A linguagem musical do samba de gafieira

O samba de gafieira é um estilo de dança brasileiro que tem sua origem nos bailes das gafieiras do Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 1950. A música do samba de gafieira é caracterizada por uma linguagem musical animada e ritmada, com fortes influências do samba tradicional, do choro e do jazz.

A base rítmica do samba de gafieira é o samba de partido-alto, um estilo de samba que se desenvolveu nas comunidades negras do Rio de Janeiro e que é marcado pela improvisação vocal e pelas batidas dos instrumentos de percussão, como o pandeiro, o surdo e o tamborim.

Além dos instrumentos de percussão, a música do samba de gafieira também é acompanhada por instrumentos de sopro, como o saxofone e a flauta, e por instrumentos harmônicos, como o violão e o piano. As letras das músicas de samba de gafieira geralmente falam de amor, saudade, alegria e temas cotidianos.

O samba de gafieira é conhecido por sua complexidade e sofisticação na dança, que é caracterizada por passos ágeis, giros, movimentos acrobáticos e pela interação entre o casal de dançarinos. A música do samba de gafieira é fundamental para a dança, pois é a partir dela que os dançarinos criam sua coreografia e se expressam no salão de dança.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DO SAMBA DE GAFIEIRA?

O samba de gafieira é um estilo de dança originário do Brasil que surgiu na década de 1940. É um estilo de dança animado que é dançado em pares e é geralmente acompanhado por música de samba. Alguns dos compositores mais conhecidos do samba de gafieira incluem:

Chico Buarque – um dos mais conhecidos compositores brasileiros, Chico Buarque é conhecido por suas letras poéticas e sua música influenciada pelo samba e pela MPB (Música Popular Brasileira).

Noel Rosa – um dos maiores compositores do samba, Noel Rosa foi um dos pioneiros do samba de gafieira. Suas músicas são conhecidas por sua letra inteligente e ritmo animado.

Adoniran Barbosa – um dos mais populares compositores brasileiros, Adoniran Barbosa é conhecido por suas letras humorísticas e por suas músicas influenciadas pelo samba.

João Nogueira – outro grande nome do samba, João Nogueira é conhecido por suas músicas animadas e letras poéticas. Suas músicas são frequentemente tocadas nas pistas de dança de samba de gafieira.

Martinho da Vila – um dos mais importantes compositores do samba, Martinho da Vila é conhecido por suas músicas que retratam a cultura negra brasileira e por sua contribuição para o desenvolvimento do samba de gafieira.

Estes são apenas alguns exemplos de compositores de samba de gafieira. Existem muitos outros artistas importantes que contribuíram para o desenvolvimento deste estilo de música e dança.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DO SAMBA DE GAFIEIRA?

O samba de gafieira é um estilo de dança que se desenvolveu a partir do samba tradicional brasileiro, mas com algumas influências do tango e do maxixe. Algumas das músicas mais conhecidas do samba de gafieira incluem:

Chove Chuva” – Jorge Ben Jor

“O Que é, o Que é?” – Gonzaguinha

É Hoje” – Ludmilla

Brasileirinho” – Waldir Azevedo

Não Deixe o Samba Morrer” – Alcione

Samba da Benção” – Vinicius de Moraes

Samba de Verão” – Marcos Valle

Samba do Avião” – Tom Jobim

Garota de Ipanema” – Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Canta, Canta Minha Gente” – Martinho da Vila

Essas músicas são apenas algumas das mais conhecidas do samba de gafieira e há muitas outras que podem ser dançadas nesse estilo.

ESTUDANDO MÚSICA DE CAFEEIRA PARA INICIANTES.

Conhecer várias linguagens musicais é de suma importância para o desenvolvimento musical e instrumental de quem está iniciando.

O samba de gafieira além de ser um ritmo dançante, é de suma importância para o trabalho da rítmica para quem está começando os estudos em qualquer instrumento musical.

Treinando pelo menos alguns minutos diariamente o samba de gafieira, em um curto espaço de tempo o estudante iniciante irá observar os ótimos resultados.

Observação: todo o conteúdo deste artigo aqui neste site, está sendo utilizado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição