Dedilhados bonitos para fazer acompanhamentos musicais no violão

Hoje iremos aprender como tocar dedilhados bonitos para fazer acompanhamentos musicais no violão de uma maneira mais tranquila para quem está iniciando os seus estudos musicais neste instrumento musical.

Iremos estudar um dedilhado de 6 notas muito utilizado em acompanhamento musical.

Trabalharemos também um dedilhado de 8 notas que em muitos casos a pessoa consegue aplicar também quando estiver fazendo o acompanhamento de alguma música específica.

Um outro dedilhado de 8 notas que chamo de dedilhado ao contrário, e muito bonito, que também podemos utilizar nos acompanhamentos musicais através do violão.

TÉCNICA DE DEDILHADO PARA MÃO DIREITA NO VIOLÃO.

Os dedilhados são ótimos exercícios para o iniciante dominar a técnica da mão direita no violão, e esses dedilhados que iremos estudar a seguir, são de fundamental importância para a pessoa praticar no seu dia a dia, e isso fazer com que a estudante consiga dominar a técnica da sua mão direita neste instrumento musical.

Vamos agora entender e tocar o nosso primeiro dedilhado de 6 notas no violão.

P – i – m – a – m – i

Veja o vídeo a seguir.

Como percebemos na gravação do vídeo, é de fundamental importância que, entendemos como tocar o dedilhado aplicando alguns acordes na mão esquerda para dominar a técnica do mesmo.

Dedilhado de 6 notas, é um dos mais utilizados em acompanhamentos musicais.

ESTUDANDO O DEDILHADO DE 8 NOTAS PARA TOCAR NO VIOLÃO.

Este é um outro dedilhado também muito interessante e bonito para aplicar em acompanhamentos musicais no violão.

O interessante deste dedilhado de 8 notas, é que, o dedo anelar da mão direita,sempre faz uma marcação individual, e desta maneira fazendo com que a música tenha um colorido a mais através do mesmo.

P – i – m – i – a – i – m – i

Veja o vídeo a seguir de como aplicar o dedilhado de oito notas nos acompanhamentos musicais através do violão.

Como vimos através do vídeo, este é um dedilhado maravilhoso, e que o iniciante deverá ir estudando, e a partir do momento em que já estiver dominando a técnica do mesmo, começar a aplicar em suas músicas preferidas.

ESTUDANDO O DEDILHADO DE OITO NOTAS AO CONTRÁRIO.

Intitulei esse dedilhado de 8 notas, com o nome de ao contrário, por que diferente do dedilhado anterior também de 8 notas, este dedilhado a pessoa começa tocando não com dedo polegar e indicador da mão direita, inicia-se com o dedo polegar e anelar da mão direita, quer dizer, fazendo o mesmo dedilhado de 8 notas, mas ao contrário, e isso dá um colorido bem interessante para fazer os acompanhamentos musicais.

A sequência de dedilhado de 8 notas fica nessa ordem.

P – a – m – a – i – a – m – a

O vídeo a seguir mostra como aplicar este dedilhado nos acordes para fazer os acompanhamentos musicais.

Como vimos na gravação deste vídeo, este é um dedilhado que vale muito a pena estudar, e depois aplicar nas músicas que estivermos fazendo os acompanhamentos musicais, devido a sua beleza, e dando um colorido a mais a canção.

Dica: caso você esteja iniciando agora os seus estudos no violão, poderá não ser muito fácil aplicar os dedilhados de oito notas nos acompanhamentos musicais, mais estudando pelo menos alguns minutos diariamente cada um deles, em pouco tempo a pessoa já conseguirá dominá-los e aplicar em suas músicas quando estiver montando o seu repertório musical.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição