Aula de violão e guitarra

Hoje vamos dar dica para aula de violão e guitarra, para todos os iniciantes que desejam estudar estes dois instrumentos musicais ao mesmo tempo.

Sempre aparece alunos perguntando se, quem toca violão toca guitarra.

Apesar dos dois instrumentos musicais serem semelhantes tecnicamente, existem entre eles algumas particularidades técnicas.

Para você que está iniciando, vou deixar o endereço de uma página nesse próprio blog, onde tem todas as dicas para o conhecimento do braço do instrumento, e também como tocar violão e guitarra através do sistema numérico. Acesse aqui.

Continuando: falando sobre a técnica de mão direita no violão e na guitarra.

Geralmente no violão, para fazer os dedilhados, usamos a ponta dos dedos para ferir as cordas, mas também existem pessoas que preferem tocar as cordas do violão com a palheta.

Qual é o correto? tocar as cordas do violão utilizando a ponta dos dedos ou a palheta? Para esta pergunta, a resposta é: o correto é o que o estudante achar mais adequado para ele, seja a palheta ou a ponta dos dedos, os dois estão corretos.

Às vezes podem surgir algum questionamento em relação ao tocar as cordas do violão com palheta.

Acontece que muita das vezes o iniciante acaba desistindo devido estes próprios questionamentos. A verdade é que, o iniciante tem que se sentir bem estudando o seu violão, seja com palheta ou com a ponta dos dedos.

A nossa função como orientadores, é sempre orientar o iniciante da melhor maneira possível, seja ele fazendo os dedilhados utilizando a ponta dos dedos ou a palheta.

Em relação aos dedilhados de mão direita na guitarra.

Geralmente para dedilhar as cordas da guitarra, os estudantes na maioria deles, preferem a palheta, para ferir as cordas do instrumento.

Existem também guitarristas que nunca usaram palhetas, e ferem as cordas da guitarra somente utilizando a ponta dos dedos.

Observação importante: tanto para o violão, quanto para a guitarra, o iniciante poderá começar o seu aprendizado fazendo os dedilhados utilizando a palheta ou a ponta dos dedos, e por que não, alternando os dois.

Para os exercícios da mão esquerda, no violão e na guitarra, podemos utilizar para o desenvolvimento técnico, os mesmos estudos sem nenhum problema.

A diferença é que, a guitarra tem o braço um pouco mais comprido, e desta maneira podemos avançar bem mais com alguns exercícios específicos.

O que se aplica no violão, aplica também na guitarra, e os estudos que praticamos na guitarra, também se aplica ao violão.

Aprendendo violão e guitarra ao mesmo tempo.

É comum ver pessoas recomendarem para os iniciantes que desejam aprender tocar guitarra, para primeiro estudar violão. Devemos pensar o seguinte a esse respeito: se a pessoa, deseja aprender tocar guitarra, não tem motivos para primeiro aprender tocar violão, porque o objetivo do iniciante é a guitarra. Como dissemos anteriormente, também nada impede que o aluno faça o curso de violão e guitarra simultaneamente.

Violão do zero ao avançado aqui

Guitarra do zero ao avançado aqui

Espero ter ajudado com esta dica de hoje.

Professor, José Conceição