Como educar o ouvido melodicamente
Na dica de hoje iremos estudar alguns exercícios para trabalhar a percepção melódica e com isso educar o ouvido melodicamente.
Para entender com mais facilidades, a respeito de como educar o ouvido melodicamente, iremos trabalhar as escalas e exercícios utilizando o sistema numérico.
Caso você ainda não entenda como encontrar as notas musicais no braço do violão através dos números, acesse este endereço.
Vamos ouvir as dicas de como trabalhar a percepção melódica utilizando o violão através dos números.
Como ouvimos na gravação do podcast, é de suma importância a repetição de cada nota melódica que tocamos no instrumento, para que o ouvido perceba mais rapidamente e com isso irá facilitar para fazermos as improvisações musicais através das escalas e intervalos.
Na sequência iremos tocar a escala de dó maior e a escala de lá menor utilizando os números para encontrar as notas no braço do instrumento.
TOCANDO NO VIOLÃO A ESCALA DE DÓ MAIOR.
Tocar: 53 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 43 = fá // 30 = sol // 32 = lá // 20 = si // 21 = dó // 20 = si // 32 = lá // 30 = sol // 43 = fá // 42 = mi // 40 = ré // 53 = dó :] repetir cantando o nome de cada nota da escala várias vezes.
Tocando e cantando os intervalos da escala de dó maior.
Tocar e cantar.
53 – 40 = intervalo de segunda maior.
53 – 42 = intervalo de terça maior.
53 – 43 = intervalo de quarta justa.
53 – 30 = intervalo de quinta justa.
53 – 32 = intervalo de sexta maior.
53 – 20 = intervalo de sétima maior.
53 – 21 = intervalo de oitava justa.
Ao repetir esses intervalos todos os dias durante alguns minutos, em pouco tempo o iniciante já irá observar os ótimos resultados.
TOCAR NO VIOLÃO A ESCALA DE LÁ MENOR.
Tocar: 50 = lá // 52 = si // 53 = dó // 40 = ré // 42 = mi // 43 = fá // 31 = sol sustenido // 32 = lá // 31 = sol sustenido // 43 = fá // 42 = mi // 40 = ré // 53 = dó // 52 = si // 50 = lá :] repetir várias vezes cantando o nome das notas.
Tocar e cantar os intervalos da escala de lá menor.
50 – 52 :] intervalo de segunda maior.
50 – 53 :] intervalo de terça menor.
50 – 40 :] intervalo de quarta justa.
50 – 42 :] intervalo de quinta justa.
50 – 43 :] intervalo de sexta menor.
50 – 31 :] intervalo de sétima maior.
50 – 32 :] intervalo de oitava justa.
Repetir os intervalos várias vezes para que o ouvido perceba estas extensões e com isso facilitar no momento de criar as melodias através do violão.
CRIANDO MELODIAS MUSICAIS ATRAVÉS DOS INTERVALOS DA ESCALA DE DÓ MAIOR E LÁ MENOR.
Criando melodias utilizando os intervalos da escala de dó maior.
Sempre tocar e cantar as notas que estiver tocando no violão.
Tocar: 53 – 42 – 40 – 43 – 32 – 40 – 43 – 32 – 21 – 20 – 21 :]
Tocar: 30 – 32 – 43 – 42 – 40 – 53 – 40 – 43 – 32 – 20 – 21 :]
Tocar: 21 – 20 – 21 – 20 – 32 – 30 – 43 – 42 – 40 – 53 :]
Agora chegou o momento do estudante criar outras combinações e tocar e cantar no violão.
Criando melodias na escala de lá menor.
Tocar e cantar.
50 – 53 – 52 – 50 – 42 – 40 – 43 – 31 – 32 – 31 – 43 – 42 – 32 – 31 – 43 – 42 – 40 – 53 – 52 – 50 :] repetir
42 – 31 – 32 – 31 – 43 – 32 – 43 – 42 – 40 – 53 – 52 – 50 :] repetir
32 – 31 – 43 – 31 – 43 – 42 – 40 – 31 – 43 – 42 – 40 – 53 – 52 – 50 :] repetir
É de suma importância que o iniciante no violão trabalhe outras combinações na escala de lá menor e conheço facilitar na percepção melódica.
Resumo: a importância do estudo de percepção melódica não é estudar várias horas todos os dias, mas sim alguns minutos diariamente, desta maneira o estudante em pouco tempo irá observar os ótimos resultados e conseguir fazer as suas improvisações.
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Professor, José Conceição