A linguagem musical do samba de breque

O samba de breque é um estilo musical brasileiro que surgiu nas décadas de 1930 e 1940. Ele é caracterizado por sua linguagem musical peculiar, que inclui o uso de pausas, interrupções e mudanças abruptas de ritmo e melodia. Esses elementos são utilizados para criar um efeito de suspense e surpresa na música, fazendo com que o público preste atenção às letras e ao desempenho do cantor.

Uma das principais características da linguagem musical do samba de breque é o uso da fala cantada. O cantor, em vez de seguir uma melodia cantada tradicional, fala as letras da música em um ritmo específico, que pode variar ao longo da canção. O samba de breque é uma música extremamente criativa, permitindo que o cantor improvisar em cima da letra da música, fazendo comentários humorísticos ou sociais sobre a vida cotidiana.

Além disso, o samba de breque é frequentemente acompanhado por um conjunto musical composto por instrumentos de percussão, guitarra e instrumentos de sopro, como saxofones e trompetes. Essa combinação de instrumentos cria um som único e distintivo que é instantaneamente reconhecível como samba de breque.

No geral, a linguagem musical do samba de breque é caracterizada pela sua criatividade, improvisação e habilidade em criar efeitos emocionais na música através de pausas, interrupções e mudanças abruptas de ritmo e melodia. Ele continua a ser uma forma popular de música no Brasil, apreciada por sua habilidade em transmitir humor, crítica social e emoção através da música e das letras.

QUAIS SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE SAMBA DE BREQUE?

O samba de breque é um estilo de samba que se caracteriza pelo uso de interrupções rítmicas, pausas e mudanças repentinas de andamento, além de letras geralmente bem-humoradas e irreverentes. Alguns dos compositores mais conhecidos desse estilo são:

Moreira da Silva – conhecido como o “Rei do Samba de Breque”, foi um dos maiores expoentes do gênero e ajudou a popularizá-lo na década de 1950.

Jorge Veiga – outro importante nome do samba de breque, Jorge Veiga foi um dos pioneiros do estilo e compôs diversas músicas que se tornaram clássicos do gênero.

Blecaute – cantor e compositor de sambas de breque que também ficou conhecido como “O Homem Que Desafiou o Diabo” devido à sua aparência marcante.

Orlando Silva – um dos maiores nomes da música popular brasileira, Orlando Silva também foi um dos pioneiros do samba de breque e gravou diversas músicas nesse estilo.

Zé Keti – além de ser um dos grandes compositores do samba tradicional, Zé Keti também compôs diversos sambas de breque que se tornaram clássicos do gênero.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DE SAMBA DE BREQUE?

O samba de breque é um estilo musical brasileiro que se caracteriza por uma alternância entre partes cantadas e faladas, muitas vezes com humor e ironia. Algumas das músicas mais conhecidas deste gênero são:

Conversa de Botequim” – Noel Rosa

“Pra que Mentir?” – Noel Rosa

Até Amanhã” – Noel Rosa

Feitiço da Vila” – Noel Rosa

Minha Embaixada Chegou” – Assis Valente

Bom Dia, Tristeza” – Adoniran Barbosa

Tiro ao Álvaro” – Adoniran Barbosa

Saudosa Maloca” – Adoniran Barbosa

Iracy” – Adoniran Barbosa

Rapaz Folgado” – Moreira da Silva.

Essas são apenas algumas das músicas mais populares do samba de breque, mas há muitas outras excelentes músicas nesse estilo que podem ser apreciadas pelos amantes da música brasileira.

COMO ESTUDAR SAMBA DE BREQUE PARA INICIANTES EM QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL?

Em primeiro lugar: ouvir bastante samba de breque.

Em segundo lugar: cantar várias vezes junto com a gravação para pegar a manha do ritmo de samba de breque.

Em terceiro lugar: começar a cantar e tocar no instrumento que estiver estudando vagarosamente e ir aumentando a velocidade.

Praticar essa linguagem musical como exercício pelo menos alguns minutos diariamente e logo irá receber os ótimo resultados.

Informação: todo o conteúdo deste artigo está sendo utilizado para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição