Como trabalhar músicas com crianças

A música é uma forma de arte e de expressão que pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças. A música estimula a criatividade, a memória, a linguagem, a coordenação motora, a percepção auditiva, a socialização, a autoestima e a emoção. Além disso, a música pode ser uma ferramenta pedagógica para ensinar outros conteúdos, como matemática, história, geografia, ciências, etc.

Mas como trabalhar músicas com crianças de forma efetiva e divertida? Existem diversas formas de explorar o universo musical com os pequenos, desde a escolha das músicas, até as atividades e os recursos que podem ser utilizados. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas e sugestões de como trabalhar músicas com crianças.

Escolha músicas adequadas para a faixa etária e o contexto

O primeiro passo para trabalhar músicas com crianças é escolher as músicas que serão utilizadas. É importante levar em conta a faixa etária das crianças, o contexto em que elas estão inseridas, os objetivos que se pretende alcançar e os interesses e preferências das crianças. Algumas questões que podem ajudar na escolha das músicas são:

  • As músicas são adequadas para a idade das crianças? Elas têm uma linguagem simples, clara e compreensível? Elas têm um ritmo e uma melodia que agradam e envolvem as crianças?

  • As músicas são relevantes para o contexto das crianças? Elas têm a ver com a cultura, a história, a geografia, a realidade e os valores das crianças? Elas respeitam a diversidade e a pluralidade das crianças?

  • As músicas têm um propósito pedagógico? Elas podem ser usadas para ensinar ou reforçar algum conteúdo, habilidade ou competência? Elas podem ser relacionadas com outras áreas do conhecimento ou do currículo?

  • As músicas têm um apelo lúdico? Elas podem ser usadas para brincar, cantar, dançar, tocar, criar, inventar, etc.? Elas estimulam a imaginação, a curiosidade, a emoção e a diversão das crianças?

Utilize diferentes recursos e materiais para trabalhar músicas com crianças

O segundo passo para trabalhar músicas com crianças é utilizar diferentes recursos e materiais que possam enriquecer e diversificar as experiências musicais das crianças. Alguns exemplos de recursos e materiais que podem ser usados são:

  • Instrumentos musicais: podem ser instrumentos convencionais, como violão, flauta, teclado, etc., ou instrumentos alternativos, como chocalhos, tambores, garrafas, latas, etc. Os instrumentos podem ser usados para tocar as músicas, acompanhar o canto, criar sons, ritmos e melodias, etc.

  • Objetos sonoros: podem ser objetos do cotidiano que produzem sons, como panelas, colheres, copos, sinos, etc. Os objetos sonoros podem ser usados para explorar as propriedades do som, como altura, intensidade, duração, timbre, etc., e para criar efeitos sonoros, como ruídos, onomatopeias, etc.

  • Brinquedos musicais: podem ser brinquedos que reproduzem sons ou músicas, como bonecos, carrinhos, bichinhos, etc., ou brinquedos que permitem a interação musical, como microfones, karaokês, teclados, etc. Os brinquedos musicais podem ser usados para imitar, reproduzir, modificar ou criar sons ou músicas, e para brincar de faz de conta, de banda, de cantor, etc.

  • Mídias e tecnologias: podem ser mídias e tecnologias que permitem o acesso, a reprodução, a gravação ou a edição de sons ou músicas, como rádios, CDs, DVDs, computadores, celulares, tablets, etc. As mídias e tecnologias podem ser usadas para pesquisar, ouvir, assistir, gravar ou editar sons ou músicas, e para conhecer diferentes gêneros, estilos, artistas, obras, etc.

Desenvolva diferentes atividades para trabalhar músicas com crianças

O terceiro passo para trabalhar músicas com crianças é desenvolver diferentes atividades que possam promover o aprendizado, a expressão e a apreciação musical das crianças. Algumas exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas são:

  • Cantar: cantar é uma das formas mais simples e naturais de se expressar musicalmente. Cantar pode ser feito individualmente ou coletivamente, com ou sem acompanhamento, com ou sem letra, com ou sem gestos, etc. Cantar pode ser usado para memorizar, repetir, variar, inventar ou improvisar músicas, e para trabalhar a afinação, a respiração, a dicção, a entonação, etc.

  • Dançar: dançar é uma forma de se expressar musicalmente através do movimento corporal. Dançar pode ser feito individualmente ou coletivamente, com ou sem coreografia, com ou sem objetos, etc. Dançar pode ser usado para acompanhar, interpretar, representar ou criar músicas, e para trabalhar o ritmo, a coordenação, a flexibilidade, a expressão, etc.

  • Tocar: tocar é uma forma de se expressar musicalmente através da produção de sons. Tocar pode ser feito individualmente ou coletivamente, com ou sem partitura, com ou sem instrumentos, etc. Tocar pode ser usado para executar, acompanhar, compor ou improvisar músicas, e para trabalhar a percepção, a memória, a atenção, a criatividade, etc.

  • Ouvir: ouvir é uma forma de se expressar musicalmente através da apreciação de sons. Ouvir pode ser feito individualmente ou coletivamente, com ou sem orientação, com ou sem comentários, etc. Ouvir pode ser usado para conhecer, comparar, analisar, avaliar ou criticar músicas, e para trabalhar a sensibilidade, a atenção, a interpretação, a opinião, etc.

  • Criar: criar é uma forma de se expressar musicalmente através da invenção de sons. Criar pode ser feito individualmente ou coletivamente, com ou sem regras, com ou sem materiais, etc. Criar pode ser usado para produzir, combinar, transformar ou experimentar sons, e para trabalhar a imaginação, a originalidade, a liberdade, a diversidade, etc.

Conclusão

Trabalhar músicas com crianças é uma forma de proporcionar experiências educativas, artísticas e lúdicas que podem contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Para isso, é preciso escolher músicas adequadas para a faixa etária e o contexto, utilizar diferentes recursos e materiais para trabalhar músicas com crianças e desenvolver diferentes atividades para trabalhar músicas com crianças. Assim, as crianças podem aprender, se expressar e se divertir com a música. 🎵

Professor, José Conceição