Como encontrar os acordes em uma música

Hoje daremos dicas de como encontrar os acordes em uma música com mais facilidade, para quem está iniciando no violão e também na guitarra.

Para quem está iniciando nos estudos da música popular, seja no violão ou guitarra, a pergunta é sempre a mesma, como encontrar os acordes de uma música?

Vamos aqui passar 3 dicas muito importantes, para que o iniciante consiga encontrar os acordes com mais facilidade em seu instrumento musical.

Como já dissemos em aulas passadas, é de suma importância que o iniciante cante o nome de cada acorde que estiver executando no violão ou na guitarra, facilitando a identificação do mesmo dentro de uma escala musical.

Vamos às dicas.

Primeira dica: para encontrar o acorde de uma música utilizando o violão e a guitarra, procure através das cordas mais graves do violão, como por exemplo: a quinta e a sexta corda.

Vamos dar exemplo de como achar o acorde: posicione o dedo indicador da mão esquerda correspondente ao dedo número 1 na sexta corda do violão primeira casa, e vá tocando casa por casa até encontrar o som corresponde ao acorde desejado.

A partir do momento que o iniciante encontrou o som que deseja, esta será a nota do baixo do acorde, e neste caso mantém-se esta nota e testa se o acorde é maior ou menor.

Exemplo: com essa técnica acima, correndo a sexta corda do braço do violão, o iniciante já deverá ter noção de acorde maior e menor, e se a nota encontrada for a nota DÓ, a pessoa irá montar o Acorde de DÓ Maior ou DÓ Menor, mas com este baixo encontrado, neste caso poderá também ser um acorde de DÓ Diminuto.

Segunda dica: nesta segunda dica, iremos usar a primeira e a segunda corda do violão e também da guitarra para encontrarmos os acordes que desejamos.

Vamos encontrar o acorde: pressione a primeira corda do violão na primeira casa e cante alguma nota e corra o braço do violão, tente encontrar essa nota que está cantando.

Suponhamos que você encontrou a nota Lá na primeira corda quinta casa no braço do violão. Neste caso usaremos o Acorde de Lá maior ou Lá menor.

Terceira dica: nesta terceira dica, iremos usar não mais as notas isoladas para encontrar os acordes, mas sim o bloco do acorde, quer dizer, o Acorde completo.

Para encontrar o Acorde desejado usando o bloco, iremos montar um acorde completo com Pestana abarcando as seis cordas.

Iremos cantar alguma nota e correr o braço do violão ou guitarra, da primeira casa até a décima casa, quando encontrarmos o Acorde correspondente ao que estivermos cantando, faremos o teste se este acorde é maior ou menor.

Resumo das 3 dicas dadas acima.

Gostaríamos de esclarecer que, ao encontrar uma nota no braço do instrumento, não quer dizer que, esta nota é o baixo do acorde ou a melodia, precisamos identificar o contexto em geral.

Uma mesma nota musical, poderá ser harmonizada com vários acordes diferentes, mas para cada nota existem 3 acordes simples que a harmoniza.

Vamos dar um exemplo na escala de DÓ Maior. Se usarmos a nota da escala de dó maior, esta mesma nota, poderemos harmonizá-la com o Acorde de dó maior o acorde de fá maior e também o Acorde de lá menor, que estão dentro da própria escala de DÓ Maior.

Para cada nota temos três acordes simples dentro da própria escala.

Estas foram as 3 dicas, um pouco mais avançadas, mas se você que está lendo este artigo vem acompanhando o nosso blog, não terá dificuldades em entender o contexto de como funciona harmonização de uma música.

Casas Vista alguma dúvida envie mensagem através do formulário de site.

Espero ter ajudado com estas dicas de hoje. Professor, José Conceição