Como tocar a escala pentatônica e penta – blues no violão

Na dica de hoje iremos falar a respeito de duas escalas, e dar dica de como tocar a escala pentatônica e penta – blues no violão.

Quando pensamos em fazer inprovisação musical, sendo no violão ou em qualquer outro instrumento musical, vem logo em mente estas duas escalas citadas anteriormente.

Para tocarmos a escala pentatônica, iremos trabalhar apenas cinco notas, e para a escala penta – blues, acrescentaremos a esta  cinco notas uma quinta abaixada.

Sempre trabalhamos cinco modelos, tanto da escala pentatônica, quanto da escala penta – blues, mas hoje iremos trabalhar apenas um modelo da escala pentatônica e o modelo da escala penta – blues, que são mais usados para praticar improvisação musical.

A seguir gravei um vídeo falando a respeito da escala pentatônica e como utilizá-la no violão.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

ESCALA PENTA- BLUES

Como o nome já diz, a escala penta – blues é realmente muito utilizada para tocar esta linguagem musical, mas outras linguagens também utilizam desta escala para criar frases musicais, utilizando de notas desta escala em algum momento da improvisação musical.

A escala penta – blues no modo menor, é uma das escalas mais utilizadas no mundo para fazer improvisação musical, e devido ter uma construção bastante agradável aos ouvidos, facilita para tocar improvisações musicais principalmente na linguagem do blues.

Veja a seguir no vídeo, as dicas de como trabalhar a escala penta – blues no violão.

Como foi dia no vídeo, trabalhar a escala penta – blues misturando as notas, facilita bastante para quem está iniciando, nos estudos da improvisação musical.

Quando misturamos as notas de uma escala, estamos criando os intervalos musicais diferentes, e desta maneira também criando frases musicais, e isso é muito importante para o desenvolvimento técnico, musical, e instrumental do iniciante em música, seja no violão ou em qualquer outro instrumento de sua preferência.

Dica: a improvisação musical ajuda no desenvolvimento técnico instrumental e musical do aluno iniciante.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição