Como aplicar a escala e os intervalos dos acordes para fazer improvisação musical

Na dica de hoje, iremos aprender como aplicar a escala e os intervalos dos acordes para fazer improvisação musical de uma maneira mais fácil para o iniciante no violão e na guitarra.

Para este exercício, vamos trabalhar com o sistema numérico, e caso você ainda não o conheça, acesse este endereço aqui.

Já sabemos que praticar improvisação musical, é uma das melhores maneiras para o iniciante se desenvolver musicalmente e tecnicamente mais rápido.

Nesta dica de hoje, trabalharemos três coisas importantes na improvisação musical.

Primeiro: iremos trabalhar uma escala, e nesse caso usaremos a escala de dó maior como exercício.

  1. Toque estes números correspondente a escala de dó maior, no seu violão ou na sua guitarra: 53 – 40 – 42 – 43 – 30 – 32 – 20 – 21 – 23 – 10 – 11 – 13 – 11 – 10 – 23 – 21 – 20 – 32 – 30 – 43 – 43 – 40 – volte ao início.
  2. Toque esses números a cima fazendo improvisação, quer dizer,misturando os números.
  3. Agora vamos tocar os números correspondentes aos intervalos do acorde de dó maior = C // 53 – 42 – 30 – 21 – 10 – 13 – 10 – 21 – 30 – 42 – resolve no acorde de dó maior = C //

Agora que já sabemos tocar a escala de dó maior utilizando os números e também os intervalos do acorde de dó maior, vamos praticar um exercício englobando os três.

Agora chegou realmente o momento de colocarmos a nossa improvisação em prática através dos exercícios dados, pegue o seu violão ou a sua guitarra e vamos ao trabalho.

Vamos trabalhar utilizando apenas o acorde de dó maior, que servirá como exemplo para todos os outros acordes.

Pratica 1) toque o acorde de dó maior = C // agora toque a escala de dó maior através dos números. Toque agora os intervalos do acorde de dó maior que aprendemos acima. Faça a resolução no próprio acorde de dó maior = C //

Resumindo: C // escala // intervalos // C // esta é a ideia em dó maior.

Uma dica importante para você que está iniciando no violão e na guitarra.

Quando você pegar um exercício para estudar, jamais fique preso ao mesmo, repetindo a mesma coisa sempre, procure inventar coisas diferentes em cima do mesmo exercício que você estiver estudando, esta é uma ótima maneira para o seu desenvolvimento técnico instrumental e musical.

Podemos citar, o grande compositor Barroco, J.S. Bach, que através de poucas notas, compunha grandes sinfonias. Vale muito a pena pesquisar a vida desse grande compositor barroco.

harmonia e improvisação criativa.

O que é harmonia e improvisação criativa?

Harmonia e improvisação criativa, é nada mais nada menos, quando uma pessoa estuda um exercício, que pode ser uma escala, uma sequência de acordes, uma sequência de dedilhados, mas esta pessoa não fica repetindo a mesma coisa o tempo todo, e sim, usa estes exercícios para inventar várias coisas diferentes do que está fazendo, como por exemplo: usar a escala para criar melodias, usar as sequências de acordes para encaixar em alguma música, e muito mais…

A dica é: use o seu instrumento musical, seja ele qual for, para inventar várias coisas diferentes.

Veja mais dicas importantes nesse curso completo de violão.

Espero ter ajudado com essas informações.

Professor, José Conceição