Aula de flauta transversal para iniciantes e avançados

Na dica de hoje, iremos falar a respeito de aula de flauta transversal, para iniciantes e avançados.

Vamos também dar dicas de exercícios e estudos para o dia a dia do iniciante, para que ele consiga desenvolver o seu aprendizado de uma maneira mais tranquila.

Muitas pessoas acham que para aprender tocar flauta transversal, é preciso estudar horas e horas todos os dias, mas com a didática correta e praticando alguns minutos diariamente, os ótimos resultados aconteceram em pouco tempo.

Agora chegou o seu momento de aprender tocar flauta transversal, sem mesmo precisar sair de casa para ir à uma escola de música.

PRIMEIROS EXERCÍCIOS PARA COMEÇAR APRENDER TOCAR FLAUTA TRANSVERSAL

A verdade é que, a primeira coisa que a pessoa precisa aprender em relação aos exercícios iniciais, é a parte de respiração.

Agora a outra parte do aprendizado inicial é a respeito do posicionamento do instrumento em relação ao corpo, e das mãos direita e esquerda.

Depois de ter aprendido esses primeiros exercícios, o iniciante deverá praticar alguns exercícios mecânicos bem simples, como por exemplo: arpejos simplificados e também intervalos maiores e menores, e escalas de uma oitava, por enquanto.

É de suma importância, ouvir o que o professor Otávio, fala a respeito de exercícios iniciais na flauta transversal. Veja aqui

ESTUDANDO ARPEJOS SIMPLES

Muitos iniciantes, seja no estudo da flauta transversal ou em qualquer outro instrumento musical, em pouco tempo de estudo já começam a querer tocar arpejos complicados, e isso não é muito interessante para o iniciante, mesmo porque irá atrapalhar o passo a passo, dado pelo orientador.

O importante no desenvolvimento dos estudos de arpejos em qualquer instrumento musical, inclusive na flauta transversal, é seguir um passo a passo gradativo, desta maneira o iniciante chegará ao topo com condições de executar todas as músicas que desejar, e com facilidade.

ESTUDANDO AS PRIMEIRAS ESCALAS NA FLAUTA TRANSVERSAL

Como já dissemos anteriormente, começar a estudar as escalas de uma oitava, é o melhor caminho para o desenvolvimento técnico de quem está iniciando neste instrumento musical.

Teemos vários tipos de escalas, como as escalas maiores e menores, as pentatônicas, as penta-blues, as escalas de tons inteiros, e outras.

É muito importante que o iniciante vá alcançando toda a extensão das escalas aos poucos, como se estivesse subindo um degrau.

Quando fazemos os pequenos exercícios bem feito, estamos alicerçando todo o nosso aprendizado, e isso é muito bom para o desenvolvimento técnico instrumental e musical do iniciante.

PRATICANDO IMPROVISAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DA FLAUTA TRANSVERSAL

A improvisação, é uma das ferramentas mais importantes para quem está aprendendo à tocar qualquer instrumento musical.

Praticar improvisação musical, desenvolve o senso ritmico, a percepção musical, e o melhor de tudo, o iniciante consegue educar o seu ouvido musicalmente com muito mais facilidade,devido a prática da improvisação, exigir que a pessoa fique procurando notas e criando frases musicais.

Dica: reserve um tempo do seu estudo diário, para praticar improvisação, e logo irá perceber o ótimo desenvolvimento técnico instrumental e musical.

Através de sua didática que vai direto ao ponto, o professor de flauta transversal Otávio, dar várias dicas de como o iniciante ou mesmo para quem já tem um certo domínio, conseguir dominar este instrumento musical, e montar o seu repertório com mais facilidade.

Mais informações aqui.

Espero ter ajudado com as dicas de hoje.

Professor, José Conceição