Violão popular

Na dica de hoje iremos falar a respeito de violão popular para quem está iniciando do zero neste instrumento musical.

Existem muitas dúvidas em relação ao violão popular e também ao violão clássico, e hoje iremos dar dicas de estudos para aplicação nos dois estilos musicais.

A verdade é que, os mesmos estudos e exercícios que aplicamos para o violão popular, serve também para o violão clássico e vice-versa, a única diferença está na linguagem musical.

Quando uma pessoa decide aprender a tocar violão, sempre existe aquela dúvida e recomendação de alguém que, é melhor estudar o violão clássico para depois estudar o violão popular.

Em relação ao violão clássico e ao violão popular, a pessoa que está iniciando, é quem decide qual a linguagem musical que deseja aprender, e não será preciso aprender uma linguagem para depois aprender a outra, e caso o desejo é aprender violão popular, então o estudante deverá estudar violão popular, mas se desejar estudar o violão clássico, então estude o violão clássico, sem a necessidade de primeiro aprender um instrumento para depois o outro.

Dicas de estudos para o violão popular e também para o violão clássico iniciantes.

Um dedilhado muito utilizado e também bonito e que é trabalhado para o desenvolvimento técnico da mão direita no violão popular e também no violão clássico, é o arpejo de seis notas.

Dedilhado de 6 notas para mão direita no violão.

Tocar: P – i – m – a – m – i

Uma das escalas que é muito utilizada para o violão popular e também para o violão clássico,é a escala pentatônica.

A escala pentatônica menor, é uma das escalas que além do violão clássico e popular, é muito usada para fazer improvisação musical no violão e em outros instrumentos musicais.

Escala pentatônica menor.

Tocar: lá – dó – ré – mi – sol – lá – sol – mi – ré – dó – lá :]

Aqui neste blog, temos exercícios e estudos para iniciantes, intermediários e avançados, e a pessoa deverá navegar na lateral do mesmo, em categorias, onde encontrará os estudos para a prática do dia a dia neste instrumento musical.

Dica: nunca desista dos seus sonhos de aprender a tocar um instrumento musical, e comece os seus estudos agora mesmo.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição