Como tocar violão sem precisar ficar olhando as cifras

Na dica de hoje, iremos falar de como tocar violão sem precisar ficar olhando a cifras musicais.

Muitos iniciantes tem dificuldades em tocar o seu violão sem precisar ficar olhando as cifras musicais o tempo todo. Vamos explicar como resolver essa situação.

Recebo perguntas através do formulário deste blog, de pessoas que gostaria de saber como tocar o seu violão sem precisar ficar o tempo todo olhando as cifras.

Todo conhecimento teórico é válido mas, existe uma coisa que o iniciante deverá se preocupar logo no início dos seus estudos musicais, que é, estudar bastante a percepção musical, dessa maneira irá facilitar todo o trabalho nas harmonizações das melodias.

Sabemos que existem pessoas que sabem muitos acordes no violão e também em outros instrumentos musicais, mas no momento de fazer as harmonizações musicais tem dificuldades.

Quando o iniciante decora muitos acordes sem se preocupar com a percepção musical dos mesmos, infelizmente terá que tocar as suas músicas o tempo todo olhando as cifras.

Observação importante: para que a pessoa consiga tocar o seu violão ou qualquer outro instrumento musical de ouvido sem precisar ficar o tempo todo olhando as cifras, é interessante que estude bastante a percepção musical, desta maneira não irá precisar ficar o tempo todo com o instrumento olhando as cifras musicais para fazer o acompanhamento das suas músicas.

A seguir gravei um vídeo dando dicas de como trabalhar a percepção musical utilizando os acordes e também as melodias dentro da escala musical.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

Como foi dito no vídeo, é de suma importância que, o estudante trabalhe bastante a parte de percepção musical para fazer os seus acompanhamentos, sem precisar depender de ficar olhando as cifras para tocar as suas músicas preferidas no violão ou em qualquer outro instrumento musical de sua preferência.

Dica importante: toque e cante o nome de cada acorde da escala maior e da escala menor várias vezes todos os dias, desta maneira ouvido irá com o tempo, perceber o som de cada acorde, e facilitar no momento em que a pessoa estiver fazendo as suas harmonizações musicais.

Outra maneira interessante para educar o ouvido musicalmente, é também o iniciante escolher músicas fáceis no tom maior e no tom menor, e ficar tentando tirar de ouvido.

Repetição: repita várias e várias vezes o mesmo acorde cantando o nome, isso fará com que o ouvido eduque com mais facilidade.

Músicas fáceis para tirar de ouvido no tom maior e no tom menor.

  1. Ciranda – Cirandinha / Tom maior
  2. O Cravo e a Rosa / Tom maior
  3. Samba Le – lê / Tom maior
  4. Nesta rua / Tom menor
  5. Para não dizer que não falei das flores, do compositor Geraldo Vandré / Tom menor

Estas foram algumas dicas de músicas para o iniciante começar tirar de ouvido, mas existem centenas de outras composições.

COMO EDUCAR O OUVIDO ATRAVÉS DA HARMONIA E IMPROVISAÇÃO

Uma das maneiras mais fáceis para educar ouvido musicalmente, é através da improvisação musical, devido esta ferramenta facilitar com que o iniciante desenvolva a sua musicalidade com mais facilidades.

Uma maneira muito interessante para o estudo da improvisação no violão ou qualquer outro instrumento musical, é a pessoa escutar uma música várias vezes, e depois tentar tirar o solo da melodia e fazer improvisação com a mesma.

Mais uma observação importante: tudo que o iniciante puder fazer para educar o seu ouvido musicalmente, irá facilitar na hora de fazer o acompanhamento de uma música sem precisar ficar olhando as cifras musicais.

Espero ter ajudado com a dica de hoje. 

Professor, José Conceição

Se você gostou desse conteúdo, divulgue para os seus amigos e também nas redes sociais.

1 Comentário

  1. Pingback: Violão na prática - Arquivomusical.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *