Dedilhado lindo para violão

Na dica de hoje, iremos aprender um dedilhado lindo para violão de nove notas, onde o iniciante irá aplicar em seus acompanhamentos musicais.

A seguir teremos a gravação de um podcast e também um vídeo mostrando como estudar este dedilhado de nove notas no violão.

Aperte o Play para ouvir as informações no podcast.

Como ouvimos na gravação do podcast, praticar vários dedilhados diferentes, é de suma importância para quem está iniciando no violão ou mesmo em qualquer outro instrumento musical, para desenvolver a sua técnica com mais tranquilidade e tocar as suas músicas preferidas.

Os dedilhados mais comuns são: os de 4 notas, 6 notas e de 8 notas, mas hoje iremos estudar um de 9 notas.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas de como estudar este dedilhado no violão.

Como observamos no vídeo, podemos praticar este dedilhado de nove notas em cordas abafadas, e também com acordes correndo o braço do violão para o agudo e voltando para a região grave do instrumento.

Na imagem a seguir temos a forma do dedilhado.

O dedo polegar = P, e anular = A da mão direita tocaram ao mesmo tempo,na sexta e primeira corda.

Em seguida na segunda corda, irá tocar o dedo médio = m

Depois completa, com o dedo indicador = i, na terceira corda.

RITMO DE BATIDA E DEDILHADO, QUAL É O MELHOR?

É muito comum utilizarmos em acompanhamentos musicais, ritmos de batida e ritmo de dedilhados para fazer os acompanhamentos musicais, mas isso ficará a critério de cada violonista.

Geralmente a pessoa que está iniciando nos estudos do violão, prefere mais o ritmo de batida, por ser teoricamente mais fácil.

O mais interessante para o desenvolvimento técnico da mão direita no violão, é na verdade a pessoa estudar tanto o ritmo de batida quanto o ritmo de dedilhado.

Este dedilhado que estamos praticando hoje, não é um dos mais fáceis, mas com um pouquinho de paciência, o iniciante que está começando do zero, consegue desenvolver esta técnica e aos poucos ir aplicando em seus acompanhamentos musicais.

Um outro detalhe interessante, é que, em uma mesma música, a pessoa poderá misturar o ritmo de batida com o ritmo de dedilhado, e isso fica bastante interessante para quem está ouvindo.

Dica: para tocar bem o violão, a pessoa não precisa estudar muitas horas durante o dia, mas pelo menos alguns minutos diariamente, isso irá facilitar no desenvolvimento técnico, instrumental e musical de quem está iniciando do zero os seus estudos.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição