Como desenvolver o aprendizado musical mais rápido

Hoje iremos falar de como desenvolver o aprendizado musical mais rápido, onde o iniciante consiga desenvolver a sua técnica instrumental com mais facilidade.

Conceito de estudo musical diário.

Antes de continuarmos, precisamos fazer um pequeno resumo:

Quando uma pessoa inicia os seus estudos musicais, lhe é apresentado uma enorme quantidade de estudos e exercícios para a prática do seu dia a dia para desenvolver a técnica instrumental e musical.

Continuando: esta quantidade enorme de exercícios e estudos irão chegar ao ponto de que, o aluno não conseguirá dar conta de praticar todos diariamente, e desta forma ficando extremamente cansativo os estudos musicsis.

Geralmente no violão, começamos os estudos com técnica de dedilhados para a mão direita, e somente depois passaremos a estudar a mão esquerda.

Existem centenas ou mesmo milhares de formas de dedilhados para o desenvolvimento técnico da mão direita no violão.

Por existir centenas de dedilhados para o desenvolvimento técnico da mão direita, é muito comum o iniciante querer estudar vários dedilhados ao mesmo tempo.

É válido conhecer e praticar logo no início vários dedilhados diferentes?

Respondendo a esta pergunta cima, podemos dizer que sim, no início é de suma importância a pessoa que esteja iniciando os seus estudos no violão ou qualquer outro instrumento musical, praticar e conhecer vários dedilhados.

Agora vamos falar de tempo para estudar estes vários dedilhados que aprendemos logo no início.

Saber executar vários dedilhados é uma coisa bastante interessante, mas no decorrer do tempo a coisa não ficará tão interessante assim, mesmo porque a pessoa precisa desenvolver também outras técnicas além dos arpejos.

O iniciante precisa e deve conhecer vários dedilhados diferentes, mas isso não quer dizer que, o mesmo precisa praticar todos eles ao mesmo tempo diariamente.

Dica importante: agora que você já aprendeu vários dedilhados, basta que escolha apenas um deles para a sua prática diária, mesmo porque todos os outros dedilhados são apenas inverções.

Se o aluno praticar apenas um dedilhado para a mão direita uns CINCO minutos todos os dias, com certeza irá conseguir manter a sua técnica sem precisar fazer muitos esforços.

Vamos agora falar sobre o desenvolvimento técnico da mão esquerda.

Como foi dito a respeito da mão direita, também estudos e exercícios para a mão esquerda é o que não falta, inclusive existem livros didáticos, dedicado somente com estudos direcionado para a mão esquerda do estudante de violão.

Geralmente ao uniciar os estudos violonísticos, o iniciante irá começar a desenvolver a técnica da sua mão esquerda através das escalas que não são apenas sete, mas sim doze, por que existe o cromatismo.

Dentro de uma mesma escala, existem os modos gregos, onde estes modos contém as mesmas notas da escala principal, que chamamos de escala mãe.

Geralmente iremos estudar no mínimo, mais cinco modelos de uma mesma escala.

Existem também os modos pentatonicos e penta-blues que em algum momento o estudante terá que aprender, caso deseja trabalhar improvisação musical.

Existe uma escala que aglomera todas estas que falamos anteriormente, que é escala CROMÁTICA.

Não existe somente estas escalas e modos que abordamos aqui, mas sim, muitas outras escalas.

Até o presente momento não falamos nem de escala maior e nem de escala menor, mesmo porque se fossemos falar a respeito de todas as escalas e suas aplicações, teriamos que criar um dicionário.

Um breve resumo: é importante aprender e conhecer todas as escalas e seus modos? Podemos afirmar que sim, mas também sabemos que é totalmente ou quase impossível conseguir praticar todas as escalas e modos ao mesmo tempo todos os dias.

Qual a dica? a dica é: conheça todas as escalas mas, pratique diariamente apenas uma escala e com todas as cordas presas, mesmo porque trabalhando a técnica de apenas uma escala com todas as notas presas no braço do violão, automaticamente estará praticando várias outras escalas, basta transportar o desenho.

Resumo geral: as pessoas querem aprender tocar violão para tocar as suas músicas preferidas, mas nem por isso, é preciso ficar horas e horas praticando apenas exercícios.

Lógico que em um aprendizado musical não engloba apenas dedilhados e escalas, e sim, também, a formação de acordes, sequências harmônicas, estudo de ligados, e muito mais.

O fator mais importante de um aprendizado musical, seja em qualquer instrumento, é sem sombra de dúvidas, a educação do ouvido musicalmente, isso deve estar sempre em primeiro lugar nos estudos musicais.

De cada série de exercícios seja para mão direita ou mão esquerda, escolha um exercício de cada para praticar todos os dias, desta maneira não irá ficar cansativo, e o iniciante conseguirá manter a sua técnica em dia.

Como sempre, não podemos deixar de dar a nossa dica de harmonia improvisação.

Ao aprender uma escala seja ela qual for, não fique estudando para cima e para baixo o tempo todo, estude a mesma fazendo improvisação, quer dizer, misturando as notas e criando melodias, desta maneira irá conseguir educar ouvido musicalmente com mais facilidade em pouco tempo.

Espero que tenha ajudado com a dica de hoje.

Professor, José Conceição