Como usar o metrônomo

Na dica de hoje, iremos saber como usar o metrônomo de maneira correta, para quem está iniciando nos estudos musicais.

Muitos iniciantes, tem dúvidas de como utilizar o metrônomo no seus estudos no dia a dia, e vamos dar dicas de como você pode tirar proveito deste instrumento.

O uso do metrônomo, é muito importante para quem está iniciando, mas precisamos saber que, não existe só as vantagens, mas também as desvantagens de utilizar este aparelho.

Vou gravar um podcast, e colocar abaixo da imagem, para você ouvir o que eu tenho a dizer a respeito do metrônomo.

Aperte o Play para ouvir a gravação.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA UTILIZAR O METRÔNOMO PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NOS ESTUDOS MUSICAIS.

O metrônomo, tem a função de marcar a pulsação, e fazer com que o executante em qualquer instrumento musical, permaneça dentro do ritmo corretamente.

Qual a melhor maneira de estudar utilizando o metrônomo?

O iniciante, pode regular o metrônomo para vários andamentos diferentes, e com isso facilitar a execução dos exercícios.

A grande importância do metrônomo, é que, ele faz com que, o iniciante toque no ritmo corretamente os exercícios, e também as suas músicas, sem ficar atravessando o andamento.

A pessoa que está iniciando os seus estudos em qualquer instrumento musical, deverá utilizar o metrônomo inicialmente, em andamentos mais lentos, e no decorrer dos estudos, o estudante, poderá ir aumentando o andamento, mas tocando com segurança.

Para você baixar o metrônomo e utilizar aí no seu celular, basta acessar a sua lojinha de aplicativos, e escolher o modelo desejado.

O QUE DEVEMOS EVITAR AO UTILIZAR O METRÔNOMO EM NOSSOS ESTUDOS DIÁRIOS.

O metrônomo, oferece vários benefícios para quem está iniciando os seus estudos musicais, mais este instrumento, deverá ser utilizado com uma certa moderação.

Porque o metrônomo deverá ser usado como moderação?

Veja bem: quando estamos tocando uma música, precisamos implementar dinâmica nessa música, para que a nossa interpretação, fique de uma maneira agradável para quem está nos ouvindo.

Em muitos casos, quando estamos executando uma peça musical, sempre existe aquela nota que, prolongamos um pouquinho mais, outras notas nem tanto, e isso a gente chama de dinâmica musical.

Se utilizo o metrônomo para tocar a música do começo ao fim, esta música irá soar de uma maneira quadrada, mesmo porque, terei que manter a pulsação da mesma, do começo ao fim no mesmo andamento.

Imagina você acompanhando um cantor, ou mesmo se acompanhando, ao violão ou em qualquer outro instrumento musical, em um determinado compasso da música, a pessoa canta aquela nota um pouco mais prolongada, e aí, se você estiver utilizando o metrônomo, vai ter problemas, a não ser que você combine com quem estiver cantando antes.

Imagine também em uma situação de improvisação musical:

Você ali improvisando, e buscando notas aqui ali, tocando notas mais prolongada, notas menos prolongadas, criando frase musicais, e o metrônomo, o tempo todo marcando a pulsação.

Quando estamos improvisando, podemos usar o metrônomo? Sim podemos, mas se você é uma pessoa muito criativa e também gosta de trabalhar bastante a dinâmica no seu instrumento musical, o metrônomo neste caso, pode te atrapalhar.

Ninguém quer deixar a sua improvisação quadrada, não verdade?

Não sou contra usar o metrônomo, e recomendo sim, que os iniciantes e também para quem já toca qualquer instrumento musical, utilize, mas com uma certa moderação.

Aulas de teclado para iniciantes e avançados aqui.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.

Professor, José Conceição