Como perceber se um acorde é maior ou menor

Na dica de hoje iremos falar de como perceber se um acorde é maior ou menor para quem está iniciando nos estudos musicais.

É muito comum a pessoa que está iniciando nos estudos musicais, e principalmente no violão, confundir acorde maior com acorde menor e também ao contrário.

Um exemplo na prática: muita das vezes a pessoa começa a fazer um acompanhamento de uma melodia, e na hora de fazer a troca de acorde, consegue encontrar a nota do baixo, mas neste momento, e caso o ouvido não esteja educado para identificar se o acorde é maior ou menor, o estudante fica confuso.

Aperte o Play para ouvir a gravação.

Como resolver o problema e conseguir identificar se um acorde é maior ou se o acorde é menor?

Respondendo a esta pergunta cima: usando o conhecimento teórico, sabemos que,a nota que define se um acorde é maior ou menor é a terça do mesmo. Se a terça do acorde éV maior, logicamente o acorde também é maior, se a terça do acorde é menor, o acorde será menor, quer dizer, quem define se acorde é maior o menor é a terça.

Na teoria tudo é muito fácil de entender, mas quando a coisa é feita na prática e o executante precisa identificar rapidamente em um acompanhamento se acorde é maior ou menor?

Respondendo a mais esta pergunta acima: neste caso não tem jeito, a pessoa terá que treinar o seu ouvido praticando todos os dias acordes maiores e acordes menores até chegar ao ponto da percepção dos acorde ficar no automático.

Vamos agora pegar o nosso violão e treinar estes acordes a seguir todos os dias.

Pratique alguns minutos todos os dias cada um dos acordes maiores e menores até que o ouvido consiga perceber a diferença entre eles.

  1. C // Cm //
  2. D // Dm
  3. E // Em
  4. F // Fm
  5. G // Gm
  6. A // Am
  7. B // Bm

Observação: procure antes de começar a treinar os acordes, se o violão está afinado. Nunca pratique nenhum exercício com o instrumento musical, seja ele violão ou qualquer outro instrumento musical desafinado.

Treinando esses acordes todos os dias, irá chegar o momento em que, a pessoa escutara uma música que esteja tocando no rádio ou em qualquer outro veículo, e imediatamente conseguirá identificar cada acorde, e também a própria tonalidade da música em questão.

A partir do momento em que o estudante iniciante, consiga educar o seu ouvido musicalmente através dos acordes maiores e menores,nunca mais terá problemas quando estiver fazendo o acompanhamento de alguma música.

Praticando harmonia e improvisação.

Uma das maneiras mais eficientes para que uma pessoa eduque o seu ouvido musicalmente, é através da improvisação.

Todo estudante iniciante seja ele em qualquer instrumento musical, deveria logo no início começar praticar improvisação, devido a importância da mesma na formação do músico.

Procure sempre em seus estudos diários, praticar pelo menos alguns minutos de improvisação através das escalas e também dos acordes, e em pouco tempo irá perceber os benefícios desta linguagem musical.

Informação: navegue na lateral deste blog, onde temos todas as categorias, e indicações de estudos para o desenvolvimento técnico e musical do aluno iniciante.

Espero ter ajudado com esta dica de hoje. Professor, José Conceição