Como fazer improvisação musical usando a escala maior e a escala menor

Hoje iremos dar dica de como fazer improvisação musical usando a escala maior e a escala menor, correndo todo o braço do violão.

A seguir gravei dois vídeos falando a respeito da escala maior e da escala menor, e como utilizar as mesmas para fazer improvisação musical e também acompanhamentos.

A seguir iremos entender o funcionamento da escala de dó maior no, vídeo 1.

Aperte o Play para ver as dicas no vídeo.

Como você pode perceber, estudar a escala correndo o braço do violão, e misturando as notas, é de fundamental importância para o desenvolvimento técnico, instrumental e musical do iniciante neste instrumento maravilhoso, que em nosso caso é o violão.

ESCALA DE LÁ MENOR

Para a escala de lá menor, iremos trabalhar também a parte de improvisação musical, correndo todo o braço do violão, e dando dica de como fazer acompanhamentos musicais através da mesma.

Dica: é muito importante que, todo iniciante logo no início de seus estudos musicais, trabalha a parte de improvisação musical em seu instrumento, seja no violão ou qualquer outro de sua preferência. Saber como fazer improvisação musical através da escala maior e da escala menor é de fundamental importância para o desenvolvimento técnico, instrumental e musical do aluno iniciante.

Veja a seguir a dica no vídeo 2 a respeito de como trabalhar a escala menor no braço do violão.

Aperte o Play no vídeo, para entender como funciona o trabalho de improvisação e acompanhamento no instrumento.

Como percebemos no vídeo 2 trabalhar a escala menor é um pouquinho mais complicado do que a escala maior, devido termos três escalas menores, que são: escala menor natural, a escala menor harmônica e a escala menor melódica.

Estas três escalas menores quando estamos improvisando, elas se misturam, quer dizer: em algum momento da improvisação iremos utilizar notas de uma outra escala, mesmo tendo escolhido apenas uma escala como padrão para trabalhar a improvisação musical, seja no violão ou em outro instrumento musical.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as, e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição

Visite também meu canal no YouTube acessando este endereço aqui. Canal no YouTube