Como desenvolver a técnica instrumental através da escala cromática

Na dica de hoje iremos falar como desenvolver a técnica instrumental através da escala cromática.

A escala cromática é a mãe de todas as outras escalas, seja ela qual for, e por isso da sua importância no estudo diário no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Tudo que você fizer em música, irá encontrar dentro da escala cromática, e por isso que, todo iniciante deverá dar bastante atenção para a mesma em sua prática diária.

Qualquer escala que estudamos, seja maior ou menor, iremos encontrar-las dentro da escala cromática.

É muito comum o iniciante começar os seus estudos das escalas através das diatônicas maiores e menores, e principalmente a escala de dó maior.

Não é errado começar a estudar escalas diatônicas e deixando a escala cromática para depois, mas se o iniciante entende logo no início o funcionamento do cromatismo, ficará muito mais fácil entender todas as outras escalas posteriormente.

As escalas diatônicas são construídas através dos tons e semitons, enquanto que a escala cromática é construída totalmente através dos semitons.

O iniciante no violão, não precisa logo de imediato estudar a escala cromática abarcando toda a extensão do braço do instrumento, e sim começar a escala cromática com apenas uma oitava, e posteriormente ir trabalhando todo o braço do violão, e também da guitarra.

Vamos dar dois exemplos de uso do cromatismo na montagem dos acordes, e também quando alteramos uma nota de qualquer escala que tocamos.

Primeiro exemplo: quando montamos qualquer acorde simples e alteramos uma nota deste acorde, estaremos usando do cromatismo.

Segundo exemplo: quando tocamos uma escala diatônica e também alteramos alguma nota desta escala, estaremos utilizando do cromatismo.

Vamos dar um exemplo na prática.

Grave em seu celular ou qualquer outro aparelho, apenas um acorde, pode ser o acorde de dó maior ou qualquer outro, mas apenas uma acorde somente.

Depois que você gravou esse acorde utilizando qualquer ritmo, coloque o aparelho em que você gravou o acorde para tocar, pegue o seu instrumento musical e toque a escala cromática em cima desse acorde, e observe o que irá acontecer.

Com certeza você percebeu que ficou bastante interessante, e por que ficou interessante?

Respondendo a esta pergunta cima. O que aconteceu foi que, cada nota cromática que você tocou da escala, formou o intervalo com o acorde simples que você gravou, e por isso que aconteceu o colorido harmônico bastante interessante.

Como fazer improvisação utilizando a escala cromática?

A melhor maneira para o iniciante começar a fazer improvisação musical, seja em qual instrumento for, é através da escala cromática, devido a mesma combinar com qualquer tipo de acorde, sendo acorde maior ou acorde menor e também qualquer sequência harmônica.

Todos os improvisadores utilizam-se do cromatismo para fazer as suas improvisações, e principalmente os músicos de jazz e blues.

A escala cromática é fantástica para o desenvolvimento técnico e musical do iniciante, e mesmo depois que a pessoa já se desenvolveu tecnicamente e musicalmente, nunca irá deixar de praticar a escala cromática no seu dia a dia, devido a importância da mesma.

Vou dar aqui uma dica muito importante, para você que está iniciando agora nos estudos musicais.

Aprenda a tocar a escala cromática, e convide uma outra pessoa que toque qualquer instrumento musical, seja ele o mesmo que você toca ou qualquer outro. Peça a esta pessoa para tocar qualquer sequência harmônica usando qualquer ritmo, e comece a fazer improvisação utilizando a escala cromática, você irá perceber que além de ficar muito interessante, também irá ajudar no seu desenvolvimento técnico, musical e instrumental.

Dica para estudo diário no violão.

Adicione para os seus estudos diário no violão ou mesmo em qualquer outro instrumento musical, a escala cromática, desta maneira além de conhecer todo o braço do instrumento nota por nota, também irá te ajudar a desenvolver a sua técnica com mais rapidez, quer dizer, em menos tempo.

Espero ter ajudado com as informações de hoje.

Professor, José Conceição