Como fazer transposição musical

Na dica de hoje, iremos falar de como fazer transposição musical através do violão para quem está iniciando os seus estudos neste instrumento.

A partir do momento em que o estudante de violão ou em outro instrumento musical, entende como funciona a transposição,tudo ficará mais tranquilo no momento de fazer um acompanhamento.

A seguir gravei um podcast falando a respeito da transposição e acompanhamento, e também um vídeo explicativo.

Aperte o Play para ouvir as informações.

Como ouvimos na gravação do podcast, nem todo mundo consegue cantar no mesmo tom, e por isso saber transpor um arranjo, é de suma importância para o instrumentista.

Não basta tocar escalas maiores e menores no violão, é preciso também entender os graus dos acordes que as compõem, e com isso, facilitar no momento de fazer a transposição musical.

Veja a seguir o vídeo que gravei a respeito de transposição musical, utilizando a música felicidade do compositor Lupicínio Rodrigues.

Como vimos na gravação do vídeo, a partir do momento em que entendemos como fazer as transposições musicais, os arranjos e os acompanhamentos ficaram muito mais dinâmicos e tranquilos para quem está iniciando os seus estudos musicais no violão ou em qualquer outro instrumento que estiver estudando.

Dica: é muito importante que a pessoa, coloque em prática as informações contidas no vídeo, principalmente os iniciantes do violão.

Esta é uma maneira descomplicada e simples de fazer transposições musicais utilizando o violão através dos graus das escalas maiores e menores.

TRANSPONDO SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS

Vamos trabalhar agora a transposição de sequências harmônicas, e iremos utilizar a escala de dó maior e seus graus como exemplo.

Cada acorde da escala de dó maior tem o seu grau correspondente, do grau um até ao sétimo.

Escala de dó maior.

C = grau 1 // Dm = grau 2 // Em = grau 3 // F = grau 4 // G7 = grau 5 // Am = grau 6 // Bm7(b5) = grau 7 // é de suma importância sabermos os graus correspondentes de cada acorde dentro da escala, para poder fazer a transposição das sequências harmônicas.

Se estivermos tocando uma música utilizando a sequência harmônica na tonalidade de dó maior, podemos fazer a transposição através dos graus da mesma.

Vamos agora ver um exemplo de transposição de sequência harmônica na tonalidade de dó maior.

Sequência harmônica 1 em dó maior.

C // Dm // G7 // C // Am // Dm // G7 :] repetir

Para esta sequência harmônica em dó maior, utilizamos os acordes e seus graus correspondentes que são = C = 1 // Dm = 2 // G7 = 5 // Am = 6

Para transportar esta sequência para uma outra tonalidade, basta que utilizemos os graus correspondentes a cada corte.

Vamos montar a escala de sol maior e fazer a transposição da sequência harmônica anterior.

Escala de sol maior.

G // Am // Bm // C // D7 // Em // F#m7(b5)

Para cada corte da escala de sol maior temos o seu grau correspondente que são: G = grau 1 // Am = grau 2 // Bm = grau 3 // C = grau 4 // D7 = grau 5 // Em = grau 6 // F#m7(b5) = grau 7

Vamos agora fazer a transposição.

Em do maior usamos para a sequência harmônica os graus = 1 – 2 – 5 – 6 – e na transposição para sol maior iremos utilizar estes mesmos graus, somente irão mudar os acordes.

G = grau 1 // Am = grau 2 // D7 = grau 5 // Em = grau 6 //

Observe que os graus são os mesmos, apenas mudamos os acordes.

Observação importante: a mesma música que iremos tocar na sequência de dó maior, neste caso podemos tocar esta mesma música na tonalidade de sol maior utilizando os mesmos graus e apenas mudando os acordes.

Esta técnica se aplica para as escalas maiores e também para as escalas menores.

ESCALAS MAIORES E SEUS GRAUS CORRESPONDENTES

Primeira escala em dó maior.

C = grau 1 // Dm = grau 2 // Em = grau 3 // F = grau 4 // G7 = grau 5 // Am = grau 6 // Bm7(b5) = grau 7

Segunda escala em sol maior.

G = grau 1 // Am = grau 2 // Bm = grau 3 // C = grau 4 // D7 = grau 5 // Em = grau 6 // F#m7(B7) = grau 7

Terceira escala em ré maior.

D = grau 1 // Em = grau 2 // F#m = grau 3 // G = grau 4 // A7 = grau 5 // Bm = grau 6 // C#m7(b5) = grau 7

Quarta escala em lá maior.

A = grau 1 // Bm = grau 2 // C#m = grau 3 // D = grau 4 // E7 = grau 5 // F#m = grau 6 // G#m7(b5) = grau 7

Quinta escala em mi maior.

E = grau 1 // F#m = grau 2 // G#m = grau 3 // A = grau 4 // B7 = grau 5 // C#m = grau 6 // D#m7(b5) = grau 7

Sexta escala em si maior.

B = grau 1 // C#m = grau 2 // D#m = grau 3 // E = grau 4 // F#7 = grau 5 // G#m = grau 6 // A#m7(b5) = grau 7

Sétima escala em fá maior.

F = grau 1 // Gm = grau 2 // Am = grau 3 // Bb = grau 4 // C7 = grau 5 // Dm = grau 6 // Em7(b5) = grau 7

ESCALAS MENORES E SEUS GRAUS CORRESPONDENTES

Primeira escala de lá menor.

Am = grau 1 // Bm7(b5) = grau 2 // C = grau 3 // Dm = grau 4 // E7 = grau 5 // F = grau 6 // G# diminuto ou G#° = grau 7

Segunda escala de mi menor.

Em = grau 1 // F#m7(b5) = grau 2 // G = grau 3 // Am = grau 4 // B7 = grau 5 // C = grau 6 // D#° = grau 7

Terceira escala em si menor.

Bm = grau 1 // C#m7(b5) = grau 2 // D = grau 3 // Em = grau 4 // F#7 = grau 5 // G = grau 6 // A#° = grau 7

Quarta escala em fá# menor.

F#m = grau 1 // G#m7(b5) = grau 2 // A = grau 3 // Bm = grau 4 // C#7 = grau 5 // D = grau 6 // E#° = grau 7

Quinta escala em dó# menor

C#m = grau 1 // D#m7(b5) = grau 2 // E = grau 3 // F#m = grau 4 // G#7 = grau 5 // A = grau 6 // B#° = grau 7

Sexta escala em sol# menor.

G#m = grau 1 // A#m7(b5) = grau 2 // B = grau 3 // C#m = grau 4 // D#7 = grau 5 // E = grau 6 // F° dobrado sustenido ou FX° = grau 7

Observação a respeito do Fá dobrado sustenido. Como o nome já diz,ao invés de avançar uma casa no violão,teremos que avançar duas casas. O símbolo do dobrado sustenido é parecido com o X,e como o meu teclado não tem o símbolo do dobrado sustenido,eu usei o X.

Sétima escala em ré menor.

Dm = grau 1 // Em7(b5) = grau 2 // F = grau 3 // Gm = grau 4 // A7 = grau 5 // Bb = grau 6 // C#° = grau 7

Anotamos as escalas maiores e menores e seus graus correspondentes, para facilitar no momento de fazer as transposições musicais.

COMO TIRAR MÚSICAS DE OUVIDO

Neste tópico, iremos dar dicas de como o iniciante conseguirá tirar músicas de ouvido utilizando as sequências harmônicas descritas anteriormente.

Dica 1: decorar o posicionamento do acorde e o nome do mesmo.

Dica 2: tocar e cantar o nome do acorde várias vezes.

Dica 3: não esquecer da numeração dos graus dos acordes dentro da escala, sempre que estiver fazendo o exercício. 

Dica 4: treinar cantando o nome dos acordes com várias sequências harmônicas diferentes para uma mesma escala maior ou menor.

Dica 5: inventar melodias e tentar encaixar os acordes nas mesmas para fazer o acompanhamento.

Dica 6: escutar várias vezes a gravação de uma música e depois tentar tirar o solo da melodia no violão ou em outro instrumento que estiver estudando.

Dica 7: colocar uma música para tocar e tentar descobrir os acordes da mesma de ouvido.

Estas foram algumas dicas, mas existem várias outras que a pessoa poderá colocar em prática todos os dias.

SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS USADAS EM ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS

Agora iremos falar de sequências harmônicas muito utilizadas sem acompanhamentos musicais.

Sequência harmônica 1 em dó maior.

C // Dm // G7 :] repetir

Sequência harmônica 2 vendo a maior.

C // Am // Dm // G7 :] repetir

Sequência harmônica 3 em dó maior.

C // Em // F // C // G7:] repetir

Sequência harmônica 4 em dó maior.

C // F // C // G7:] repetir

Sequências harmônica 5 em dó maior.

C // G7 // C // F :] repetir

Estas foram algumas sequências harmônicas na tonalidade de dó maior, e o estudante iniciante deverá criar outras em escalas diferentes para o treinamento do dia a dia.

Sequências harmônicas na tonalidade de lá menor.

Sequência harmônica em lá menor numero 1, muito usada em acompanhamento musical.

Am // E7 // Am // A7 // Dm // E7:] repetir

Sequência harmônica 2 em lá menor.

Am // Dm // Am // E7:] repetir

Sequência harmônica 3 em lá menor.

Am // A7 // Dm // F // E7:] repetir

Sequência harmônica 4 em lá menor.

Am // C // F // Dm // E7:] repetir

Sequência harmônica 5 em lá menor.

Am // C // Dm // F // E7:] repetir

O estudante deverá treinar estas sequências menores, e também criar em outras tonalidades menores sequências semelhantes a estas.

Estas sequências maiores e menores que foram anotadas anteriormente, o estudante praticando pelo menos alguns minutos todos os dias,em um curto espaço de tempo já irá obter ótimos resultados, e com isso conseguir fazer os seus acompanhamentos com mais tranquilidade.

COMO APRENDER VIOLÃO SOZINHO

Existem muitos casos, em que conhecemos pessoas que aprenderam a tocar violão sozinhas, e isso acontece de verdade.

É possível aprender a tocar violão sozinho(a)?

A resposta é sim. Mas para isso, existem bastante esforços da pessoa que está interessada em aprender a tocar o instrumento violão, e para isso exige também bastante pesquisa e dedicação no dia a dia.

Quando o iniciante tem um orientador, o seu aprendizado irá ficar mais facilitado, devido o professor saber quais são os exercícios e estudos para quem está iniciando de maneira correta, e com isso a pessoa conseguirá adiantar o seu processo de ensino-aprendizagem.

Aqui em em nosso blog e também lá em nosso canal do YouTube, o iniciante tem a oportunidade de praticar exercícios que irão facilitar no seu aprendizado, mesmo estudando sozinho(a) pela internet em sua própria casa.

Observação importante: estudando com a orientação de um professor ou sem esta orientação, o iniciante deverá praticar pelo menos alguns minutos diariamente os estudos e exercícios, para que no curto espaço de tempo possa obter ótimos resultados.

COMO TOCAR RITMOS NO VIOLÃO

Aqui neste tópico, vamos falar a respeito de apenas dois ritmos de batidas no violão de maneira simplificada, para que o iniciante entenda e posteriormente aplique variações dos mesmos em seu instrumento musical.

Primeiro ritmo simples de batida no violão.

Toque com o polegar da mão direita, da sexta corda em direção a primeira corda do violão, e depois com o dedo indicador da primeira corda em direção à sexta corda do instrumento em movimento contínuo.

Segundo ritmo simples de batida no violão.

Primeiro: toque com dedo polegar da sexta corda em direção a primeira.

Segundo: toque com o dedo indicador da primeira corda em direção à sexta corda.

Terceiro: abafar com a palma da mão todas as cordas do violão.

Quarto: toque novamente com dedo indicador da primeira em direção a sexta corda do violão.

Com esses quatros movimentos de mão direita, a pessoa irá tocar um ritmo de batida, e ainda estará fazendo percussão no instrumento, que nosso caso é o violão.

Dica: uma coisa bastante interessante no estudo da mão direita no violão, é o estudante inventar ritmos e tentar tocar no instrumento, isso irá desenvolver uma técnica personalizada.

QUAIS OS DEDILHADOS MAIS USADOS NO VIOLÃO

Vamos agora falar sobre os dedilhados mais utilizados para fazer acompanhamentos de músicas no violão.

Primeiro dedilhado:

P – i – m – a

Segundo dedilhado:

P – i – m – a – m – i

Terceiro dedilhado:

P – i – m – i – a – i – m – i

Quarto dedilhado:

P – i – [ m – a ] – i 

Observação: para este dedilhado, o dedo médio e anelar da mão direita irão tocar na vertical, quer dizer ao mesmo tempo.

Quinto dedilhado:

P – a – m – i

Estes são os dedilhados que os iniciantes mais utilizam quando estão começando a aprender a tocar o violão, mas existem vários outros que no decorrer do aprendizado, a pessoa irá adicionando ao seu repertório de dedilhados para fazer acompanhamentos musicais no instrumento.

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Professor, José Conceição