Como encontrar os acordes da música Asa Branca dentro da escala maior

Na dica de hoje, iremos entender como encontrar os acordes da música Asa Branca dentro da escala maior. A música Asa Branca, é uma composição dos compositores, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e iremos usar a mesma para fins didáticos.

Geralmente o iniciante apreende vários acordes, e depois surge a pergunta: como encaixar acordes no acompanhamento de uma música?

Para responder a pergunta de como, encaixar os acordes no acompanhamento de uma música, precisamos entender um detalhe fundamental no aprendizado musical, seja no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Muita das vezes, a pessoa que está começando do zero, começa a decorar vários acordes, e esquece o principal, que é trabalhar a percepção musical, para educar o ouvido musical mente, e desta forma ter facilidade para encaixar os acordes de maneira correta no acompanhamento de uma música.

Como já dissemos em outras dicas aqui neste blog, o estudante poderá saber todos os acordes possíveis, mas se não trabalhar a percepção musical, a coisa não irá funcionar corretamente como desejado.

Gravei um vídeo com dicas bem interessantes, para que o iniciante do zero, consiga encontrar os acordes dentro da escala musical, e fazer as suas harmonizações com mais facilidades.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas e colocar em prática utilizando a música Asa Branca do Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Observe que: usando a técnica de grifar as palavras, ou as frases, facilita bastante para encontrar os acordes e fazer harmonizações e os acompanhamentos da música, seja ela, Asa Branca do Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, ou músicas de qualquer outro compositor.

DICA DE ALGUMAS MÚSICAS UTILIZANDO A TÉCNICA EXPLICADA NO VÍDEO

  • Ciranda – Cirandinha
  • Acordes= C // G7
  • Cai Cai Balão
  • Acordes = C // G7
  • O Cravo e a Rosa
  • Acordes = C // G7 // C7 // F
  • Samba Lelê
  • Acordes = C // G7
  • Nesta rua
  • Am // E7 // A7 // Dm
  • Para não dizer que eu não falei das flores, do compositor Geraldo Vandré
  • Acordes = Am // G

Estas foram algumas músicas para o iniciante aplicar a técnica explicada no vídeo, mas o mesmo poderá pesquisar várias outras músicas e fazer as suas próprias harmonizações com a utilização da técnica mencionada no vídeo.

HARMONIA, IMPROVISAÇÃO E PERCEPÇÃO MUSICAL

Não podemos deixar de mencionar nesta dica de hoje, a parte de improvisação musical, como sempre falamos em outras dicas aqui no blog, mesmo porque, esta ferramenta facilita bastante o desenvolvimento técnico, instrumental e musical de quem está iniciando do completo zero, no violão, na guitarra, ou em qualquer outro instrumento musical.

Independente da linguagem musical que o iniciante esteja aprendendo, a parte de improvisação musical, é de suma importância para agilizar o processo do aprendizado, e com isso fazer com que a pessoa sinta-se, cada vez mais incentivada a praticar os seus estudos diariamente.

A improvisação pode ser treinada utilizando as escalas e também os acordes, e aqui no blog temos artigos falando a este respeito.

Para encontrar várias dicas interessantes para quem está aprendendo do zero, basta navegar na lateral deste blog em categorias.

DICA PARA ESTUDOS DIÁRIOS, NO VIOLÃO, NA GUITARRA, NO PIANO, E TAMBÉM EM OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS

Antigamente, a ideia era praticar os exercícios técnicos, seja ele em qual instrumento fôr, várias horas todos os dias, mas com o passar do tempo, percebemos que, não é a quantidade de horas estudadas diariamente que vai fazer com que a pessoa se torna um grande instrumentista, e sim a prática diária.

Não adianta muito, a pessoa estudar várias horas em apenas um dia da semana, e os outros dias não pegar no instrumento para praticar os exercícios.

Se o iniciante praticar apenas alguns minutos, mas todos os dias da semana, em pouco tempo já irá perceber os bons resultados.

Dica importante: nunca acumule exercícios e músicas, tente dominar um por um, para somente depois acrescentar o próximo exercício ou a próxima música, desta maneira a pessoa irá se desenvolvendo tecnicamente e musicalmente de uma maneira mais tranquila, no seu aprendizado musical.

Espero ter ajudado os iniciantes no violão, na guitarra, no piano, e também em outros instrumentos musicais, com a dica de hoje.

Se você gostou das nossas informações de hoje, compartilhe com os seus amigos e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição