Como encontrar vários acordes para uma mesma nota melódica

Na dica de hoje iremos aprender como encontrar vários acordes para uma mesma nota melódica, facilitando assim à harmonização de uma música.

Nesta dica de hoje, não vamos falar de sequências harmônicas e nem de tonalidades, e sim, de como utilizar vários acordes para harmonizar uma mesma nota que estivermos cantando.

É comum para quem está iniciando, encontrar dificuldades na hora de fazer a troca de acordes, devido o ouvido ainda não estar preparado melodicamente, e também harmonicamente, para fazer as harmonizações com mais facilidade.

Às vezes, a pessoa toca uma nota melódica, e testa o acorde pertencente aquela nota, e a mesma não combina, fazendo com que a pessoa que está iniciando fique confusa de qual acorde irá combinar com aquela nota, que o mesmo está cantando.

Como resolver esta situação, e encontrar o acorde para fazer uma boa harmonização musical?

Vamos aqui dar alguns exercícios utilizando as notas da escala de dó maior.

O que vamos fazer a seguir, não significa esgotar todos os acordes para para harmonizar uma mesma nota, e sim alguns acordes para facilitar à quem está iniciando os seus estudos musicais seja, no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Vamos agora ao exercício.

Exercício 1) para a nota , vamos testar todos estes acorde em um acompanhamento: C // Cm // F // Fm // Am // todos esses acordes contém a nota dó.

Exercício 2) utilizando a nota , testaremos estes acordes: D // Dm // G // Gm // Bm // todos estes acordes contém a nota ré.

Exercício 3) vamos agora tocar a nota melódica MI, vamos testar esses acordes: E // Em // A // C#m // a nota melódica me pertence a esses acordes descrito acima.

Exercício 4) vamos agora trabalhar a nota melódica , utilizaremos para esta nota melódica estes acordes a seguir: F // Fm // Bb //Bbm / Dm // todos estes acordes contém a nota melódica fá.

Exercício 5) vamos agora a nota melódica SOL, para esta nota iremos tocar estes acordes: G // Gm // C // Cm // Em // todos esses acordes contém a nota melódica sol.

Exercícios 6) estudaremos agora a nota , vamos entender quais os acordes para harmonizar esta nota: A // Am // D // Dm // F#m // todos esses acordes contém a nota melódica lá.

Exercício 7) agora sim, vamos trabalhar também a nota SI, para esta nota melódica iremos utilizar estes acordes: B // Bm // E // Em // G#m //

Observação importante a respeito dos exercícios dados acima: como já dissemos anteriormente, não estamos aqui trabalhando com sequências harmônicas e nem escalas maiores e menores, apenas selecionamos alguns acordes que contém a mesma nota melódica.

Podemos ter dezenas de acordes para harmonizar uma mesma nota melódica, nestes exercícios, a nossa seleção foi apenas de alguns acordes mais simples para cada nota melódica.

A pessoa que está iniciando, não pode confundir nota melódica com acorde.

Nota melódica é aquela nota que cantamos ou tocamos uma por uma no instrumento musical que estudamos.

Acordes, é uma combinação de três ou mais notas tocadas simultaneamente.

Quando você tocar uma nota melódica, experimente tocar vários acordes diferentes harmonizando essa mesma nota, e perceba qual o acorde que SOOU melhor para você harmonizar a sua música e fazer o seu acompanhamento musical.

Praticando harmonia e improvisação musical.

O que é improvisação musical?acontece muito de quem está fazendo a base tocar vários acordes em cima de uma mesma nota melódica, desta maneira à harmonia não fica parada muito tempo em cima de um mesmo acorde.

É comum instrumentista que tocam instrumento de sopro, executar notas prolongadas, e este é o momento de quem está fazendo o acompanhamento, tocar vários acordes em cima desta nota melódica.

Dica 1) grave cada sequência de acordes que estudamos anteriormente, coloque para tocar, e fique executando a mesma nota melódica, e perceba como irá soar.

dica 2) agora grave a apenas a nota melódica repetindo-a várias vezes esta mesma nota, e toque em seu instrumento musucal os acordes, para também perceber como irá soar.

Curso completo para iniciantes é avançado aqui.

Espero ter ajudado com estas dicas de hoje.

Professor, José Conceição