Como criar sequências harmônicas no tom menor e tocar no violão

Na dica de hoje,iremos construir sequências harmônicas no tom de lá menor e tocar no violão.

Escala de Lá menor.

Am // Bm7(b5) // C // Dm // E7 // F // G7 ou G# diminuto//

Gráus da escala menor.

Am = primeiro gráu
Bm7(b5) = segundo gráu
C = terceiro gráu
Dm = quarto gráu
E7 = quinto gráu
F = sexto gráu
G7 ou G# diminuto = sétimo gráu

Na dica anterior,trabalhamos a as sequências harmônicas em dó maior,e hoje construiremos as sequências em lá menor,que é relativo de dó maior.

Quando o iniciante, inicia os seus estudos no violão ou em qualquer outro instrumento musical,é de suma importância que,ao aprender uma escala musical,maior ou menor,o mesmo,crie sequências harmônicas e faça improvisação em cima da mesma,desta maneira o estudo ficará mais agradável, e o aprendizado mais rápido.

Gravei um vídeo dando dicas de como o iniciante deverá praticar esta técnica da construção das sequências harmônicas e tocar em seu instrumento musical.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

HARMONIA E IMPROVISAÇÃO NO TOM DE LÁ MENOR

Como foi dito no vídeo,o iniciante deverá praticar bastante improvisação musical,devido esta ferramenta facilitar,não somente a educação do ouvido musicalmente,como também no desenvolvimento técnico e instrumental.

A improvisação musical,deixa o iniciante com muito mais vontade de praticar os exercícios diáriamente,devido ser uma linguagem musical,onde o pessoa,cria as suas próprias melodias,fazendo com que o estudo diário não fique cansativo.

Dica: pratique improvisação musical,pelo menos alguns minutos diariamente, e irá perceber os ótimos resultados em pouco tempo de estudos.

Procure sempre cantar o nome de cada acorde que tocar no violão,desta maneira conseguirá decorar o Som dos mesmos com mais facilidade.

Espero ter ajudado com as dicas de hoje.

Professor, José Conceição

Se você gostou das dicas,compartilhe o nosso blog,com seus amigos e também nas redes sociais.