Concerto de violão

Na dica de hoje iremos falar a respeito de concerto de violão para os iniciantes neste instrumento musical.

Existe o concerto de violão com a letra C que é quando a pessoa prepara um repertório musical para tocar em público.

Existe o conserto de violão com a letra S que é quando o violão tem algum problema físico e precisa ser consertado por alguém especializado no assunto, de preferência um luthier.

Observação: não vamos falar o que é certo o que é errado em respeito a língua portuguesa, e sim, dar dicas de repertório musical para os iniciantes e também dicas de conservação do instrumento que em nosso caso é o violão.

A seguir teremos a gravação de um podcast com dicas importantes para quem quer montar um repertório musical para uma apresentação,e também para aquelas pessoas que tem um violão com problema e precisa consertar.

Ouvimos na gravação do podcast que existe a diferenciação das palavras concerto musical e conserto de um instrumento que esteja com defeito.

Devido estarmos falando de concerto musical e de conserto de consertar um instrumento com defeito, então vamos às dicas.

DICA PARA CONSERVAÇÃO DO VIOLÃO.

Dica número 1.

Manter sempre o violão afinado.

Dica número 2.

Não deixar o violão pegar muita friagem ou muito calor, manter sempre em uma temperatura ideal.

Dica número 3.

Ao terminar um estudo ou um exercício, guardar o instrumento utilizando a capa ou o estojo.

Dica número 4.

Não afrouxar as cordas para guardá-lo no estojo ou na capa, o instrumento deverá permanecer afinado.

Dica número 5.

Caso o instrumento esteja com algum problema físico, é interessante procurar um especialista no assunto para consertá-lo.

Estes são alguns cuidados que o estudante deverá ter com seu violão para manter o mesmo em perfeito estado de conservação.

DICA PARA O ESTUDANTE INICIANTE MONTAR O SEU CONCERTO COM AS SUAS PRIMEIRAS MÚSICAS.

Existem basicamente três fases para montar um concerto musical e tocar em público para quem está iniciando nos estudos do violão.

Primeira fase nos estudos musicais utilizando violão.

Nesta primeira fase, o estudante está começando o desenvolvimento de sua técnica,e é de suma importância que procure músicas fáceis para montar o seu repertório inicial para começar a tocar em público.

O repertório não precisa ter exatamente muitas músicas, o iniciante deverá aproveitar as oportunidades para tocar aquelas músicas que está estudando no momento.

Segunda fase nos estudos do violão.

Nesta segunda fase nos estudos do violão, é uma fase intermediária onde o estudante já tem um certo domínio do instrumento e consegue tocar músicas com um pouco mais de dificuldade técnica.

Esta segunda fase é uma fase de lapidação técnica, e o estudante deverá aproveitar todas as oportunidades que aparecer para tocar em público as suas músicas do seu repertório intermediário.

Terceira fase nos estudos do violão.

Nesta terceira fase, é onde o estudante já tem o domínio da técnica do instrumento, e consegue tocar músicas avançadas e montar um repertório com músicas de dificuldade técnica elevada.

Existem pessoas que desejam aprender a tocar violão ou qualquer outro instrumento musical apenas para o lazer, e aquelas pessoas que desejam se profissionalizar musicalmente.

Geralmente quem estuda um instrumento apenas para o lazer, a maioria irá levar os estudos apenas até a segunda fase, e aquelas pessoas que desejam ser profissionais na música darão continuidade e irão para a terceira fase nos estudos de músicas.

Resumo: vimos neste texto que existem diferenças entre a palavra concerto musical e conserto de consertar.

O mais importante é o estudante manter o seu instrumento musical em bom estado de conservação, estudar pelo menos alguns minutos diariamente, montar o seu repertório e tocar em público. 

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com  os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição