Como anotar melodias e acordes através dos números

Na dica de hoje, iremos aprender como anotar melodias e acordes através dos números, utilizando o violão e também a guitarra.

Utilizando o sistema numérico para anotar melodias e acordes, facilita bastante para quem está iniciando os seus estudos no violão e também na guitarra.

Existem alguns critérios básicos para que o iniciante comece a técnica de anotação de acordes e melodias através do violão e da guitarra, vamos a eles.

Primeiro critério: decorar o nome das cordas do violão, da primeira para sexta e da sexta para a primeira corda.

Segundo critério: saber a escala cromática em cada corda do violão e da guitarra, ascendente e descendente.

Terceiro critério: além de saber o nome das cordas soltas no violão, saber também a numeração de cada uma delas.

Nome e números das vc ordad soltas do violão e da guitarra.

Primeira corda: mi = 10
Segunda corda: si = 20
Terceira corda: sol = 30
Quarta corda: ré = 40
Quinta corda: lá = 50
Sexta corda: mi = 60

A seguir, gravei um vídeo explicando todos os detalhes de como encontrar os números no braço do violão e da guitarra, e também como criar melodia e montar os acordes através dos númerações.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

COMO FAZER IMPROVISAÇÃO NO VIOLÃO E NA GUITARRA UTILIZANDO OS NÚMEROS.

A improvisação, é uma das ferramentas que ajuda bastante no desenvolvimento técnico e instrumental do iniciante no violão e também na guitarra, ou em qualquer outro instrumento musical de sua preferência.

A partir do momento em que, o estudante aprendeu como fazer anotações no braço do violão e da guitarra, o mesmo poderá criar melodias e anotar as mesmas através dos números, sem mesmo precisar ler partitura.

O estudante de violão e guitarra, poderá criar as suas melodias e seus acordes através dos números, e depois anotar na partitura, se assim o desejar.

O interessante de utilizar as numerações para fazer as anotações das melodias e dos acordes, é que o aluno, poderá utilizar apenas uma caneta e uma folha de papel e ir criando as suas melodias e seus acordes, e anotar com muita rapidez e facilidades.

Geralmente na improvisação, a pessoa pega um tema e cria várias situações em cima do mesmo, mas como é improvisação, essas criações não são anotadas, mesmo porque deixaria de ser improvisação, mas caso o aluno desejar anotar as suas improvisações musicais, o sistema numérico irá ajudar bastante.

Utilize o sistema numérico para anotar tudo que você criar no violão e na guitarra, com muita facilidades.

Dica: comece logo no início dos seus estudos, a praticar improvisação musical, desta maneira irá evoluir tecnicamente e musicalmente com mais rapidez nos seus estudos musicais.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.
Professor José Conceição