André Segóvia Violonista Espanhol

Andrés Segovia foi um dos mais importantes violonistas do século XX e é considerado por muitos como o fundador da escola espanhola de violão. Nascido em Linares, Espanha, em 1893, Segovia começou a tocar violão aos seis anos de idade e rapidamente mostrou um talento excepcional para o instrumento. 

Ele se apresentou em público pela primeira vez aos 14 anos e, aos 16, mudou-se para Madri para estudar com o violonista e compositor espanhol Daniel Fortea.

Durante a carreira de mais de sete décadas de Segovia, ele se apresentou em todo o mundo e foi responsável por elevar o violão de um instrumento popular a um instrumento respeitado e reconhecido internacionalmente. 

Ele trabalhou com muitos compositores importantes, incluindo Joaquín Rodrigo, que escreveu o famoso “Concierto de Aranjuez” especialmente para Segovia.

Segovia também foi um professor influente, tendo ensinado muitos dos violonistas mais proeminentes do século XX. 

Ele escreveu vários livros sobre técnica e interpretação do violão e fundou o Concurso Internacional de Violão de Segóvia em 1981, que se tornou um dos mais prestigiosos concursos de violão do mundo.

A técnica de Segovia era caracterizada por sua clareza e precisão, bem como por sua habilidade em extrair uma grande variedade de tons e nuances do instrumento. 

Ele também era conhecido por suas interpretações elegantes e expressivas de obras clássicas e populares.

Andrés Segovia faleceu em 1987, mas seu legado continua a influenciar músicos de todo o mundo. 

Seu trabalho como intérprete, professor e defensor do violão ajudou a transformar o instrumento em um símbolo da cultura espanhola e em um dos mais populares e amados instrumentos musicais em todo o mundo.

PEÇAS DO REPERTÓRIO MUSICAL DE ANDRÉ SEGOVIA.

Andrés Segovia (1893-1987) foi um renomado violonista clássico espanhol que contribuiu significativamente para elevar o violão à categoria de instrumento clássico. 

Ele é conhecido por ter popularizado o repertório clássico do violão e por ter encomendado obras de compositores contemporâneos, como Joaquín Rodrigo e Manuel Ponce. 

Segovia também transcreveu muitas obras de compositores renomados, como Bach, Mozart e Scarlatti, para o violão.

Alguns exemplos de composições musicais interpretadas por Andrés Segovia incluem:

Suite Española No. 1” de Isaac Albéniz

Concerto de Aranjuez” de Joaquín Rodrigo

Sonata in E minor” de Domenico Scarlatti

Chaconne” da Partita No. 2 em Ré Menor para Violino Solo de Johann Sebastian Bach (transcrição de Segovia para violão)

Prelude No. 1 in E minor” de Heitor Villa-Lobos

La Fille aux Cheveux de Lin” de Claude Debussy (transcrição de Segovia para violão)

Essas são apenas algumas das muitas obras que Andrés Segovia tocou ao longo de sua carreira e que ainda são apreciadas e estudadas pelos músicos de violão clássico de hoje.

ANDRÉ SEGÓVIA É CONSIDERADO O PAI DA TÉCNICA MODERNA DO VIOLÃO.

Todo estudante de violão clássico ou mesmo popular, admira a técnica impecável de André Segóvia e como o mesmo consegue trabalhar a sonoridade de maneira ímpar neste instrumento musical.

É de suma importância que o estudante iniciante no violão, conheça não somente a história de André Segóvia, mas também escute as suas execuções instrumentais, e desta maneira conseguirá perceber a beleza desse instrumento musical.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição