Batidas e dedilhados no violão – Batidas e dedilhados na guitarra

Na dica de hoje,iremos combinar batidas e dedilhados no violão,mas que também poderá ser executado na guitarra.

Aqui no blog, já aprendemos à fazer dedilhados e também batidas no violão, e hoje, aprenderemos, como fazer a combinação entre estes dois ritmos.

Existem centenas de músicas, que podemos utilizar tanto a batida, quanto o dedilhado, e também, podemos combinar os dois ritmos em uma única música.

A seguir gravei um vídeo dando dicas para os iniciantes no violão de como aplicar a batida e o dedilhado em um acompanhamento musical.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

HARMONIA E IMPROVISAÇÃO NO VIOLÃO E NA GUITARRA.

A improvisação é uma das melhores ferramentas para o iniciante aprender tocar violão, e também qualquer outro instrumento musical.

Aqui no blog, sempre incentivamos o iniciante a praticar improvisação desde do começo dos seus estudos musicais, devido esta ferramenta ajudar bastante no desenvolvimento técnico, e também musical do aluno.

Tocar batidas e dedilhados em uma mesma música, é também uma forma de improvisação, e o estudante deverá trabalhar também está técnica no seus estudos do dia a dia.

Podemos aplicar batidas e dedilhados em qualquer acompanhamento musical, desde de que, façamos dentro do ritmo da música que estivermos acompanhando.

ESTUDANDO SEPARADAMENTE A BATIDA E O DEDILHADO.

Para quem está iniciando, é de suma importância que primeiro, aprenda os ritmos de batidas e dedilhados separadamente, para somente depois unir os dois.

O iniciante, também deverá evitar no início, estudar o ritmo de batida e dedilhados junto com os acordes, e trabalhar estes ritmos inicialmente, concentrado somente no desenvolvimento técnico da mão direita, e depois de um certo domínio da mão direita, aplicar os primeiros acordes evitando a pestana.

Dica: ao fazer a troca de acordes aplicando o ritmo de batida e dedilhados, não pare de tocar com a mão direita, mesmo se errar o acorde ao efetuar a mudança de posição, desta maneira com o passar do tempo o iniciante irá conseguir dominar totalmente a batida e o dedilhado na troca dos acordes.

MÚSICAS PARA APLICAR A BATIDA E O DEDILHADO NO VIOLÃO.

Vou indicar algumas músicas fáceis para o iniciante aplicar as batidas e os dedilhados.

– Ciranda – Cirandinha
– Cai – Cai – Balão
– Nesta Rua
– O Crávo e a Rosa
– Pra não deizer que não falei das flores ( Geraldo Vabdré )
– Asa Branca ( Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira)
– Samba Le – Lê

Estas são apenas algumas músicas que poderemos aplicar o ritmo de batida e dedilhado.

Obs: cada uma destas músicas tem o seu próprio ritmo, mas em nosso caso,estamos usando apenas a título de desenvolvimento técnico da mão direita no violão e também na guitarra.

É de suma importância que o aluno, procure músicas que o mesmo saiba cantar, e desta maneira irá facilitar o trabalho na aplicação do ritmo, seja estudando violão ou mesmo qualquer outro instrumento musical.

Espero ter ajudado com as dicas de hoje.
Professor, José Conceição

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e também nas redes sociais.

#arquivomusical #violaoiniciantes #guitarra #guitar #musicabrasileira #batidasededilhados