Como criar melodias utilizando o violão

Na dica de hoje iremos aprender como criar melodias utilizando o violão.

Uma das melhores maneiras para se desenvolver tecnicamente e musicalmente estudando qualquer instrumento musical, é através da improvisação.

O estudante pode aprender tudo sobre teoria musical, mas no momento em que estiver compondo alguma melodia, o mesmo terá que ir além do conhecimento teórico.

Existem muitos casos de pessoas com todo o conhecimento teórico, mas na prática não consegue se desenvolver.

É muito comum em cursos regulares de músicas, as pessoas conseguirem terminar toda a parte teórica, mas a parte prática no instrumento sempre acaba fica para depois.

Fica uma pergunta no ar: porque uma pessoa iniciante consegue se desenvolver muito mais rapidamente com professor particular, do que em uma instituição de ensino musical?

Não vou deixar no ar, e vou responder essa pergunta acima. A resposta é bastante simples: em uma instituição de ensino musical, o aluno é obrigado seguir planos de estudos que em muitos casos não lhe agrada, fazendo com que o mesmo desanime, e com um professor particular, o aluno irá estudar algo do seu interesse e não seguir regrinhas arcaicas de muitas instituições musicais.

Sabemos que, existem instituições musicais que realmente fazem um trabalho interessante com os seus alunos, mas infelizmente ainda existe aquelas instituições que usam métodos do passado que na atualidade não interessa em nada aos estudantes de música em geral.

Vamos fazer uma comparação entre harmonia tradicional e harmonia moderna.

Quem estuda a harmonia tradicional sabe muito bem que, são tantas proibições e regrinhas, que na maioria dos casos, os alunos acham que não conseguem fazer música.

Já na harmonia moderna, também existe algumas regras a serem seguidas, mas não são tão rígidas como na harmonia tradicional, onde quase tudo é proibido.

Aqueles alunos que se informam antes de começar estudar música, com certeza irão optar por estudar harmonia moderna.

Todos os orientadores musicais sabe como é difícil manter um aluno incentivado, para praticar os exercícios todos os dias.

Existem exercícios essenciais para o desenvolvimento técnico e musical do iniciante, e estes exercícios terão que ser praticados todos os dias por muito tempo, e chega um momento onde o estudante desanima da repetição do mesmo, devido ficar cansativo.

Qual seria a solução para que o aluno iniciante continuasse a praticar os exercícios sem que os mesmos ficassem cansativos?

Respondendo a esta pergunta acima, a melhor maneira para que uma pessoa consiga repetir o mesmo exercício por muito tempo, é praticando improvisação em cima do mesmo, desta maneira a pessoa estará improvisando e também estudando os exercícios de uma maneira muito mais agradável.

Agora vamos falar de como criar melodias usando o violão.

É muito comum pessoas iniciantes ouvirem músicas, e depois pegar o violão e tentar tirar o solo da melodia da música que aprendeu cantar.

Aprender cantar uma música e depois tentar tirar a melodia da mesma, é uma maneira muito importante para o desenvolvimento técnico e musical do iniciante.

Estamos falando de tocar a melodia da música e não harmonia.

Existem várias maneiras para o iniciante tocar a melodia de uma música, sendo através de uma escala, tirando nota aleatoriamente ou mesmo tocando a melodia dentro do acorde.

Uma das técnicas mais interessantes para que o iniciante se desenvolva rapidamente em seu instrumento musical, é simplesmente,cantar alguma melodia de sua autoria, e depois tentar tirar esta mesma melodia no seu violão, ou em qualquer outro instrumento musical de sua preferência.

Praticando harmonia e improvisação.

Se o iniciante deseja realmente se desenvolver com mais rapidez tecnicamente musicalmente, sem dúvidas, o caminho mais fácil é através da improvisação.

Dica: quando aprender uma escala musical, não fica tocando a mesma para cima e para baixo o tempo todo, e sim, estude a escala improvisando, quer dizer, misturando as notas musicais dá mesma, desta maneira a prática diária ficará muito mais interessante e agradável.

Quando aprender a escala musical através dos acordes maiores e menores. Não fique tocando apenas a escala e sim, crie sequências harmônicas através da mesma.

Pegue o seu violão, pesquise várias notas e crie melodias.

Espero ter ajudado com esta dica de hoje.

Professor, José Conceição