Como ouvir uma música e identificar cada instrumento musical

Na dica de hoje iremos aprender como ouvir uma música e identificar cada instrumento musical que esteja sendo executado na mesma.

Principalmente na música popular, temos duas coisas a serem consideradas, como a letra e a música.

Aperte o Play para ouvir a gravação.

É muito comum um iniciante chegar para um professor de música e perguntar o seguinte, você conhece aquela música, e quando o orientador pergunta qual a música, o iniciante diz apenas a letra da música.

Em uma composição popular que não seja estritamente instrumental, temos a letra e a música, e precisamos diferenciar uma coisa da outra.

Música é o que os instrumentos estão executando é a letra é a poesia.

É muito comum pessoas fazerem parcerias musicais, onde uma pessoa faz a letra e a outra pessoa faz a música.

Agora vamos entender como ouvir uma música corretamente identificar cada instrumento que esteja sendo executado na mesma.

Quando estamos ouvindo uma música o interessante é prestar atenção principalmente em cada instrumento que esteja sendo executado na mesma separadamente, mesmo porque as pessoas têm o hábito de ouvir apenas a letra da música.

É de suma importância que a pessoa iniciante em qualquer instrumento musical, e que deseja tocar uma música de seu interesse, escute esta música várias vezes identificando cada instrumento musical.

Se for uma banda que estiver tocando a música, o iniciante deverá identificar o contrabaixo, o teclado, a guitarra, a bateria, o violão, e também a marcação do Ritmo, desta maneira a percepção musical da pessoa iniciante será muito mais proveitosa para o seu desenvolvimento técnico e instrumental.

Logicamente, é de suma importância que o estudante aprenda a letra da música para no momento que estiver tocando, não precisar de auxílio da letra escrita em algum tipo de papel.

Apesar de existir a junção entre letra e música, as duas coisas são analisadas independentemente uma da outra.

Resumindo: você que está iniciando agora, quando estiver ouvindo uma música para aprender tocar, escute primeiro e identifique cada instrumento envolvido na mesma, desta forma irá facilitar o seu desenvolvimento instrumental e musical com mais facilidade.

Vamos falar mais um pouco de harmonia e improvisação .

Sempre em nossas dicas aqui neste blog, é de praxe ficar dando dicas de harmonia e improvisação, e entendemos que fazer a prática diária de improvisação é uma das melhores maneiras para o desenvolvimento técnico instrumental da pessoa que esteja iniciando os seus estudos musicais em qualquer instrumento musical.

Dica: reserve alguns minutos do seu dia para praticar improvisação, e logo irá perceber os ótimos resultados positivos em seu aprendizado musical.

Espero ter ajudado com as informações de hoje.

Professor, Jose Conceição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *