Como educar o ouvido harmonicamente

Na dica de hoje,iremos trabalhar exercícios no violão para educar o ouvido harmonicamente e com isso facilitar nos arranjos e  acompanhamentos musicais.

Em muitos casos, o estudante de violão ou de qualquer outro instrumento musical, consegue aprender vários acordes, mas no momento de fazer um arranjo ou um acompanhamento musical, tem dificuldades.

Nesta dica hoje, a intenção é trabalhar as harmonias de maneira em que o iniciante no violão ou em qualquer outro instrumento harmônico, consiga desenvolver a percepção harmônica com mais facilidades.

Vamos ouvir um podcast,onde falamos a este respeito de educar o ouvido harmonicamente e fazer os acompanhamentos musicais no violão.

Como ouvimos na gravação do podcast,quanto mais a gente repete os acordes cantando o nome dos mesmos, mas tranquilo ficará os acompanhamentos musicais através deste instrumento.

A seguir iremos tocar e cantar o nome dos acordes das escalas maiores e menores.

TOCANDO E CANTANDO OS ACORDES DA ESCALA DE DÓ MAIOR.

Escala de dó maior e seus graus correspondentes.

Tocar e cantar = C = 1 => dó // Dm = 2 => ré // Em = 3 => mi menor // F = 4 => fá // G7 = 5 => sol7 // Am = 6 => lá menor // Bm7(b5) = 7 => si menor com sétima e quinta abaixada // C = 8 => dó = repetição do primeiro grau.

Anotamos a escala de dó maior com seus acordes maiores e menores, e também com os graus que correspondem a cada um dos mesmos.

Educando ouvido harmonicamente, através das sequências harmônicas em dó maior.

Tocar e cantar.

C // G7 :] repetir várias vezes.

C // F :] repetir

C // Dm // G7 :] repetir

C // Am // Dm // G7 :] repetir

C // Em // F // G7 :] repetir

C // G7 // F :] repetir

TOCANDO E CANTANDO OS ACORDES DA ESCALA DE LÁ MENOR.

Escala de lá menor e seus acordes e graus correspondentes.

Tocar e cantar esta escala.

Am = 1 => lá menor // Bm7(b5) = 2 => si menor com sétima e quinta abaixada // C = 3 => dó // Dm = 4 = ré menor // E7 = 5 => mi7 // F = 6 => fá // G#° = 7 => sol sustenido diminuto // Am = 8 => lá menor = repetição do primeiro grau.

Educando ouvido através das sequências harmônicas em lá menor,com seus acordes e graus correspondentes.

Tocar e cantar.

Am // E7 :] repetir várias vezes esta sequência e as seguintes.

Am // Dm :] repetir

Am // A7 // Dm // E7 :] repetir

Am // E7 // Am // A7 // E7 :] repetir

Am // F // E7 :] repetir

Am // C // F // E7 :] repetir

Am // F // Dm // E7 :] repetir

Am // G7 // F // E7 :] repetir

Repetir várias vezes cantando o nome desses acordes, e observando o grau de cada um na construção das sequências harmônicas.

VAMOS APRENDER UM RITMO SIMPLIFICADO PARA APLICAR NAS SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIORES E MENORES.

Este ritmo consiste em, tocar com o dedo polegar o baixo do acorde, e os dedos indicador, médio e anular, as três primeiras cordas do violão.

É de suma importância que, ao tocar este ritmo no violão, o estudante faça também a contagem dos tempos relacionados às numerações embaixo de cada grupinho.

Resumo: para educar o ouvido harmonicamente e facilitar nos arranjos e acompanhamentos musicais utilizando o violão ou outro instrumento harmônico, é de suma importância que o iniciante pratique os exercícios pelo menos alguns minutos diariamente.

Nunca esquecer de tocar e cantar o nome dos acordes, observando os graus de cada um dentro das escalas maiores e menores.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição