Dica de estudos diários do Professor José Conceição

Hoje iremos dar dicas de estudo diários para quem está iniciando em qualquer instrumento musical.

São 9 dicas para você desenvolver a sua técnica, estudando qualquer instrumento musical, de uma maneira mais tranquila para o seu desenvolvimento técnico e instrumental.

Muitos iniciantes, tem o desejo de aprender tocar um instrumento musical, mais por falta de tempo ou mesmo de organização, devido à correria do dia a dia, não conseguem realizar os seus sonhos musicais.

Vamos agora as 9 dicas fundamentais para quem está iniciando na música.

Primeira dica: nunca deixe de pegar o seu instrumento musical todos os dias para tocar as suas músicas preferidas, ou apenas para fazer os exercícios.

Segunda dica: tente dominar cada exercício um por um antes de passar ao próximo.

Terceira dica: caso você tenha pouco tempo diário para estudar o seu instrumento musical, procure praticar pelo menos alguns minutos, mais diariamente.

Quarta dica: procure criar uma rotina de estudo diário, isso irá facilitar o seu aprendizado com mais facilidade em menos tempo.

Quinta dica: comece os seus estudos diários com os exercícios mais simples, e no decorrer do tempo, irá aumentando o grau de dificuldade.

Sexta dica: em qualquer instrumento que você estiver estudando, procure dominar primeiro os exercícios com uma mão para depois passar para a outra, e posteriormente praticar o mesmo exercício com as duas mãos.

Um exemplo prático: se o seu instrumento é o violão, procure dominar primeiro, pelo menos um dedilhado na mão direita, para depois começar a estudar os acordes com a mão esquerda, desta maneira conseguirá com mais facilidade fazer a troca dos mesmos, porque a mão direita já estará treinada a fazer os dedilhados.

Sétima dica: se você estiver praticando um exercício e começar a encontrar muita dificuldade, volte ao exercício anterior e treine um pouco mais, e depois retorne ao mesmo.

Oitava dica: em relação a montagem do repertório inicial, comece com músicas mais simples, como por exemplo: as músicas folclóricas, que são bastante conhecidas e mais fáceis de executar no instrumento.

Nona dica: logo no início dos estudos, o iniciante deverá praticar improvisação musical, desta maneira irá educar o seu ouvido musicalmente e também adquirir uma boa técnica com mais facilidade.

Ao seu sucesso!

Professor, José Conceição