Como fazer acompanhamentos e improvisação musical usando os baixos dos acordes

Na dica de hoje, iremos aprender com fazer improvisação musical usando o baixo dos acordes, e dessa maneira facilitar os estudos no violão para quem está iniciando.

Entendendo como funciona os baixos dos acordes, o iniciante no violão, não somente conseguirá fazer improvisação através dos mesmos, como também acompanhamentos musicais com mais facilidades.

O acorde consonante maior e menor, são compostos pela primeira, terceira e quinta nota da escala, sendo ela maior ou menor.

Exemplo: para montar o acorde de dó maior precisamos das notas. Dó, Mi, Sol = C // com estas notas que compõem o acorde de dó maior, podemos não somente fazer improvisação musical, como também acompanhamentos musicais utilizando as mesmas.

Agora um exemplo no acorde de lá menor. Para montar o acorde de lá menor, precisamos também da primeira, terceira e quinta nota da escala de lá menor. Lá, Dó , Mi = Am // com essas notas poderemos fazer acompanhamentos e também improvisações musicais.

Os dois exemplos dados acima, com o acorde de dó maior e o acorde de lá menor, serve para qualquer outro acorde, maior ou menor.

Cada acorde, tem a sua própria escala modal, para a montagem do mesmo.

O iniciante poderá fazer acompanhamentos tocando o acorde por inteiro, ou somente tocando o baixo de cada acorde, utilizando músicas fáceis para execução no violão.

Veja o exemplo no vídeo que gravei a seguir.

Aperte o Play para ver as dicas.

Como foi dito no vídeo, esta é uma maneira de fazer acompanhamentos musicais e também improvisação, para quem está iniciando agora nos estudos deste instrumento maravilhoso.

DICAS DE MÚSICAS FÁCEIS PARA O INICIANTE APLICAR A TÉCNICA EXPLICADA NO VÍDEO ACIMA.

Fazendo o acompanhamentos utilizando apenas o baixo de cada acorde.

Primeira música.

Ciranda – Cirandinha

Acordes: C // G7 //

Segunda música.

Nesta rua

Acordes:  Am // E7 // A7 // Dm //

Terceira música.

O Cravo e a Rosa.

Acordes: C // F // G7 // C7 //

Quarta música.

Samba Le – lê.

Acordes: C // C7 //

Quinta música.

Cai -:Cai – Balão.

Acordes: C // G7 //

Sexta música.

Para não dizer que não falei das flores, do compositor Geraldo Vandré.

Acordes. Am // G //

Sétima música.

Asa Branca, dos compositores, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Acordes: C // F // G7 // C7 //

Estas foram algumas músicas que podemos tocar com os acordes completos, ou apenas utilizando apenas o baixo de cada um deles.

É de suma importância que, o iniciante procure também outras músicas de seu conhecimento, para aplicar esta mesma técnica, e desta maneira irá evoluir com mais tranquilidade, nos estudos do violão ou de qualquer outro instrumento musical.

PRATICANDO HARMONIA E IMPROVISAÇÃO MUSICAL NO VIOLÃO.

Como já dissemos em várias postagens e também em videos, a improvisação musical é sem dúvida, uma das melhores ferramentas para o iniciante desenvolver a sua técnica e a sua musicalidade com mais facilidades.

Se você que está lendo este post, já começou os seus estudos no violão ou em outro instrumento musical, mas ainda não pratica improvisação musical, a minha dica e: começa a praticar ainda hoje, e logo irá perceber o quanto é interessante e agradável trabalhar esta ferramenta.

O iniciante pode praticar improvisação musical, utilizando as escalas, e também as notas do próprio acorde que estiver tocando no violão.

É de suma  importância que, quando a pessoa inicia os seus estudos no violão ou em outro instrumento musical,procure fazer improvisação através de músicas conhecidas, desta maneira irá facilitar a criação das frases musicais, e também a parte de harmonização.

Mais uma dica: procure também criar as suas próprias melodias no violão, desta maneira ficará mais fácil educar o ouvido musicalmente, devido o iniciante estar sempre procurando as notas para criar as suas frases musicais.

Se você gostou dessas dicas, divulgue para os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição