Como fazer o primeiro arranjo musical no violão

Na dica de hoje,iremos aprender como fazer o primeiro arranjo musical no violão utilizando as notas melódicas para encontrar os acordes.

Esta será uma dica bem simples para os iniciantes no violão, e que gostaria de fazer os seus arranjos musicais de ouvido.

Para esta dica,utilizamos a música do compositor, Raul Sampaio,intitulada Meu pequeno Cachoeiro, que fez e faz muito sucesso na voz do Roberto Carlos.

Observação: está composição, Meu pequeno Cachoeiro,está sendo utilizada apenas para fins didáticos.

A seguir gravei um vídeo com as dicas de como encontrar os acordes através das notas melódicas de um acorde.

Como observamos na gravação do vídeo, encontrar os acordes através das notas melódicas,irá facilitar para os iniciantes no violão ou mesmo de, outros instrumentos musicais.

 SEQUÊNCIA HARMÔNICA UTILIZADA PARA TOCAR A MÚSICA MEU PEQUENO CACHOEIRO.

Sequência harmônica em dó maior.

C // Dm // G7 :]

Lógico que, poderíamos ter adicionado pelo menos mais 3 acordes,mas como esta é uma dica inicial,preferimos harmonizar a música, Meu Pequeno Cachoeiro, utilizando apenas os 3 acordes citados anteriormente.

Esta não é a única técnica para fazer harmonizações musicais,mas é uma opção para os iniciantes no violão e também para estudantes iniciantes de  outros instrumentos harmônicos.

Dica: além dessa técnica que utilizamos no vídeo, o estudante iniciante, também deverá procurar fazer as suas harmonizações através dos blocos de acordes, experimentando harmonizações musicais através do baixo de cada um deles.

Uma coisa bem interessante para desenvolver a percepção harmônica e conseguir fazer os arranjos, é o iniciante utilizar uma mesma sequência harmônica em músicas diferentes, mas deve-se observar as tonalidades, se estar na tonalidade maior, as outras músicas terá também que estar na tonalidade maior, se for na tonalidade menor, as outras músicas também terão que está na tonalidade menor.

Quanto mais a pessoa ficar testando acordes diferentes para fazer as suas harmonizações e os acompanhamentos musicais,estas repetições irá fazer com que este estudante consiga educar o seu ouvido harmonicamente com mais facilidades em menos tempos de estudo, a repetição é de fundamental importância, principalmente para os iniciantes, não somente no violão mas também em outros instrumentos musicais.

Mais uma dica: como sempre tenho dito aqui neste blog, é de fundamental importância que a pessoa repita várias vezes um mesmo acorde cantando o nome do mesmo, isso irá ajudar bastante no desenvolvimento da percepção harmônica.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição