Como tocar a música no woman no cry de Bob Marley com a versão do Gilberto Gil

Na dica de hoje vamos tocar a música no woman no cry de Bob Marley com a versão do Gilberto Gil, de uma maneira que o aluno iniciante consiga entender com mais facilidade.

Com a versão em português do Gilberto Gil, chamamos essa música pelo título de não chores mais.

Observação: como sempre vamos falar de como tocar música, mas sem dar a letra cifrada para que o iniciante consiga encontrar os acorde e fazer as mudanças guiado pelo seu ouvido musical.

Estudando em casa aqui

A sequência de acorde que iremos usar seguir, para tocar a música inteira: C // G/b // Am // F // C // G7 // C //

Repita várias vezes esta sequência aplicando ritmos diferentes.

Com esta sequência o iniciante apenas irá perceber o momento em que deverá fazer troca dos acordes.

Antes de começar a cantar e tocar a música utilizando a sequência dada acima, a pessoa deverá tocar cada acorde e cantar o nome dos mesmos várias vezes, para educar o ouvido com cada um deles.

Existe um detalhe interessante nessa música, onde o executante poderá tocar a mesma com ritmo de batida no violão e também usando dedilhados.

Caso você ainda não saiba executar os dedilhados e as batidas, navegue na lateral deste blog e vá em categorias e clique em dicas de violão.

Esta sequência que estudamos anteriormente, também poderemos encaixar em várias outras músicas.

Se você gosta também de cantar música sertaneja, esta sequência harmônica da música no woman no cry, irá encaixar perfeitamente em várias delas.

Agora que você iniciante entendeu como tocar a sequência harmônica da música não chores mais com a versão do Gilberto Gil, continue aplicando esta sequência em várias outras músicas de seu agrado, para conseguir montar o seu repertório musical.

Para esta sequência harmônica dada acima, aplique vários ritmos diferentes para cantar a mesma melodia, desta maneira a pessoa estará também praticando uma das formas de improvisação musical.

Educando ouvido musicalmente com os acordes.

Antes de fazer a troca dos acordes e cantar a música,toque várias vezes separadamente cada acorde com dedilhados diferentes, cantando o nome de cada um na altura correta, para trabalhar a percepção harmônica.

É de suma importância que eduquemos o nosso ouvido na percepção melódica, e também na percepção harmônica, que são duas coisas distintas uma da outra.

Percepção melódica, é quando trabalhamos a educação do nosso ouvido musicalmente nas melodias.

Percepção harmônica, e quando trabalhamos o nosso ouvido, educando o mesmo com harmonia, quer dizer nos acordes.

Mais uma observação: não colocamos aqui neste texto a letra da música, mesmo porque objetivo não é da a música cifrada, e sim fazer com que o iniciante consiga sozinho harmonizar esta melodia, no momento em que estiver cantando a mesma.

Caso você não conheça a letra desta música, com a versão do Gilberto Gil, que muita gente conhece como não chores mais, faça uma pequena pesquisa na internet e pegue a letra e aplique a sequência que estudamos acima.

Para que o iniciante consiga aprender fazer as suas próprias harmonias, o mesmo deverá evitar pegar música já cifradas para tocar, e tentar sempre fazer os seus próprios arranjos musicais, dessa maneira em um curto espaço de tempo já estará dominando a técnica do acompanhamento com facilidade.

Guitarra intensiva aqui

Em música, é muito mais gostoso fazer a própria harmonia, do que pegar tudo já prontinho.

Espero ter ajudado como a dica de hoje.

Professor, José Conceição

Se você gostou dessa nossa dica, compartilhe com seus amigos e também nas redes sociais.