A música sertaneja no Brasil

A música sertaneja é um gênero musical muito popular no Brasil, especialmente nas regiões rurais e interioranas do país. Ela é caracterizada pelo uso de instrumentos como viola caipira, violão, acordeão e percussão, além de letras que geralmente abordam temas como amor, saudade, natureza, festas e tradições do campo.

A linguagem da música sertaneja é bastante variada e abrange uma série de regionalismos e expressões típicas das diferentes regiões do país. Por exemplo, na música sertaneja raiz, mais tradicional, é comum o uso de palavras e expressões em dialeto caipira, como “moda de viola” (canção sertaneja com arranjos para viola caipira), “cuitelo” (bota), “mutirão” (trabalho coletivo) e “saudade arretada” (saudade forte).

Já na música sertaneja universitária, que surgiu nos anos 2000 e é mais voltada para o público jovem, a linguagem é mais contemporânea e utiliza expressões da gíria e do cotidiano dos jovens. Além disso, as letras costumam abordar temas como baladas, paqueras, relacionamentos e festas.

É importante ressaltar que, apesar das diferenças, tanto a música sertaneja raiz quanto a universitária mantêm a essência da música sertaneja, valorizando as tradições e a cultura do campo e transmitindo mensagens que são identificadas pelo público que se identifica com esse gênero musical.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES DE MÚSICAS SERTANEJA MAIS CONHECIDOS NO BRASIL?

Existem muitos compositores de música sertaneja no Brasil, alguns mais conhecidos que outros. Aqui estão alguns dos compositores mais reconhecidos no gênero:

Benedito Seviero (mais conhecido como Dino Franco)

Tião Carreiro

João Pacífico

Tonico e Tinoco

José Rico

Pena Branca e Xavantinho

Zé Fortuna e Pitangueira

Zezé Di Camargo e Luciano

Chitãozinho e Xororó

Bruno e Marrone

João Mineiro e Marciano

César Augusto

Rick e Renner

Eduardo Costa

Gusttavo Lima

Esses são apenas alguns exemplos, e a lista pode variar dependendo da região do Brasil e do público-alvo. Alguns compositores, como Zezé Di Camargo e Luciano e Chitãozinho e Xororó, também são famosos por serem cantores e terem uma carreira musical bem-sucedida.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS SERTANEJAS MAIS CONHECIDAS NO BRASIL E NO MUNDO?

A música sertaneja é um gênero popular no Brasil, com uma longa história e uma grande variedade de artistas e músicas. Algumas das músicas sertanejas mais conhecidas no Brasil e no mundo incluem:

Evidências” – Chitãozinho e Xororó

Sinônimos” – Chitãozinho e Xororó

Romaria” – Renato Teixeira

Fio de Cabelo” – Chitãozinho e Xororó

Ainda Ontem Chorei de Saudade” – João Mineiro e Marciano

Tocando em Frente” – Almir Sater

Chalana” – Almir Sater

Boate Azul” – Joaquim e Manuel

Chico Mineiro” – Tonico e Tinoco

Menino da Porteira” – Sérgio Reis

Essas músicas foram imortalizadas por grandes artistas da música sertaneja no Brasil e são conhecidas em todo o país. Alguns desses artistas também ganharam popularidade em outros países, como Chitãozinho e Xororó, que realizaram turnês internacionais e foram elogiados por sua contribuição à música sertaneja.

No entanto, vale ressaltar que há uma grande quantidade de músicas sertanejas, tanto clássicas quanto contemporâneas, que são muito populares no Brasil, e a lista acima não é definitiva ou completa.

DICA PARA INICIANTE NOS ESTUDOS MUSICAIS SEJA NO VIOLÃO OU EM QUALQUER OUTRO INSTRUMENTO.

No início dos estudos musicais, seja no violão ou em qualquer outro instrumento musical, as pessoas sempre estão procurando músicas com poucos acordes e também mais fáceis de cantar.

Além da beleza melódica das canções sertanejas, estas composições contém poucos acordes em suas construções, e por isso logo no início dos estudos incluir algumas músicas sertanejas para o treinamento diário, é de sua importância para o estudante em qualquer instrumento musical.

Informação: todo o conteúdo deste artigo aqui neste blog, tem o caráter estritamente didático.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição