Como tocar violão

Na dica de hoje iremos falar a respeito de como tocar violão e dar dicas simples e objetivas para quem está começando do zero nesse momento musical.

Como tocar violão para iniciantes

Seja você um iniciante entusiasmado ou um músico experiente em busca de aprimoramento, o universo do violão oferece uma jornada repleta de descobertas e expressão artística. 

Neste blog, mergulharemos nos intricados caminhos da arte de tocar violão, explorando desde as técnicas básicas até os nuances mais avançados que transformam acordes simples em harmonias encantadoras.

Descobrindo o Seu Violão: Uma Jornada Pessoal

Antes de mergulharmos nas complexidades do dedilhado e das escalas, é fundamental cultivar uma conexão íntima com seu instrumento. 

Seu violão não é apenas uma extensão de suas mãos; é uma peça única que ressoa com a sua personalidade. Tire um tempo para compreender as diferentes partes do violão, sinta a textura da madeira sob seus dedos e deixe-se envolver pelo som que ele emite. A jornada para se tornar um mestre do violão começa com uma apreciação profunda pelo instrumento em si.

Acordes Básicos: O Alicerce da Sua Melodia

Ao embarcar na jornada musical, os acordes básicos são o alicerce sobre o qual você construirá suas melodias. Comece com acordes simples, como C // G // D // e familiarize-se com a transição suave entre eles. 

Lembre-se de que a prática constante é a chave para a maestria. Dedique tempo diariamente para aprimorar sua destreza e a familiaridade com os acordes, permitindo que eles se tornem uma segunda natureza para seus dedos.

O Ritmo: A Pulsação do Seu Coração Musical

Muitas vezes subestimado, o ritmo é a pulsação que dá vida à sua música. Experimente diferentes padrões de batida, desde os simples até os mais intrincados, e descubra como eles transformam a simples sequência de acordes em uma experiência musical envolvente. 

Use um metrônomo para aprimorar sua precisão rítmica e desenvolva um sentido intuitivo de timing, tornando suas interpretações ainda mais cativantes.

Dedilhado e Picking: A Dança Fina dos Dedos

A arte do dedilhado e picking é como uma dança fina dos dedos sobre as cordas do violão. Explore diferentes técnicas, como arpejos e hammer-ons, para adicionar complexidade e expressividade à sua execução. 

Dedique-se a treinos específicos para fortalecer a coordenação entre suas mãos, permitindo que elas fluam harmoniosamente enquanto exploram as possibilidades infinitas do seu violão.

Escalas e Solos: Elevando sua Performance a Novas Alturas

À medida que você avança em sua jornada musical, a incorporação de escalas e solos adiciona uma dimensão emocional e técnica às suas interpretações. 

Experimente escalas como a pentatônica e explore diferentes técnicas de solo para criar momentos de destaque em suas músicas. Essas adições transformarão sua execução de simples acordes em uma narrativa musical envolvente.

Expressão Pessoal: Tornando a Música Sua Própria História

A maestria do violão vai além das notas escritas em partituras; é sobre contar sua própria história através da música. Desenvolva sua voz musical, experimente compositivamente e permita-se expressar emoções profundas por meio das cordas do seu violão. 

Cada nota é uma palavra, cada acorde é uma frase, e sua melodia é a história que só você pode contar.

Embarque nesta jornada musical, permita-se explorar, cometer erros e crescer. 

O violão não é apenas um instrumento; é uma extensão da sua criatividade e emoção. Que cada acorde ressoe com a sua jornada musical única, criando uma sinfonia que ecoará para além das fronteiras do tempo.

Dicas para estudo diário no violão

Primeiro dica: sempre ao iniciar um exercício no violão, verificar se o mesmo está afinando adequadamente.

Dica número 2: selecione várias músicas com poucos acordes para começar o treinamento diário.

Terceira dica: reserve pelo menos alguns minutos diariamente para a prática dos exercícios.

Bom estudos!

Professor, José Conceição