Como montar o primeiro repertório musical no violão

Na dica de hoje, iremos falar a respeito de como montar o primeiro repertório musical no violão, de uma maneira que o aluno consiga em um prazo curto de tempo, já conseguir tocar as suas primeiras músicas.

É muito comum para o iniciante, quando chega o momento de começar a escolher as músicas para o seu repertório, e caso não tenha o auxílio de um

Um detalhe importantíssimo, e que deva ser observado, é a respeito da escolha das músicas, para que esteja dentro das possibilidades técnicas de cada iniciante.

Existem três tipos de repertório musical.

Primeiro: repertório para quem está iniciando.

Segundo: repertório para aquelas pessoas que já tem um certo domínio do instrumento.

Terceiro: repertório avançado para os estudantes que já tem bastante domínio da técnica do violão.

Dica de repertório para cada nível.

Para o iniciante, é de suma importância que comece o seu primeiro repertório com músicas bem simples e fácil de execução no violão, como por exemplo as músicas folclóricas.

Para os estudantes intermediários que já tem um certo domínio do instrumento, já poderá tocar músicas um pouco mais avançadas, como por exemplo, rock, Bossa nova, entre outras. Nessa fase do estudo, tocar chorinho é de fundamental importância, devido oferecer elementos técnicos importantes, e assim substituindo alguns exercícios.

Para os estudantes avançados, os mesmos poderão montar um repertório misto, com músicas simples, intermediárias e avançadas.

Somente para lembrar, em respeito aos estudantes que já estão numa fase avançada dos seus estudos técnicos no violão, os mesmos não deverão abandonar também as músicas mais simples, e as intermediárias.

Muitos estudantes não gostam de ficar praticando exercícios de técnica, e sim, ir direto tocar as suas músicas. Para estes estudantes, continuar praticando algumas músicas mais simples, serve também para o aquecimento na execução das obras musicais com maior dificuldade técnica.

Observação: para o iniciante, o intermediário, e o estudante avançado tecnicamente, deverão sempre em primeiro lugar dominar totalmente uma música para somente depois começar a estudar a próxima, desta maneira a pessoa irá criar uma rotina de estudo que irá beneficiar o seu trabalho musicalmente.

Nunca é a quantidade, mais sim a qualidade daquilo que sempre estamos nos propondo a fazer.

Praticando harmonia e improvisação.

O que tem haver harmonia e improvisação com a montagem de repertório?

Como falamos anteriormente a respeito de alguns alunos que não suportam ficar praticando exercícios de técnica, e preferem desenvolver através da própria música, estudar improvisação é um excelente exercício para o desenvolvimento técnico, instrumental e musical do iniciante, seja ele em qual instrumento for.

Vamos a um exemplo prático: todos os estudantes de música em qualquer instrumento, é obrigatório e faz parte estudar as escalas maiores e menores, e muitas outras.

Acontece que ficar praticando escala para cima e para baixo, além de se tornar um vício, não irá resolver a parte técnica e musical do aluno.

Qual a melhor maneira de estudar todas as escalas?

A melhor maneira para estudar e dominar qualquer tipo de escala, é através da improvisação, por que desta maneira o aluno estará desenvolvendo todo seu potencial musical e com isso facilitando o seu aprendizado.

Uma das coisas mais importantes para a formação de um músico, é a educação do seu ouvido musicalmente, e através da improvisação, o estudante, conseguirá educar o seu ouvido com mais facilidade.

A nossa opinião é que: toda pessoa que começa a estudar um instrumento musical, deveria logo no início trabalhar a parte da improvisação, mesmo porque os estudos ficaram muito mais agradáveis, fazendo com que o estudante se sinta estimulado a estudar o seu instrumento musical, e jamais

Navegue na lateral deste blog, onde nas categorias temos todas as dicas para você se tornar um grande instrumentista.

Espero ter ajudado com esta dica de hoje. Professor,José Conceição