assunto – as sequências harmônicas mais utilizadas em acompanhamentos musicais utilizando o violão ou qualquer outro instrumento musical que a pessoa estiver estudando.

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE DÓ MAIOR.

Tocar e cantar o nome de cada acorde desta primeira sequência harmônica em dó maior.

C // Dm // G7 :] repetir

Agora tocar e cantar o nome de cada acorde desta segunda sequência harmônica em dó maior.

C // Am // Dm // G7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE LÁ MENOR.

Tocar e cantar o nome dos acordes desta primeira sequência harmônica em lá menor.

Am // Dm // E7 :] repetir

Tocar e cantar o nome de cada acorde desta segunda sequência harmônica em lá menor.

Am // F // Dm // E7 :] repetir

2 SEQUÊNCIA HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE SOL MAIOR.

Tocar e cantar o nome dos acordes desta primeira sequência harmônica em sol maior.

G // Am  D7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta segunda sequência harmônica em sol maior.

G // Em // Am // D7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE MI MENOR.

Tocar e cantar o nome de cada acorde desta primeira sequência harmônica em mi menor.

Em // Am // B7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta segunda sequência harmônica na tonalidade de mi menor.

Em // C // Am // B7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE RÉ MAIOR.

Tocar e cantar o nome dos acordes desta primeira sequência harmônica em ré maior.

D // Em // A7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta segunda sequência harmônica em ré maior.

D // Bm // Em // A7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE SI MENOR.

Tocar e cantar o nome dos acordes desta primeira sequência harmônica em si menor.

Bm // Em // F#7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta segunda sequência harmônica em si menor.

Bm // G // Em // F#7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE LÁ MAIOR.

Tocar e cantar o nome dos acordes desta primeira sequência harmônica em lá maior.

A // Bm // E7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta segunda sequência harmônica em lá maior.

A // F#m // Bm // E7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE FÁ SUSTENIDO MENOR.

Tocar e cantar o nome dos acordes desta primeira sequência harmônica em fá sustenido menor.

F#m // Bm // C#7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta segunda sequência harmônica em fá sustenido menor.

F#m // D // Bm // C#7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE MI MAIOR.

Tocar e cantar o nome dos acordes desta primeira sequência harmônica em mi maior.

E // F#m // B7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta segunda sequência harmônica em mi maior.

E // C#m // F#m // B7 :] repetir

2 SEQUÊNCIA HARMÔNICA MAIS USADAS NA TONALIDADE DE DÓ SUSTENIDO MENOR.

Tocar e cantar o nome dos acordes desta primeira sequência harmônica em dó sustenido menor.

C#m // F#m // G#7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes da segunda sequência harmônica em dó sustenido menor.

C#m // A // F#m // G#7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE SI MAIOR.

Tocar e cantar os acordes desta primeira sequência harmônica da tonalidade de si maior.

B // C#m // F#7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta segunda sequência harmônica em si maior.

B // G#m // C#m // F#7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE SOL SUSTENIDO MENOR.

Tocar e cantar o nome dos acordes desta primeira sequência harmônica em sol sustenido menor.

G#m // C#m // D#7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta segunda sequência harmônica em sol sustenido menor.

G#m // E // C#m // D#7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE FÁ MAIOR.

Tocar e cantar o nome desta primeira sequência harmônica na tonalidade de fá maior.

F // Gm // C7 :] repetir

Tocar e cantar o nome desta segunda sequência harmônica na tonalidade de fá maior.

F // Dm // Gm // C7 :] repetir

2 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS NA TONALIDADE DE RÉ MENOR.

Tocar e cantar os acordes desta primeira sequência harmônica em ré menor.

Dm // Gm // A7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta segunda sequência harmônica em ré menor.

Dm // Bb // Gm // A7 :] repetir

Dica importante: a partir do momento em que o estudante iniciante no violão ou em qualquer outro instrumento musical dominar os acordes destas sequências harmônicas tocando e cantando o nome de cada acorde, terá facilidades para fazer os arranjos e os acompanhamentos musicais de ouvido com tranquilidade.

Repita cantando o nome de cada acorde das sequências harmônicas estudadas anteriormente, quantas vezes forem precisos, isso irá facilitar na percepção harmônica.

Quando fazemos análises das construções harmônicas das músicas populares, percebemos que estas sequências harmônicas são muito utilizadas, e por isso da sua importância para a prática diária, seja no violão ou em qualquer outro instrumento musical harmônico que a pessoa estiver estudando.

Dica de curso prático de violão

Na didática de hoje iremos falar a respeito de, curso prático de violão para quem está iniciando do zero neste instrumento musical.

Já de início, gostaríamos de incentivar o estudante a ir acompanhando este texto com o violão em mãos.

A teoria musical é de suma importância para o conhecimento, mas em nosso entendimento, a mesma não poderá sobrepor a prática de quem está iniciando do zero nos estudos musicais.

Para começar as nossas dicas na prática da didática de hoje, é de suma importância que a pessoa conheça a nomenclatura dos dedos da mão direita e da mão esquerda no violão. Acesse aqui.

Postura correta da mão direita no violão.

A postura correta da mão direita, facilitará para dedilhar as cordas do instrumento com mais tranquilidade.

Postura correta da mão esquerda no violão.

 A postura correta da mão esquerda no instrumento irá facilitar a movimentação dos dedos para tocar os acordes e também as escalas musicais.

Agora que já conhecemos a nomenclatura dos dedos da mão direita e da mão esquerda para tocar o violão, vamos praticar algumas sequências harmônicas mais utilizadas em acompanhamentos musicais.

SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIORES E MENORES.

Dica importantíssima para quem está iniciando no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Se a pessoa desejar tocar violão de ouvido, então deverá sempre repetir várias vezes o mesmo acorde cantando o nome do mesmo.

Tocar e cantar o nome dos acordes desta sequência de dó maior várias vezes.

C // Dm // G7 // C // Dm // G7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta sequência de lá menor várias vezes.

Am // A7 // Dm // E7 // Am // F // E7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta sequência de sol maior várias vezes.

G // Am // D7 // G // Em // Am // D7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta sequência de mi menor várias vezes.

Em // E7 // Am // B7 // Em // C // B7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta sequência de ré maior várias vezes.

D // Em // D7 // D // Bm // Em // A7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes desta sequência harmônica de si menor a seguir.

Bm // B7 // Em // Bm // G // B7 :] repetir

Tocar e cantar os acordes desta sequência harmônica de lá maior.

A // Bm // E7 // A // F#m // Bm // E7 :] repetir

Tocar e cantar os acordes da sequência harmônica de fá sustenido menor várias vezes.

F#m // F#7 // Bm // F#m // C#7 // F#m // D // C#7 :] repetir

Tocar e cantar os acordes da sequência harmônica de mi maior várias vezes.

E // F#m // B7 // E // E7 // A // E // C#m // F#m // B7 :] repetir

Tocar e cantar os acordes da sequência harmônica de dó sustenido menor várias vezes.

C#m // C#7 // F#m // C#m // G#7 // C#m // A // G#7 :] repetir

Tocar e cantar os acordes da sequência harmônica em si maior várias vezes.

B // C#m // F#7 // Bm // B7 // E // B // F#7 // B // G#m // C#m // F#7 :] repetir

Tocar e cantar o nome dos acordes da sequência harmônica de sol sustenido menor.

G#m // G#7 // C#m // G#m // D#7 // G#m // E // D#7 :] repetir

Tocar e cantar os acordes da sequência harmônica de fá maior várias vezes.

F // Gm // C7 // F // Dm // Gm // C7 :] repetir

Tocar e cantar os acordes da sequência harmônica de ré menor várias vezes.

Dm // D7 // Gm // Dm // A7 // Dm // Bb // A7 :] repetir

É de suma importância salientar que, quanto mais a pessoa repetir cada acorde, melhor será para trabalhar a percepção harmônica e fazer os arranjos e acompanhamentos musicais através do violão ou de outro instrumento musical harmônico.

DICA DE MÚSICAS UTILIZANDO AS SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS ESTUDADAS ANTERIORMENTE.

Observação: os acordes e músicas citadas a seguir, o estudante deverá trabalhar no arranjo e acompanhamento das canções de acordo com a sua percepção harmônica, que já foi estudada anteriormente.

Utilizando os acordes da sequência de dó maior para tocar a música ciranda cirandinha no violão.

Acordes: C // G7 :]

Utilizando os acordes da sequência harmônica em lá menor para tocar a música nesta rua.

Acordes: Am // E7 // A7 // Dm :]

Acordes da sequência harmônica em sol maior para tocar a música cai cai balão no violão.

Acordes: G // D7 :]

Acordes da sequência harmônica em mi menor para tocar a música casinha pequenina no violão.

Acordes: Em // Am // E7 :]

Acordes da sequência de ré para tocar a música Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira no violão.

Acordes: D // G // A7 // D7 :]

Acordes da sequência harmônica em si menor para tocar a música Terezinha de Jesus no violão.

Acordes: Bm // A7 // Dm // E7 :]

Acordes da sequência harmônica rei lá maior para tocar a música felicidade de Lupicínio Rodrigues no violão.

Acordes: A // Bm // E7 // F#m :]

Acordes da sequência de fá sustenido menor para tocar a música, Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores do compositor Geraldo Vandré.

Acordes: F#m // E :]

Acordes da sequência harmônica em mi maior para tocar a música O cravo e a Rosa no violão

Acordes: E // B7 // E // E7 // A :]

Acordes da sequência harmônica de dó sustenido menor para repetir a música Terezinha de Jesus no violão.

Acordes: C#m // C#7 // F#m // G#7 :]

Acordes da sequência harmônica de si maior para repetir a música Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira no violão.

Acordes: B // E // F#7 // B7 :]

Acordes da sequência harmônica de sol sustenido menor para repetir a música casinha pequenina no violão.

Acordes: G#m // C#m // D#7 :]

Acordes da sequência harmônica de fá maior para tocar a música felicidade de Lupicínio Rodrigues novamente.

Acordes: F // Gm // C7 // Dm :]

Acordes da sequência harmônica de ré menor para tocar a música se esta rua fosse minha novamente.

Acordes: Am // E7 // A7 // Dm :]

Somente para reforçar o que foi dito anteriormente, para o melhor entendimento do arranjo e acompanhamento das canções citadas, o estudante deverá tocar e cantar os acordes várias vezes antes de fazer o acompanhamento musical das mesmas no violão.

HARMONIA E IMPROVISAÇÃO MUSICAL PARA INICIANTES NO VIOLÃO.

Como sempre, estamos relembrando aos estudantes que praticar improvisação musical no violão ou em qualquer outro instrumento musical que estiver estudando, é de suma importância para obter ótimos resultados técnicos e musicais.

Também é de suma importância sempre cantar e tocar cada nota isolada e cada acorde também isolado várias vezes para educar o ouvido harmonicamente, e com isso ter tranquilidade para fazer os arranjos e acompanhamentos musicais.

Outra maneira muito importante para trabalhar a percepção melódica, é a pessoa sempre procurar criar frases melódicas em qualquer instrumento musical que estiver estudando,dessa maneira possibilitará a pessoa educar o seu ouvido melodicamente para trabalhar as improvisações musicais com mais tranquilidade.

DICA PARA ESTUDOS DIÁRIOS NO VIOLÃO.

Caso a pessoa não tenha muito tempo disponível para praticar os exercícios no violão ou em qualquer outro instrumento musical que estiver estudando, procure pelo menos reservar alguns minutos para os estudos diariamente, e com isso logo irá perceber os ótimos resultados.

A verdade é que, não é a quantidade de horas diárias para praticar os exercícios que irão fazer com que a pessoa seja um bom instrumentista, mas sim como os exercícios serão estudados.

Informação: todas as músicas citadas aqui neste site, estão sendo utilizadas apenas para fins estritamente didáticos.

Como estudar escalas musicais através dos números no violão

Na didática de hoje iremos estudar as escalas musicais através dos números no violão, e desta maneira facilitar para quem está iniciando neste instrumento musical.

Incentivamos as pessoas a acompanharem esse texto com o violão em mãos para ir praticando os exercícios.

Observação: para entender como trabalhar os números no braço do instrumento, Acesse aqui

A seguir, estudaremos no violão, 7 escalas maiores e 7 escalas menores.

Agora que já aprendemos como utilizar os números no braço do violão, vamos aos exercícios.

Postura da mão esquerda no violão.

ESCALA DE DÓ MAIOR.

Tocar estes números no violão.

53 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 43 = fá // 30 = sol // 32 = lá // 20 = si // 21 = dó // 20 = si // 32 = lá // 30 = sol // 43 = fá // 42 = mi // 40 = ré // 53 = dó :]

Tocar e cantar o nome de cada nota da escala de dó maior.

ESCALA DE LÁ MENOR HARMÔNICA.

Utilizar estes números para tocar esta escala.

50 = lá // 52 = si // 53 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 43 = fá // 31 = sol# // 32 = lá // 31 = sol# // 43 = fá // 42 = mi // 40 = ré // 53 = dó // 52 = si // 50 = lá :]

Tocar e cantar o nome de cada nota da escala de lá menor harmônica no violão.

ESCALA DE SOL MAIOR.

Tocar a escala de sol maior utilizando estes números a seguir.

63 = sol // 50 = lá // 52 = si // 53 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 44 = fá# // 30 = sol // 44 = fá# // 42 = mi // 40 = ré // 53 = dó // 52 = si // 50 = lá // 63 = sol :]

Tocar e cantar as notas da escala de sol maior ao violão.

ESCALA DE MI MENOR.

Utilizar os números a seguir para tocar a escala de mi menor no violão.

60 = mi // 62 = fá# // 63 = sol // 50 = lá // 52 = si // 53 = dó // 41 = ré# // 42 = mi // 41 = ré# // 53 = dó // 52 = si // 50 = lá // 63 = sol // 62 = fá# // 60 = mi :]

Tocar e cantar as notas da escala de mi menor.

ESCALA DE RÉ MAIOR.

Usar os números a seguir para tocar as notas da escala de ré maior no violão.

40 = ré // 42 = mi // 44 = fá# // 30 = sol // 32 = lá // 20 = si // 22 = dó# // 23 = ré // 22 = dó# // 20 = si // 32 = lá // 30 = sol // 44 = fá# // 42 = mi // 40 = ré :]

Tocar e cantar as notas da escala de ré maior no violão.

ESCALA DE SI MENOR.

Tocar a escala de si menor no violão através dos números a seguir.

52 = si // 54 = dó# // 40 = ré // 42 = mi // 44 = fá# // 30 = sol // 33 = lá# // 20 = si // 33 = lá# // 30 = sol // 44 = fá# // 42 = mi // 40 = ré // 54 = dó# // 52 = si :]

Tocar e cantar as notas da escala de si maior no violão.

ESCALA DE LÁ MAIOR.

Através do sistema numérico iremos tocar a escala de lá maior no violão.

50 = lá // 52 = si // 54 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 44 = fá# // 31 = sol# // 32 = lá // 31 = sol# // 44 = fá# // 42 = mi // 40 = ré // 54 = dó# // 52 = si // 50 = lá :]

Tocar e cantar as notas musicais através do violão.

ESCALA DE FÁ SUSTENIDO MENOR.

Através dos números iremos tocar a escala de fá sustenido menor no violão.

62 = fá# // 64 = sol# // 50 = lá // 52 = si // 54 = dó# // 40 = ré // 43 = mi# // 44 = fá# // 43 = mi# // 40 = ré // 54 = dó# // 52 = si // 50 = lá // 64 = sol# // 62 = fá# :]

Tocar e cantar as notas da escala de fá sustenido menor no violão.

ESCALA DE MI MAIOR.

Tocar a escala de mi maior através do sistema numérico a seguir.

60 = mi // 62 = fá# // 64 = sol# // 50 = lá // 52 = si // 54 = dó# // // 41 = ré# // 42 = mi // 41 ré# // 54 = dó# // 52 = si // 50 = lá // 64 = sol# // 62 = fá# // 60 = mi :]

Tocar e cantar as notas da escala de mi maior no violão.

ESCALA DE DÓ SUSTENIDO MENOR.

Através dos números iremos tocar a escala de dó sustenido menor no violão.

54 = dó# // 41 = ré# // 42 = mi // 44 = fá# // 31 = sol# // 32 = lá // 21 = si# // 22 = dó# // 21 = si# // 32 = lá // 31 = sol# // 44 = fá# // 42 = mi // 41 = ré# // 54 = dó# :]

Tocar e cantar as notas da escala de dó sustenido menor no violão.

ESCALA DE SI MAIOR.

Tocar os números da escala de si maior no violão.

52 = si // 54 = dó# // 41 = ré# // 42 = mi // 44 = fá# // 31 = sol# // 33 = lá# // 20 = si // 33 = lá# // 31 = sol# // 44 = fá# // 42 = mi // 41 = ré# // 54 = dó# // 52 = si :]

Tocar e cantar as notas da escala de si maior através do violão.

ESCALA DE SOL SUSTENIDO MENOR.

Vamos tocar a escala de sol sustenido menor utilizando o sistema numérico.

64 = sol# // 51 = lá# // 52 = si // 54 = dó# // 41 = ré# // 42 = mi // 44 = fá# // 31 = sol# // 44 = fá# // 42 = mi // 41 = ré# // 54 = dó# // 52 = si // 51 = lá# // 64 = sol# :] 

Tocar e cantar as notas da escala de sol sustenido menor.

ESCALA DE FÁ MAIOR.

Tocar a escala de fá maior no violão utilizando estes números a seguir.

61 = fá // 63 = sol // 50 = lá // 51 = sib // 53 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 43 = fá // 42 = mi // 40 = ré // 53 = 51 = sib // 50 = lá // 63 = sol // 61 = fá :]

Tocar e cantar as notas da escala de fá maior.

ESCALA DE RÉ MENOR.

Utilizar os números a seguir para tocar a escala de ré menor no violão.

40 = ré // 42 = mi // 43 = fá // 30 = sol // 32 = lá // 33 = sib // 22 = dó# // 23 = ré // 22 = dó# // 33 = sib // 32 = lá // 30 = sol // 43 = 42 = mi // 40 = ré :]

Tocar e cantar o nome das notas da escala de ré menor no violão.

DICA IMPORTANTE PARA ESTUDAR AS ESCALAS NO VIOLÃO.

Porque é tão importante tocar e cantar as notas de cada escala no violão ou em qualquer outro instrumento musical?

A importância de tocar e cantar o nome das notas é porque, desta maneira, conseguiremos educar o ouvido com mais tranquilidade.

As escalas musicais não servem somente como exercício de técnica pura, mas também para fazermos improvisações e tirar música de ouvido através das mesmas.

Outra dica importantíssima: caso a pessoa esteja iniciando nos estudos do violão, é de suma importância que, vá dominando escala por escala tecnicamente, e não tocar todas ao mesmo tempo, isso ao invés de ajudar acaba atrapalhando nos estudos.

Dica de músicas fáceis para violão

Na didática de hoje iremos falar a respeito de músicas fáceis para violão, onde o iniciante irá conseguir tocar as canções utilizando poucos acordes no instrumento.

Incentivamos o visitante a ler este texto com o violão em mãos, desta maneira já irá praticando também os estudos e exercícios propostos.

Neste texto, iremos dar as dicas de músicas mais fáceis para tocar no violão, e também trabalhar os ritmos na mão direita para que a pessoa consiga tocar as canções com tranquilidade através deste instrumento musical.

Aqui neste blog, sempre enfatizamos bastante para que o iniciante domine a técnica da sua mão direita logo no início dos estudos.

Por que dominar primeiro a técnica da mão direita no violão?

Na mão direita, é onde fazemos os ritmos e também trabalhamos a sonoridade no instrumento, entre outros detalhes…

Para tocar as canções com poucos acordes que iremos indicar a seguir, iremos estudar três ritmos simplificados para mão direita no violão.

PRIMEIRO RITMO DE BATIDA SIMPLIFICADO PARA INICIANTES NO VIOLÃO.

Primeiro: tocar com o dedo polegar da mão direita = P, da sexta corda em direção à primeira corda do instrumento.

Segundo: tocar com o dedo indicador da mão direita = i, da primeira corda em direção à terceira corda do violão.

A sequência deste ritmo de batida ficará nesta ordem.

Tocar: P = polegar – tocar i = indicador

Tocar seguidamente em movimento uniforme.

RITMO DE VALSA SIMPLIFICADA PARA TOCAR NO VIOLÃO INICIANTES.

Primeiro: tocar com o dedo polegar da mão direita = P, a sexta corda do violão.

Segundo: tocar com dedo indicador da mão direita = i, as três primeiras cordas do instrumento.

Terceiro: tocar novamente com o dedo indicador da mão direita = i, as três primeiras cordas do violão.

A sequência deste ritmo simplificado de valsa, ficará nesta ordem.

Tocar: P = polegar – tocar i, = indicador – tocar novamente i, = indicador.

Tocar em movimento uniforme para que o ritmo aconteça de maneira correta.

DEDILHADO DE QUATRO NOTAS EM MOVIMENTO ASCENDENTES PARA VIOLÃO INICIANTES.

Primeiro: tocar com o dedo polegar da mão direita = P, a sexta corda do violão.

Segundo: tocar com o dedo indicador da mão direita = i, a terceira corda do violão.

Terceiro: tocar com dedo médio da mão direita = m, a segunda corda do violão.

Quarto: tocar com dedo anular da mão direita = a, a primeira corda do violão.

O dedo mínimo da mão direita não iremos utilizar para dedilhar as cordas do instrumento.

Para que o ritmo de dedilhado de quatro notas em movimento ascendentes aconteça de maneira correta, é de suma importância que a pessoa toque de maneira uniforme.

NOMENCLATURA DOS DEDOS DA MÃO ESQUERDA NO VIOLÃO INICIANTES.

Dedo polegar da mão esquerda = P

Dedo indicador da mão esquerda = 1

Dedo médio da mão esquerda = 2

Dedo anular da mão esquerda = 3

Dedo mínimo da mão esquerda = 4

É importante o iniciante observar que, para a mão direita, utilizaremos a nomenclatura com letras e para a mão esquerda a nomenclatura com números.

MÚSICAS COM POUCOS ACORDES PARA TOCAR NO VIOLÃO INICIANTES.

Agora que já sabemos a nomenclatura da mão direita e esquerda, e também como tocar os três ritmos básicos no violão, vamos harmonizar e fazer o acompanhamento das canções a seguir.

Primeira canção utilizando apenas dois acordes = ciranda cirandinha.

Acordes: C // G7 :]

Cantiga de roda.

Tocar a música ciranda – cirandinha, utilizando o ritmo de batida simplificado, com o dedo polegar tocando o baixo do acorde em direção a primeira corda, e com o dedo indicador tocando a primeira corda em direção à terceira corda do violão, em movimento uniforme para cima e para baixo.

   C                G7

Ciranda Cirandinha

                          C

Vamos todos cirandar

                                G7

Vamos dar a meia volta

                                 C

Volta e meia vamos dar

     C                       G7

O Anel que tu me destes

                           C

Era vidro e se quebrou

                               G7

O amor que tu me tinhas

                             C

Era pouco e se acabou

 C                     G7

Por isso dona Rosa

                               C

Entre dentro desta roda

                                 G7

Diga um verso bem bonito

                                    C

Diga adeus e vá se embora

MÚSICA TEREZINHA DE JESUS.

Para tocar a música Terezinha de Jesus no violão, iremos utilizar o ritmo de valsa simplificado que estudamos anteriormente.

O polegar tocará o baixo do acorde, e o dedo indicador da mão direita tocará duas vezes as três primeiras cordas do violão.

Iremos utilizar estes quatro acordes para tocar a música Terezinha de Jesus no violão.

Acordes: Am // A7 // Dm // E7 :]

Esta música é também uma cantiga de roda.

   Am

Terezinha de Jesus deu uma

  A7

 queda

            Dm

Foi ao chão

                               Am

Acudiram três cavalheiros

          E7                   Am

Todos de chapéu na mão

     Am

O primeiro foi seu pai

       A7              Dm

O segundo seu irmão

                       Am

O terceiro foi aquele

            E7                Am

Que a Tereza deu a mão

    Am             A7

Terezinha levantou-se

                             Dm

Levantou-se lá do chão

                                 Am

E sorrindo disse ao noivo

          E7             Am

Eu te dou meu coração

      Am

Dá laranja quero um gomo

      A7                       Dm

Do limão quero um pedaço

                             Am

Da morena mais bonita

                  E7              Am

Quero um beijo e um abraço

MÚSICA CASINHA PEQUENINA PARA INICIANTES NO VIOLÃO.

Esta linda canção também é uma cantiga de roda muito conhecida.

Para fazer o acompanhamento dessa música, iremos utilizar o ritmo de dedilhado de quatro notas em movimentos ascendentes que estudamos anteriormente = P – i – m – a

Acordes: Am // Dm // E7 :]

 Am

Tu não te lembras da casinha

  Dm                E7

pequenina

                                    Am

Onde o nosso amor nasceu

 Am

Tu não te lembras da casinha

    Dm                E7

pequenina

                                   Am

Onde o nosso amor nasceu

 Dm                             Am

Tinha um coqueiro do lado

                             E7

Que coitado de saudade já

  Am

morreu

 Dm                             Am

Tinha um coqueiro do lado

                             E7

Que coitado de saudade já

  Am          E7

morreu

 Am                               

Tu não te lembras das juras e

  Dm

perjuras

         E7               Am

Que fizeste com fervor

 Am

Tu não te lembras das juras e

  Dm

perjuras

         E7                Am

Que fizeste com fervor

                           Dm

Daquele beijo demorado

     E7

prolongado

                               Am

Que selou o nosso amor

              Dm

Daquele beijo demorado

   E7

prolongado

                               Am

Que selou o nosso amor

Dica: sempre antes de começar a fazer o acompanhamento de uma música, seja ela na tonalidade maior ou menor, é de suma importância que, o estudante toque e cante várias vezes o nome de cada acorde para educar um ouvido harmonicamente, e com isso facilitar no momento em que estiver tocando a canção no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Dicas de como tocar escalas no violão utilizando os números

Na didática de hoje, iremos aprender a tocar escalas no violão utilizando os números, e desta maneira facilitando para quem está iniciando os estudos neste instrumento musical.

É de suma importância que a pessoa acompanhe estas informações com o violão em mãos para ir fazendo os exercícios.

Antes de começar a fazer os exercícios das escalas através dos números no braço do violão, precisamos conhecer a nomenclatura dos dedos da mão direita e da mão esquerda no instrumento. Acesse aqui

Agora que decoramos a nomenclatura dos dedos da mão direita e da mão esquerda no instrumento, vamos começar a entender os números no braço do violão.

NÚMEROS E NOMES DAS CORDAS SOLTAS DO VIOLÃO.

Para a primeira corda do violão chamaremos de = mi = 10

Para a segunda corda do violão chamaremos de = si = 20

Para a terceira corda do violão chamaremos de = sol = 30

Para quarta corda do violão chamaremos de = ré = 40

Para quinta corda do violão chamaremos de = lá = 50

Para sexta corda do violão chamaremos de = mi = 60

UTILIZANDO O SISTEMA NUMÉRICO PARA TOCAR AS CORDAS PRESAS NO BRAÇO DO INSTRUMENTO.

Número 11: apertar com o dedo 1 da mão esquerda a primeira corda na primeira casa do instrumento.

Número 12: apertar com o dedo 2 da mão esquerda a primeira corda na segunda casa do violão.

Número 13: apertar com o dedo 3 da mão esquerda a primeira corda na terceira casa do instrumento.

Número 14: apertar com dedo 4 da mão esquerda a primeira corda na quarta casa do violão.

Número 15: apertar com o dedo 4 da mão esquerda a primeira corda na quinta casa do violão.

Número 21: apertar com o dedo 1 da mão esquerda a segunda corda na primeira casa do violão.

Número 22: apertar com o dedo 2 da mão esquerda a segunda corda na segunda casa do violão.

Número 23: apertar com o dedo 3 da mão esquerda a segunda corda na terceira casa do violão.

Número 24: apertar com dedo 4 da mão esquerda a segunda corda na quarta casa do instrumento.

Número 25: apertar com o dedo 4 da mão esquerda a segunda corda na quinta casa do violão.

Número 31: apertar com o dedo 1 da mão esquerda a terceira corda na primeira casa do violão.

Número 32: apertar com dedo 2 da mão esquerda a terceira corda na segunda casa do violão.

Número 33: apertar com o dedo 3 da mão esquerda a terceira corda na terceira casa do instrumento.

Número 34: apertar com o dedo 4 da mão esquerda e a terceira corda na quarta casa do violão.

Número 35: apertar com dedo 4 da mão esquerda a terceira corda na quinta casa do instrumento.

Número 41: apertar com o dedo 1 da mão esquerda a quarta corda na primeira casa do violão.

Número 42: apertar com o dedo 2 da mão esquerda a quarta corda na segunda casa do instrumento.

Número 43: apertar com o dedo 3 da mão esquerda a quarta corda na terceira casa do violão.

Número 44: apertar com dedo 4 da mão esquerda quarta corda na quarta casa do violão.

Número 45: apertar com dedo 4 da mão esquerda a quarta corda na quinta casa do violão.

Número 51: apertar com o dedo 1 da mão esquerda a quinta corda na primeira casa do instrumento.

Número 52: apertar com o dedo 2 da mão esquerda a quinta corda na segunda casa do violão.

Número 53: apertar com dedo 3 da mão esquerda a quinta corda na terceira casa do instrumento.

Número 54: apertar com o dedo 4 da mão esquerda a quinta corda na quarta casa do violão.

Número 55: apertar com dedo 4 da mão esquerda a quinta corda na quinta casa do violão.

Número 61: apertar com dedo 1 da mão esquerda a sexta corda na primeira casa do violão.

Número 62: apertar com dedo 2 da mão esquerda a sexta corda na segunda casa do instrumento.

Número 63: apertar com o dedo 3 da mão esquerda a sexta corda na terceira casa do violão.

Número 64: apertar com o dedo 4 da mão esquerda a sexta corda na quarta casa do instrumento.

Número 65: apertar com o dedo 4 da mão esquerda a sexta corda na quinta casa do violão.

UTILIZANDO OS NÚMEROS PARA TOCAR A ESCALA DE DÓ MAIOR NO VIOLÃO.

Escola de dó maior.

Tocar: 53 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 43 = fá // 30 = sol // 32 = lá // 20 = si // 21 = do // 20 = si // 32 = lá // 30 = sol // 43 = fá // 42 = mi // 40 = ré // 53 = dó :]

Exercício de improvisação musical no violão utilizando a escala de dó maior.

Tocar: 53 – 42 – 30 – 43 – 32 – 21 – 20 – 21 – 32 – 43 – 42 – 30 – 43 – 42 – 40 – 53 :]

Para um melhor desenvolvimento dessa técnica de improvisação musical, o iniciante deverá trabalhar outras combinações numéricas e tocar várias vezes no violão.

UTILIZANDO A COMBINAÇÃO NUMÉRICA PARA TOCAR A ESCALA DE LÁ MENOR NO VIOLÃO.

Escala de lá menor harmônica.

Tocar: 50 = lá // 52 = si // 53 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 43 = fá // 31 = sol# // 32 = lá // 31 = sol# // 43 = fá // 42 = mi // 40 = ré // 53 = dó // 52 = si // 50 = lá :]

Exercício de improvisação musical, utilizando as notas da escala de lá menor harmônica.

Tocar: 50 – 42 – 31 – 32 – 31 – 43 – 32 – 43 – 42 – 40 – 43 – 42 – 40 – 53 – 40 – 53 – 52 – 50 :]

Trabalhar também outras combinações numéricas utilizando a escala de lá menor harmônica através do violão.

Dica: hoje trabalhamos informações de como encontrar as notas musicais no braço do violão utilizando os números.

É de suma importância que o iniciante decore estes números relacionadas às notas no braço do violão, e posteriormente teremos muito mais conteúdos relacionados ao sistema numérico para tocarmos outras escalas no instrumento e também fazermos improvisações musicais através do mesmo.

A importância de conhecermos várias ferramentas para o aprendizado do violão, facilitará para a pessoa ter um aprendizado mais consolidado, e desta maneira ter facilidades para trabalhar os arranjos e os acompanhamentos através de suas músicas preferidas neste momento musical.

Como tocar a música felicidade de Lupicínio Rodrigues

Na didática de hoje, iremos aprender a música felicidade de Lupicínio Rodrigues, utilizando acordes simplificados para que o iniciante consiga fazer o acompanhamento com mais tranquilidade no violão.

Informação: a música felicidade de Lupicínio Rodrigues está sendo utilizada neste blog apenas para fins estritamente didáticos.

Dica: leia este texto com o violão em mãos, desta maneira, a pessoa já irá também fazendo os exercícios propostos.

Vamos fazer o acompanhamento desta canção utilizando um ritmo de marcha simplificado, para que o iniciante consiga tocar esta música em um curto espaço de tempo.

Detalhe importante: para tocar o ritmo de marcha no violão, a pessoa precisará entender a nomenclatura dos dedos da mão direita, e caso ainda não saiba, Acesse aqui.

Agora vamos aprender a tocar o ritmo de marcha simplificado descrito na imagem a seguir.

Primeiro, vamos tocar com o polegar da mão direita o baixo do acorde.

Segundo, vamos tocar com os dedos indicador médio e anular da mão direita as três primeiras cordas do violão de uma só vez.

Para que o ritmo aconteça de maneira correta, é de suma importância que a contagem seja feita uniformemente.                                   

SEQUÊNCIA DE ACORDES PARA TOCAR A MÚSICA FELICIDADE DO COMPOSITOR LUPICÍNIO RODRIGUES.

Com estes acordes da escala de dó maior a seguir, conseguiremos tocar a música felicidade de Lupicínio Rodrigues do começo ao fim.

C // Dm // G7 // Am :] antes de fazer o acompanhamento da música felicidade de Lupicínio Rodrigues, é de suma importância que o iniciante toque e cante o nome de cada acorde várias vezes no violão para educar ouvido harmonicamente.

    C                       Dm

Felicidade foi-se embora

                                   G7

E a saudade no meu peito

           C

ainda mora

                                 Am

E é por isso que eu gosto lá de

Dm

fora

                                     G7

Porque eu sei que a falsidade

          C

não vigora

   C                        Dm

Felicidade foi-se embora

                                  G7

E a saudade no meu peito

          C

ainda mora

                                 Am

E é por isso que eu gosto lá de

Dm

fora

                                     G7

Porque eu sei que a falsidade.

        C

não vigora

     C 

A minha casa fica lá detrás do

 Dm

mundo

                                     G7

Onde eu vou em um segundo

                                C

quando começo a cantar

        C

O pensamento parece uma

           Dm

coisa à toa

                              G7

Mas como a gente voa quando

                   C

começa a pensar

      C                    Dm

Felicidade foi-se embora

                                   G7

E a saudade no meu peito

           C

ainda mora

                                 Am

E é por isso que eu gosto lá de

Dm

fora

                                    G7

Porque eu sei que a falsidade

         C

não vigora

    C                       Dm

Felicidade foi-se embora

                                  G7

E a saudade no meu peito

           C

ainda mora

                                 Am

E é por isso que eu gosto lá de

Dm

fora

                                      G7

Porque eu sei que a falsidade

          C

 não vigora

     C

A minha casa fica lá detrás do

  Dm

mundo

                                     G7

Onde eu vou em um segundo

                                C

quando começo a cantar

        C

O pensamento parece uma

            Dm

coisa à toa

                              G7

Mas como a gente voa quando

                    C

começa a pensar

    C

A minha casa fica lá detrás do

   Dm

mundo

                                     G7

Onde eu vou em um segundo

                                C

quando começo a cantar

         C

O pensamento parece uma

           Dm

coisa à toa

                              G7

Mas como a gente voa quando

                   C

começa a pensar

        C                    Dm

Felicidade foi-se embora

                                   G7

E a saudade no meu peito

           C

ainda mora

                                 Am

E é por isso que eu gosto lá de

Dm

fora

                                     G7

Porque eu sei que a falsidade

         C

não vigora

Dica: utilize estes acordes da música felicidade para fazer acompanhamento de outras canções.

Muita das vezes uma mesma sequência harmônica é possível encaixar no acompanhamento de várias outras músicas, e para isso basta que a pessoa faça uma pesquisa para encontrar as músicas adequadas para aplicar os acordes já utilizados.

SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS UTILIZADAS EM ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS.

Tocar e cantar o nome de cada acorde das sequências harmônicas a seguir para educar o ouvido harmonicamente, e desta maneira facilitar nos arranjos e acompanhamentos musicais através do violão.

Toca e cantar.

C = dó // Dm = ré menor // G7 = sol7 :] repetir

Tocar e cantar.

Am = lá menor // A7 = lá7 // Dm = ré menor // E7 :] repetir

Tocar e cantar.

G = sol maior // Am = lá menor // D7 = re7 :] repetir

Tocar e cantar.

Em = mi menor // E7 = mi7 // Am = lá menor // B7 = si7 :] repetir

Tocar e cantar.

D = ré maior // Em = mi menor// A7 = lá7 :] repetir

Tocar e cantar.

Bm = si menor // B7 = si7 // Em = mi menor// F#7 fá#7 :] repetir

Tocar e cantar.

A = lá maior // Bm = si menor// E7 = mi7 :] repetir

Tocar e cantar.

F#m = fá sustenido menor // F#7 = fá maior sustenido com sétima // Bm = si menor // C#7 = dó sustenido maior com sétima :] repetir

Tocar e cantar.

E = mi maior // F#m = fá sustenido menor // B7 = si7 :] repetir

Tocar e cantar.

C#m // C#7 = dó sustenido maior com sétima // F#m = fá sustenido menor // G#7 = sol sustenido maior com sétima menor:] 

Tocar e cantar.

B = si maior // C#m = dó sustenido menor // F#7 = fá sustenido maior com sétima menor :] repetir

Tocar e cantar.

G#m = sol sustenido menor // G#7 = sol sustenido maior com sétima menor// C#m = dó sustenido menor// D#7 = ré sustenido maior com sétima menor:] repetir

Tocar e cantar.

F = fá maior // Gm = sol menor// C7 = dó maior com sétima menor:] 

Tocar e cantar.

Dm = ré menor // D7 = ré maior com sétima menor // Gm = sol menor // A7 = lá maior com sétima menor:] repetir

Toque e cante várias vezes cada acorde de cada sequência harmônica, e depois selecione músicas conhecidas para fazer o arranjo acompanhamento através do violão.

Por que repetir várias vezes o mesmo acorde tocando e cantando o nome do mesmo?

Quando tocamos e cantamos o mesmo acorde repetidamente várias vezes, facilita para educar o ouvido harmonicamente, e com isso ficará mais tranquilo para fazer os arranjos e os acompanhamentos musicais.

COMO TIRAR MÚSICA DE OUVIDO UTILIZANDO O VIOLÃO.

Muitas vezes a pessoa decora um monte de acordes e não consegue tirar músicas de ouvido, e por que isso acontece?

Decorar acordes apenas por decorar, não vai adiantar muito para quem deseja tirar música de ouvido.

Para tirar músicas de ouvido, é preciso educá-lo harmonicamente, e por isso existem algumas maneiras para trabalhar os acordes.

Vamos falar apenas de uma maneira muito eficiente para educar o ouvido harmonicamente, e com isso ter tranquilidade para fazer os arranjos e acompanhamentos musicais através do violão ou de qualquer outro instrumento que a pessoa estiver estudando.

Uma das maneiras eficazes para educar o ouvido harmonicamente, é o que já falamos anteriormente, o estudante deverá repetir várias vezes o mesmo acorde e cantar o nome do mesmo várias e várias vezes todos os dias.

Outra dica super importante: selecionar músicas conhecidas e que a pessoa saiba cantar, e depois ir cantando e testando acorde por acorde até conseguir fazer o arranjo e o acompanhamento. Este é um excelente exercício.

Professor, José Conceição